Uso de mecanismos de percepção da tarefa para auxiliar os alunos no acompanhamento das atividades em ambientes LMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, João Almeida e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2284
Resumo: A crescente demanda por cursos de formação à distância baseados na Web fez com que os ambientes virtuais de ensino colaborativo ganhassem um importante reconhecimento nos dias atuais. Entretanto, a despeito de muitos trabalhos voltados para a área de integração de novas mídias de interação, principalmente com o advento da Web 2.0, muitos ambientes ainda carecem da necessidade de oferecer aos seus usuários, elementos que os ajudem a coordenar suas tarefas e inteirar-se sobre as atividades que ocorrem dentro do ambiente. Essa deficiência, além de reduzir a possibilidade de interação entre os usuários, diminui a motivação de alguns pela sensação de isolamento e de outros o prejuízo pela perda de tarefas por não terem um suporte no ambiente que os mantenha notificados quanto aos prazos. A pesquisa sobre elementos de percepção promove entre outras possibilidades, aumentar as interações aluno-aluno e aluno-ambiente, ajudando-o a melhor utilizar seu tempo, principalmente para os que buscam essa modalidade justamente por falta de tempo. Este trabalho visa modelar as necessidades do aluno com relação à percepção das atividades, permitindo uma interação mais efetiva e o acompanhamento completo e abrangente dessas atividades, tornando-o mais proativo e motivado. Para tanto, usando a metodologia de design centrada no usuário, propôs-se levantar as necessidades dos usuários em relação à percepção e projetar ferramentas que disponibilizem mecanismos de percepção, promovendo a interação entre alunos no ambiente. Como resultados, foram apresentados protótipos de telas contemplando os requisitos levantados e que serão aplicados no contexto do ambiente LMS Amadeus
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Essa deficiência, além de reduzir a possibilidade de interação entre os usuários, diminui a motivação de alguns pela sensação de isolamento e de outros o prejuízo pela perda de tarefas por não terem um suporte no ambiente que os mantenha notificados quanto aos prazos. A pesquisa sobre elementos de percepção promove entre outras possibilidades, aumentar as interações aluno-aluno e aluno-ambiente, ajudando-o a melhor utilizar seu tempo, principalmente para os que buscam essa modalidade justamente por falta de tempo. Este trabalho visa modelar as necessidades do aluno com relação à percepção das atividades, permitindo uma interação mais efetiva e o acompanhamento completo e abrangente dessas atividades, tornando-o mais proativo e motivado. Para tanto, usando a metodologia de design centrada no usuário, propôs-se levantar as necessidades dos usuários em relação à percepção e projetar ferramentas que disponibilizem mecanismos de percepção, promovendo a interação entre alunos no ambiente. 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