Formação humana e práticas acolhedoras dos docentes que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e o fortalecimento da resiliência dos discentes pertencentes às famílias homoparentais
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Data de Publicação: | 2022 |
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Resumo: | Esta Dissertação se propõe a pesquisar sobre a importância de, no espaço escolar, haver um olhar humanizado, respeitoso, sensível e afetuoso para uma ação docente acolhedora do arranjo familiar da homoparentalidade, como também no fortalecimento da resiliência dos discentes destas famílias. O nosso Objetivo Geral foi “compreender como a Formação Humana e as práticas acolhedoras dos Docentes, que ensinam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, podem fortalecer a resiliência dos discentes pertencentes às Famílias Homoparentais”. Para tanto, realizamos entrevistas com três docentes de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca/PE, que possuíam discentes pertencentes às famílias homoparentais, regularmente matriculados, e com os pais e/ou mães deste arranjo familiar. Após a análise dos dados, chegamos a algumas conclusões: Das três docentes entrevistadas, apenas duas conseguiram, por meio do uso de estratégias e de uma formação profissional docente humanizada, identificar e saber como lidar com a diversidade familiar em sala de aula, ajudando também no fortalecimento da resiliência dos discentes; Infelizmente as escolas participantes não possuíam nenhuma proposta formal de inclusão e suas atividades eram excludentes, não havendo inserção dos discentes pertencentes às famílias homoparentais, exceto por alguma iniciativa pontual de algum docente. No que diz respeito às famílias, algumas, por insegurança e medo, não permitiam que as crianças participassem das outras atividades, enquanto que outra lamentou a escassez de propostas acadêmicas que pudessem ser úteis aos seus filhos. As famílias demonstraram serem felizes e certas do que queriam, mesmo diante do despreparo e ignorância de alguns profissionais da Educação. Ao término da pesquisa, mencionamos ganhos pessoais e profissionais, principalmente por termos ressaltado a importância de se lidar e acolher o diferente no contexto educacional, exercendo uma prática humana, focada no fortalecimento da resiliência e na superação das adversidades. |
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SANTOS, José Ronaldo doshttp://lattes.cnpq.br/5755735791946999http://lattes.cnpq.br/6290932776785382CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal2023-03-24T17:35:03Z2023-03-24T17:35:03Z2022-12-21SANTOS, José Ronaldo dos. Formação humana e práticas acolhedoras dos docentes que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e o fortalecimento da resiliência dos discentes pertencentes às famílias homoparentais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49489ark:/64986/0013000010tk1Esta Dissertação se propõe a pesquisar sobre a importância de, no espaço escolar, haver um olhar humanizado, respeitoso, sensível e afetuoso para uma ação docente acolhedora do arranjo familiar da homoparentalidade, como também no fortalecimento da resiliência dos discentes destas famílias. O nosso Objetivo Geral foi “compreender como a Formação Humana e as práticas acolhedoras dos Docentes, que ensinam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, podem fortalecer a resiliência dos discentes pertencentes às Famílias Homoparentais”. Para tanto, realizamos entrevistas com três docentes de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca/PE, que possuíam discentes pertencentes às famílias homoparentais, regularmente matriculados, e com os pais e/ou mães deste arranjo familiar. Após a análise dos dados, chegamos a algumas conclusões: Das três docentes entrevistadas, apenas duas conseguiram, por meio do uso de estratégias e de uma formação profissional docente humanizada, identificar e saber como lidar com a diversidade familiar em sala de aula, ajudando também no fortalecimento da resiliência dos discentes; Infelizmente as escolas participantes não possuíam nenhuma proposta formal de inclusão e suas atividades eram excludentes, não havendo inserção dos discentes pertencentes às famílias homoparentais, exceto por alguma iniciativa pontual de algum docente. No que diz respeito às famílias, algumas, por insegurança e medo, não permitiam que as crianças participassem das outras atividades, enquanto que outra lamentou a escassez de propostas acadêmicas que pudessem ser úteis aos seus filhos. As famílias demonstraram serem felizes e certas do que queriam, mesmo diante do despreparo e ignorância de alguns profissionais da Educação. Ao término da pesquisa, mencionamos ganhos pessoais e profissionais, principalmente por termos ressaltado a importância de se lidar e acolher o diferente no contexto educacional, exercendo uma prática humana, focada no fortalecimento da resiliência e na superação das adversidades.CAPESThis Dissertation proposed to research the importance of, in the school space, having a humanized, respectful, sensitive and affectionate look for a teaching action that welcomes the family arrangement of homoparenthood present in the school scenario, as well as in strengthening the resilience of students. of this family, through a humanized teacher training. We had as General Objective: To understand how the Human Formation and the welcoming practices of the Teachers, who teach in the Early Years of Elementary School, can strengthen the resilience of students belonging to homoparental families. The specifics: a) Understanding how teachers perceive whether there are children who belong to homoparental families and how these professionals act in the face of the existence of this family diversity; b) Analyze whether there is any relationship between schools and same-sex families, highlighting the inclusion of students from this family and their families in activities/projects developed at school; c) Reflect on how the teachers welcome children belonging to same-sex families through the perception of the families themselves; d) Identify whether the strategies used by teachers as possibilities can collaborate in the process of humanization of practice in the school environment, focusing on strengthening the resilience of students from same-sex families; and, e) Identify whether in the academic training process of the professors they experienced formative moments on Human Formation, Resilience and Family Diversity. Our research is characterized as qualitative and field, at the time we conducted interviews with three teachers from two schools in the Municipal Education Network of Ipojuca/PE, which had, regularly enrolled, students belonging to homoparental families, and with parents and/or mothers of this family arrangement. We focused on the studies of theorists/researchers: Maurice Tardif, to support the studies on Teacher Training; Otto Friedrich Bollnow and Ferdinand Röhr, for the theme of Human Formation; Elizabeth Zambrano, to support the theme of Homoparenthood; and Victor E. Frankl and Boris Cyrulnik, for resilience. We adopted Bardin’s Content Analysis for our methodology to analyze the data obtained through the interviews that were carried out.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCrianças – Desenvolvimento – Ipojuca (PE)Ensino fundamenta – Ipojuca (PE)Professores – Formação – Ipojuca (PE)Famílias de minoria sexuais – Ipojuca (PE)Resiliência (Traço da personalidade) em criançasFormação humana e práticas acolhedoras dos docentes que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e o fortalecimento da resiliência dos discentes pertencentes às famílias homoparentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO José Ronaldo dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO José Ronaldo dos Santos.pdfapplication/pdf1471137https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49489/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jos%c3%a9%20Ronaldo%20dos%20Santos.pdf37588ec4fa20b0e4e56a9d7afba9f5ecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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