Patrimônio ferroviário e autenticidade: avaliação do Conjunto Ferroviário de Caruaru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES, Breno Albuquerque Brandão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000pjsk
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13264
Resumo: A pesquisa aqui apresentada propõe contribuir à conservação do patrimônio ferroviário com o aprofundamento da discussão da noção de autenticidade através dos procedimentos propostos por Lira (2010) para averiguar a possibilidade de avaliar a autenticidade ferroviária. A vasta herança ferroviária, além de alvo da especulação imobiliária e dinâmica territorial, está a degradar-se em ritmo acelerado, causando desgaste dos seus artefatos materiais e consequentemente o enfraquecimento da memória ferroviária. Em decorrência, foi instituída a lei 11.483/2007 que responsabiliza o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN de promover e proteger os bens oriundos da RFFSA, sendo elaborado o Inventário do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco, cujo objetivo foi identificar seus bens. A partir de sua leitura e de literatura especializada, levantou-se a hipótese que a autenticidade ferroviária é uma característica particular que valora o bem e sua avaliação complementa a ação de inventariação e contribui às ações para sua conservação. A avaliação foi realizada através da identificação de atributos e foi adotado como estudo de caso o Conjunto Ferroviário de Caruaru, Pernambuco. Justifica-se assim a importância desta pesquisa que objetiva investigar a noção de autenticidade no âmbito do patrimônio ferroviário através das premissas e dimensões de autenticidade propostas por Lira, observando possíveis adequações e discutir se o modelo de avaliação é apropriado para a realidade ferroviária, contribuindo assim com a conservação do patrimônio ferroviário.
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A partir de sua leitura e de literatura especializada, levantou-se a hipótese que a autenticidade ferroviária é uma característica particular que valora o bem e sua avaliação complementa a ação de inventariação e contribui às ações para sua conservação. A avaliação foi realizada através da identificação de atributos e foi adotado como estudo de caso o Conjunto Ferroviário de Caruaru, Pernambuco. Justifica-se assim a importância desta pesquisa que objetiva investigar a noção de autenticidade no âmbito do patrimônio ferroviário através das premissas e dimensões de autenticidade propostas por Lira, observando possíveis adequações e discutir se o modelo de avaliação é apropriado para a realidade ferroviária, contribuindo assim com a conservação do patrimônio ferroviário.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPatrimônio FerroviárioConservaçãoAutenticidadePatrimônio ferroviário e autenticidade: avaliação do Conjunto Ferroviário de Caruaruinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Breno Albuquerque Brandão Borges.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Breno Albuquerque Brandão Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1771https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13264/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Breno%20Albuquerque%20Brand%c3%a3o%20Borges.pdf.jpgb661877b7e052fb54f7fa27acf333a3dMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Breno Albuquerque Brandão Borges.pdfDISSERTAÇÃO Breno Albuquerque Brandão Borges.pdfapplication/pdf4617228https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13264/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Breno%20Albuquerque%20Brand%c3%a3o%20Borges.pdf0163b0860a18f4f8d20de4030005d18fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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