Educação infantil : representações sociais e práticas de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da rede municipal do Recife
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38264 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar as representações sociais de educação infantil construídas pelos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e suas relações com as práticas desenvolvidas por esses profissionais em instituições públicas municipais do Recife. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem estrutural. As representações sociais são fenômenos cognitivos e sociais que as pessoas utilizam para entender o mundo, elas orientam seus comportamentos e ações. A educação infantil caracteriza-se como objeto de representação social, porque provoca debate e dissensos nos grupos envolvidos direta ou indiretamente com essa educação. Realizamos um estudo de natureza qualitativa em duas etapas. Na primeira etapa, utilizamos como instrumentos de coleta um questionário e o teste de associação livre de palavras, seguidamente traçamos o perfil sócio-profissional de 108 ADIs que atuam na Rede Municipal do Recife e identificamos a estrutura da representação social de educação infantil desses profissionais. A segunda etapa foi dividida em duas fases. Na primeira fase, por meio de uma entrevista semiestruturada com um subgrupo de 30 participantes, procuramos explicitar a estrutura das representações sociais de educação infantil dos ADIs identificadas na etapa inicial do estudo. Por fim, observamos durante 51 horas as práticas de um subgrupo de 4 (quatro) ADIs nas instituições indicando suas possíveis relações com as representações sociais de educação infantil identificadas. Para tratamento dos dados utilizamos o software Iramuteq e a técnica de análise de conteúdo categorial do material verbal (entrevistas) e registros de observação das práticas. Os resultados indicaram que o grupo dos 108 ADIs investigados é majoritariamente composto por mulheres que atuam predominantemente em creches; a maioria desses profissionais não possui formação pedagógica e o motivo principal para ingressar na função é a estabilidade profissional e financeira. A estrutura das representações sociais de educação infantil do grupo pesquisado ficou demarcada nos elementos: amor, respeito, educação, criança, desenvolvimento e responsabilidade. Os achados das entrevistas enfatizaram a educação infantil como um novo espaço educativo de desenvolvimento da criança e a experiência revelou-se como norteadora da prática desses profissionais. As observações indicaram que as práticas dos ADIs se restringem a acompanhar as crianças em sua rotina nas instituições. De modo geral, os auxiliares cuidam das crianças (alimentam, acalentam, higienizam, protegem etc.). Os resultados indicam que os ADIs incorporaram um discurso avançado em torno da educação infantil que articula o cuidar e o educar. No entanto, suas práticas revelaram um trabalho restrito ao cuidado, embora esse elemento representacional seja apresentado pelos participantes como secundarizado, um trabalho menor. A pesquisa indica que só é possível pensar em qualidade da educação infantil se forem garantidos formação (inicial e continuada), condições adequadas de trabalho, valorização, reconhecimento e trabalho articulado dos profissionais que atuam junto aos professores e crianças pequenas nas instituições. |
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SANTIAGO, Elizangela Diashttp://lattes.cnpq.br/1833561631983447http://lattes.cnpq.br/6311786387582869MACHADO, Laêda Bezerra2020-10-06T12:56:58Z2020-10-06T12:56:58Z2020-07-09SANTIAGO, Elizangela Dias. Educação infantil: representações sociais e práticas de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da rede municipal do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38264ark:/64986/00130000072qzEsta pesquisa teve como objetivo identificar as representações sociais de educação infantil construídas pelos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e suas relações com as práticas desenvolvidas por esses profissionais em instituições públicas municipais do Recife. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem estrutural. As representações sociais são fenômenos cognitivos e sociais que as pessoas utilizam para entender o mundo, elas orientam seus comportamentos e ações. A educação infantil caracteriza-se como objeto de representação social, porque provoca debate e dissensos nos grupos envolvidos direta ou indiretamente com essa educação. Realizamos um estudo de natureza qualitativa em duas etapas. Na primeira etapa, utilizamos como instrumentos de coleta um questionário e o teste de associação livre de palavras, seguidamente traçamos o perfil sócio-profissional de 108 ADIs que atuam na Rede Municipal do Recife e identificamos a estrutura da representação social de educação infantil desses profissionais. A segunda etapa foi dividida em duas fases. Na primeira fase, por meio de uma entrevista semiestruturada com um subgrupo de 30 participantes, procuramos explicitar a estrutura das representações sociais de educação infantil dos ADIs identificadas na etapa inicial do estudo. Por fim, observamos durante 51 horas as práticas de um subgrupo de 4 (quatro) ADIs nas instituições indicando suas possíveis relações com as representações sociais de educação infantil identificadas. Para tratamento dos dados utilizamos o software Iramuteq e a técnica de análise de conteúdo categorial do material verbal (entrevistas) e registros de observação das práticas. Os resultados indicaram que o grupo dos 108 ADIs investigados é majoritariamente composto por mulheres que atuam predominantemente em creches; a maioria desses profissionais não possui formação pedagógica e o motivo principal para ingressar na função é a estabilidade profissional e financeira. A estrutura das representações sociais de educação infantil do grupo pesquisado ficou demarcada nos elementos: amor, respeito, educação, criança, desenvolvimento e responsabilidade. Os achados das entrevistas enfatizaram a educação infantil como um novo espaço educativo de desenvolvimento da criança e a experiência revelou-se como norteadora da prática desses profissionais. As observações indicaram que as práticas dos ADIs se restringem a acompanhar as crianças em sua rotina nas instituições. De modo geral, os auxiliares cuidam das crianças (alimentam, acalentam, higienizam, protegem etc.). Os resultados indicam que os ADIs incorporaram um discurso avançado em torno da educação infantil que articula o cuidar e o educar. No entanto, suas práticas revelaram um trabalho restrito ao cuidado, embora esse elemento representacional seja apresentado pelos participantes como secundarizado, um trabalho menor. A pesquisa indica que só é possível pensar em qualidade da educação infantil se forem garantidos formação (inicial e continuada), condições adequadas de trabalho, valorização, reconhecimento e trabalho articulado dos profissionais que atuam junto aos professores e crianças pequenas nas instituições.CAPESCette recherche a eu comme but identifier les représentations sociales de l’éducation des enfants construites par les Auxiliaires de Développement des Enfants (ADIs) et leurs rapports avec les pratiques développées par ces professionnales dans des institutions publiques municipales de la ville de Recife. Le référentiel théorique adopté a été celui de la Théorie des Représentations Sociales, surtout en ce qui concerne l’approche culturel. Les représentations sociales sont des phénomènes cognitifs et sociaux que les gens utilisent pour comprendre le monde. Ils orientent leurs comportement et leurs actions. L’éducation des enfants se caracterise comme objet de représentation sociale, car elle provoque le débat et les contestations dans les groupes associés directe ou indirectement avec cette éducation. On a réalisé une étude de nature qualitative en deux étapes. Dans la première étape, on a utilisé comme instruments de collecte un questionnaire et le test d’association libre de mots. Ensuite, on a dressé le profil socio-professionnel de 108 ADIs qui travaillent dans le Réseau Municipal de Recife, et on a identifié la structure de la représentation sociale chez ces professionnels. La deuxième étape a été divisée en deux phases. Dans la première phase, au moyen d’un entretien semi-structuré avec un sous-groupe de 30 participants, on a cherché à rendre explicite la structure des représentations sociales de l’éducationdes enfants des ADIs indentifiées dans l’étape initiale de l’étude. Finalement, on a observé, pendant 51heures, les pratiques d’un sous-groupe de 4 (quatre) ADIs dans les institutions, en indiquant ses rapports possibles avec les représentations sociales de l’éducation des enfants qui ont été identifiées. En ce qui concerne le traitement des données, on a utilisé le logiciel Iramuteq et la technique d’analyse de contenu catégoriel du matériel verbal (entretien) et l’enregistrement de l’observation des pratiques. Les résultats ont indiqué que le groupe des 108 ADIs interrogés est en majorité composé par des femmes qui travaillent surtout dans des crèches ; la plupart de ces professionnels ne posséde pas une formation pédagogique et la principale raison pour s’être engagée dans cette fonction, c’est la stabilité professionnelle et économique. La structure des représentations sociales de l’éducation des enfants du groupe analysé a été délimitée avec les éléments : amour, respect, éducation, enfant, développement et responsabilité. Les résultats des entretients ont souligné l’éducation des enfants comme un nouvel espace éducatif de développement de l’enfant et l’expérience s’est montrée comme le nord de la pratique de ces professionnels. Les observations ont indiqué que les pratiques des ADIs se limitent à acompagner les enfants dans leurs routines dans les institutions. De façon générale, les auxiliaires s’occupent des enfants (les nourissent, les bercent, s’occupent de leur toilette, les protègent etc.). Les résultas indiquent que les ADIs ont adopté un discours avancé autour de l’éducation des enfants qui articule les soins et léducation. Cependant, leurs pratiques ont montré un travail limité aux soins, même si cet élément représentationnel est présenté par les participants comme étant sécondaire, un travail moins important. La recherche indique qu’il n’est possible de penser la qualité de l’éducation des enfants que si on assure la formation (initielle et continuée), les bonnes conditions de travail, la valorisation, la reconnaissance et le travail articulé des professionnels qui travaillent auprès des professeurs et des enfants dans les institutions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação de CriançasRepresentações Sociais - TeoriaRede de ensino - RecifeRede de ensino – AuxiliaresUFPE – Pós-graduaçãoEducação infantil : representações sociais e práticas de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da rede municipal do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Elizangela Dias Santiago.pdfDISSERTAÇÃO Elizangela Dias Santiago.pdfapplication/pdf2028236https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38264/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elizangela%20Dias%20Santiago.pdf93cbaa450e68bf3dbb471b7ca3065bdaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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