A contribuição de práticas empresariais responsáveis para o consumo sustentável no varejo de supermercados: o caso Walmart Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enéas da Silva, Minelle
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1261
Resumo: Sob o contexto emergente do desenvolvimento sustentável, à medida que compromissos e responsabilidades devem ser assumidos por cada stakeholder atuante na realização de suas práticas na sociedade, o estudo do consumo sustentável (CS) é válido tendo em vista que o mesmo envolve um conjunto de interrelações praticadas por seus stakeholders e foca o alcance desse modelo de desenvolvimento. Nesse contexto, as empresas podem contribuir com essa perspectiva, já que possuem diferentes interações sociais quanto ao CS seguindo a ideia de: (1) desenvolvimento de novas práticas e tecnologias; (02) mudanças nos incentivos econômicos; e (3) mudanças na cultura da rede de influências. Desse modo, percebendo essa possibilidade de atuação, toma-se como pergunta de pesquisa: Como práticas responsáveis adotadas pelas empresas a partir de um conjunto de interações sociais com seus stakeholders podem contribuir para com o consumo sustentável? Na busca de sua resolução, utilizou-se o modelo de Michaelis (2003) como norteador das análises realizadas, bem como o estudo das práticas adotadas pelo Walmart Brasil na cidade de Recife/PE como caso que pode contribuir para o entendimento do CS no setor de supermercados, com foco na marca Hiper Bompreço. Baseando-se na perspectiva paradigmática positivista utilizada, a pesquisa tem como abordagem predominante a qualitativa, mas faz uso também de dados quantitativos para compreensão do fenômeno, ao utilizar como métodos de verificação o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semi-estruturadas, questionários e observação direta não-participante. Com a pesquisa, identificaram-se como categorias teóricas: Eco-eficiência, Práticas próprias de consumo, Incentivos do governo, Elos na cadeia de suprimentos, Edição de escolha, Cidadania corporativa, Marketing responsável e Diálogo com stakeholders, que podem ser utilizadas juntamente com os critérios e parâmetros que foram definidos. Com os resultados, observou-se que mesmo com ações favoráveis nesse sentido, o Walmart Brasil possui muitos critérios aquém do necessário para uma contribuição efetiva. A partir dessas considerações, percebe-se como principal contribuição da pesquisa a articulação teórica realizada, já que se esquematizou uma forma de operacionalizar o modelo e identificou-se a necessidade de inserção do ator Organizações do Terceiro Setor que não estava contemplado na rede de influência de Michaelis (20003). Além disso, há uma contribuição empírica na medida em que a empresa desenvolve práticas empresariais responsáveis, contribuindo efetivamente para a evolução das discussões sobre a temática
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Baseando-se na perspectiva paradigmática positivista utilizada, a pesquisa tem como abordagem predominante a qualitativa, mas faz uso também de dados quantitativos para compreensão do fenômeno, ao utilizar como métodos de verificação o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semi-estruturadas, questionários e observação direta não-participante. Com a pesquisa, identificaram-se como categorias teóricas: Eco-eficiência, Práticas próprias de consumo, Incentivos do governo, Elos na cadeia de suprimentos, Edição de escolha, Cidadania corporativa, Marketing responsável e Diálogo com stakeholders, que podem ser utilizadas juntamente com os critérios e parâmetros que foram definidos. Com os resultados, observou-se que mesmo com ações favoráveis nesse sentido, o Walmart Brasil possui muitos critérios aquém do necessário para uma contribuição efetiva. 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Além disso, há uma contribuição empírica na medida em que a empresa desenvolve práticas empresariais responsáveis, contribuindo efetivamente para a evolução das discussões sobre a temáticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumo sustentávelStakeholdersWalmart BrasilA contribuição de práticas empresariais responsáveis para o consumo sustentável no varejo de supermercados: o caso Walmart Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo8490_1.pdf.jpgarquivo8490_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1418https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1261/4/arquivo8490_1.pdf.jpgd6c1abc2c6308a6dc3ab5038ad7d47e2MD54ORIGINALarquivo8490_1.pdfapplication/pdf2163566https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1261/1/arquivo8490_1.pdf14ff2afd1959e738d385de7c804915dbMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1261/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo8490_1.pdf.txtarquivo8490_1.pdf.txtExtracted texttext/plain305269https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1261/3/arquivo8490_1.pdf.txta873560d2cb59b537e43d818770d1840MD53123456789/12612019-10-25 15:53:15.323oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T18:53:15Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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