Referências intermidiáticas na poesia de Sebastião Uchoa Leite
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45308 |
Resumo: | Entre as características mais comuns da poética de Sebastião Uchoa Leite está o diálogo estabelecido com outras mídias. Referências a personagens de filmes e histórias em quadrinhos, assim como a pintores e compositores, povoam os seus poemas. Ao mesmo tempo, técnicas e métodos característicos do cinema e do jornal são mimetizados pelo poeta, que introduz em seus escritos processos de corte e montagem, além da forma de escrita típica das redações. O objeto de estudo deste trabalho é essa prática referencial intermidiática, seus efeitos e circunstâncias. Partindo de noções de código e intertextualidade encontradas sobretudo nos escritos de Julia Kristeva e Roland Barthes, e nas ideias sobre intermidialidade de Irina Rajewsky e Peter Wagner, analisamos os efeitos que as referências a outras linguagens produzem nos poemas. Sempre comparando os resultados com comentários e pareceres da crítica e de estudos acadêmicos, relacionamos a intermidialidade na obra do poeta com os traços de autoconsciência e metatextualidade, por onde surgem reflexões tanto sobre a própria poesia, quanto sobre as mídias referenciadas. Um ponto importante é o modo como o próprio processo de interpretação e as expectativas em relação aos códigos midiáticos parecem ser sugeridos pelo poeta. Também especulamos sobre os motivos de um poeta contemporâneo brasileiro optar por linguagens além da poesia para desenvolver sua dicção própria, como a consideração sobre seu lugar no mundo e na tradição poética. |
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CARVALHO, Diêgo Laurentino dehttp://lattes.cnpq.br/3785971342930582http://lattes.cnpq.br/3975152604166388FERREIRA, Ermelinda Maria Araujo2022-07-28T15:56:57Z2022-07-28T15:56:57Z2022-02-23CARVALHO, Diêgo Laurentino de. Referências intermidiáticas na poesia de Sebastião Uchoa Leite. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45308ark:/64986/0013000007d48Entre as características mais comuns da poética de Sebastião Uchoa Leite está o diálogo estabelecido com outras mídias. Referências a personagens de filmes e histórias em quadrinhos, assim como a pintores e compositores, povoam os seus poemas. Ao mesmo tempo, técnicas e métodos característicos do cinema e do jornal são mimetizados pelo poeta, que introduz em seus escritos processos de corte e montagem, além da forma de escrita típica das redações. O objeto de estudo deste trabalho é essa prática referencial intermidiática, seus efeitos e circunstâncias. Partindo de noções de código e intertextualidade encontradas sobretudo nos escritos de Julia Kristeva e Roland Barthes, e nas ideias sobre intermidialidade de Irina Rajewsky e Peter Wagner, analisamos os efeitos que as referências a outras linguagens produzem nos poemas. Sempre comparando os resultados com comentários e pareceres da crítica e de estudos acadêmicos, relacionamos a intermidialidade na obra do poeta com os traços de autoconsciência e metatextualidade, por onde surgem reflexões tanto sobre a própria poesia, quanto sobre as mídias referenciadas. Um ponto importante é o modo como o próprio processo de interpretação e as expectativas em relação aos códigos midiáticos parecem ser sugeridos pelo poeta. Também especulamos sobre os motivos de um poeta contemporâneo brasileiro optar por linguagens além da poesia para desenvolver sua dicção própria, como a consideração sobre seu lugar no mundo e na tradição poética.CNPqAmong the most common characteristics of Sebastião Uchoa Leite's poetics is the dialogue established with other media. References to characters from movies and comic strips, as well as to painters and composers, populate his poems. At the same time, techniques and methods characteristic of cinema and newspapers are mimicked by the poet, who introduces cutting and editing processes in his writings, in addition to the typical form of writing used in newsrooms. The object of study of this work is this intermedia referential practice, its effects, and circumstances. Starting from notions of code and intertextuality found mainly in the writings of Julia Kristeva and Roland Barthes, and the ideas about intermediality of Irina Rajewsky and Peter Wagner, we analyze the effects that references to other languages have in poems. Always comparing the results with comments and opinions from critics and academic studies, we relate the intermediality in the poet's work with the traces of self-awareness and metatextuality, from which reflections arise both about poetry itself and the referenced media. An important point is how the interpretation process itself and expectations regarding media codes seem to be suggested by the poet. We also speculate on the reasons why a contemporary Brazilian poet chooses languages beyond poetry to develop his diction, such as the consideration of his place in the world and the poetic tradition.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSebastião Uchoa LeitePoesia contemporânea brasileiraIntermidialidadeReferências intermidiáticas na poesia de Sebastião Uchoa Leiteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45308/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Diêgo Laurentino de Carvalho.pdfDISSERTAÇÃO Diêgo Laurentino de Carvalho.pdfapplication/pdf678151https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45308/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Di%c3%aago%20Laurentino%20de%20Carvalho.pdf5de4d17392792e6f606a054dfdbfb05aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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