A representação da oralidade no texto teatral: entre a escrita e a encenação
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34452 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal contribuir com o ensino da oralidade em aula língua de portuguesa nos anos iniciais do Ensino Básico, abordando o texto teatral através da Análise da Conversação numa aproximação com a Linguística Textual e o Sociointeracionismo Discursivo. Porque se trata de um trabalho interdisciplinar, observaremos como essas teorias se materializam na atividade teatral e são requisitadas nas orientações para o ensino, em especial o de língua portuguesa. Supomos ser possível estudar os fatos da língua, em sala de aula, tendo como objeto de ensino/aprendizagem um texto literário, sem que o transformemos em objeto de análise linguística nos moldes tradicionais do ensino de língua, e nem objeto de identificação de estéticas literárias delimitadas por períodos históricos. Para tal empreendimento e fazendo uso de método qualitativo, mais especificamente a Pesquisa-Ação, investigaremos as marcas da oralidade presentes em cinco textos selecionados para análise. Observaremos como elas colaboram nos sentidos produzidos que sejam relevantes para as representações teatrais. Acreditamos ser a oralidade uma das modalidades da língua ainda pouco privilegiada em sala de aula, mais precisamente nas aulas de língua portuguesa. Defendemos também a importância do estudo do texto teatral para o fenômeno do letramento resultante da interação em eventos didáticos voltados para o desenvolvimento da competência comunicativa do aprendiz, como indivíduo e como cidadão. Por tais motivos e para cumprir orientação do Mestrado Profissional em Letras – Profletras - efetivamos uma oficina de jogos teatrais, com as professoras da Escola Municipal Inês Soares de Lima, localizada no bairro da Imbiribeira – Recife – PE, objetivando reforçar a importância do ensino da oralidade nos anos iniciais do ensino, nível de escolaridade focado na aquisição da escrita e na formação de leitores. As análises mostraram que os fenômenos da oralidade constituem pistas relevantes para a percepção dos estados emocionais das personagens e dos receptores dos textos, podendo, por isso, ser considerados estratégias básicas da representação. Apontaram também que as práticas docentes quanto ao ensino da oralidade são feitas de forma mais intuitiva e menos respaldadas na Análise da Conversação. |
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Supomos ser possível estudar os fatos da língua, em sala de aula, tendo como objeto de ensino/aprendizagem um texto literário, sem que o transformemos em objeto de análise linguística nos moldes tradicionais do ensino de língua, e nem objeto de identificação de estéticas literárias delimitadas por períodos históricos. Para tal empreendimento e fazendo uso de método qualitativo, mais especificamente a Pesquisa-Ação, investigaremos as marcas da oralidade presentes em cinco textos selecionados para análise. Observaremos como elas colaboram nos sentidos produzidos que sejam relevantes para as representações teatrais. Acreditamos ser a oralidade uma das modalidades da língua ainda pouco privilegiada em sala de aula, mais precisamente nas aulas de língua portuguesa. Defendemos também a importância do estudo do texto teatral para o fenômeno do letramento resultante da interação em eventos didáticos voltados para o desenvolvimento da competência comunicativa do aprendiz, como indivíduo e como cidadão. Por tais motivos e para cumprir orientação do Mestrado Profissional em Letras – Profletras - efetivamos uma oficina de jogos teatrais, com as professoras da Escola Municipal Inês Soares de Lima, localizada no bairro da Imbiribeira – Recife – PE, objetivando reforçar a importância do ensino da oralidade nos anos iniciais do ensino, nível de escolaridade focado na aquisição da escrita e na formação de leitores. As análises mostraram que os fenômenos da oralidade constituem pistas relevantes para a percepção dos estados emocionais das personagens e dos receptores dos textos, podendo, por isso, ser considerados estratégias básicas da representação. Apontaram também que as práticas docentes quanto ao ensino da oralidade são feitas de forma mais intuitiva e menos respaldadas na Análise da Conversação.CAPESThis research has as main objective contribute to the teaching of orality in portuguese language classes in the initial years of basic education, approaching the theatrical text through the Analysis of the Conversation in an approximation with the Textual Linguistics and the Socio-Discursive Interaction. Because it is an interdisciplinary work, we will observe how these theories materialize in theatrical activity and are required in the guidelines for teaching, especially the Portuguese language. We assume that it is possible to study the facts of language in the classroom, having as object of teaching / learning a literary text, without making it a object of linguistic analysis in the traditional language teaching model, nor object of literary aesthetics delimited by historical periods. For this entrepreneurship and making use of qualitative method, more specifically Research-Action, we will investigate the orality marks present in five texts selected for analysis. We will observe how they collaborate in the produced senses that are relevant to the theatrical representations. We believe that orality is one of the modalities of the language still not privileged in the classroom, more precisely in Portuguese language classes. We also defend the importance of the study of the theatrical text for the phenomenon of literacy resulting from the interaction in didactic events aimed at the development of the learner's communicative competence, both as an individual and as a citizen. For these reasons, and in order to comply with the Professional Master's Degree in Letters - Profletras, we conducted a theatrical games workshop, with the teachers of the Municipal School Inês Soares de Lima, located in the neighborhood of Imbiribeira - Recife - PE, aiming to increase the importance of teaching of orality in the initial years of teaching, level of schooling focused on acquiring writing and the training of readers. The analyzes show that the orality phenomena are relevant clues to the perception of the emotional states of the characters and the receptors of the texts and can therefore be considered basic representation strategies. They also pointed out that the theaching practices of orality are made more intuitively and less supported in the Conversation Analysis.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsinoOralidadeTexto teatralA representação da oralidade no texto teatral: entre a escrita e a encenaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ana Lúcia da Silva Cabral de Mendonça.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ana Lúcia da Silva Cabral de Mendonça.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34452/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Silva%20Cabral%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpg2af60a65b2f1d9bf58a5a5404713a673MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Lúcia da Silva Cabral de Mendonça.pdfDISSERTAÇÃO Ana Lúcia da Silva Cabral de Mendonça.pdfapplication/pdf1695756https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34452/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Silva%20Cabral%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf9b64b076235c04ecbacbe9ddaa3ac865MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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