Estruturação do problema de destinação do resíduo de Trilho Ferroviário com base no Vft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Antônio Carlos da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000083j0
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26448
Resumo: Dentre os assuntos de grande relevância na atualidade, encontra-se a questão da sustentabilidade. Desenvolver e garantir que as futuras gerações também de desenvolvam tem sido um tema bastante debatido nos fóruns nacionais e internacionais. Neste contexto se enquadra também o problema da geração de resíduos, tema que deixa em alerta as empresas e a sociedade, pois trabalhos e pesquisas nesta área apontam crescimento exorbitante na quantidade de resíduos gerados no planeta, e os gestores se deparam com poucas alternativas de destinação para essa gama de material produzido diariamente. Face aos diversos resíduos que são gerados todos os dias, este trabalho aborda especificamente sobre os resíduos de trilho, fruto das manutenções da malha ferroviária do Brasil, buscando estruturar um problema com auxilio da abordagem VFT (Value-focused thinking), do português – Pensamento Focado em Valores. A aplicação estruturada desta abordagem fornece subsídios para criação de novas alternativas de destinação e auxilia na elaboração de um modelo matemático, que consequentemente promove melhorias no processo de apoio a tomada de decisão sobre a recomendação da melhor alternativa. O estudo de caso é desenvolvido na Estrada de Ferro Carajás, principal ferrovia do Brasil no quesito volume de carga transportada, conforme relatório de evolução do transporte ferroviário emitido em agosto de 2016 pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Está estrada tem apresentado dificuldades na destinação do grande volume de resíduos de trilhos gerados. O problema apresenta três decisores, para os quais foram traçadas as redes meio-fim e cuja, as preferências se complementam, não sendo identificados conflitos de interesse. O trabalho foi de grande relevância para a empresa, uma vez que foi possível se identificar alternativas até então não aplicadas para a destinação deste resíduo, bem como apontou as similaridades dos pontos de vista dos envolvidos, demostrando o engajamento e nivelamento da liderança quanto à busca de solução do problema e ainda representou a etapa introdutória de um processo que visa aplicação de um método que indique realmente a melhor solução a ser adotada.
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Face aos diversos resíduos que são gerados todos os dias, este trabalho aborda especificamente sobre os resíduos de trilho, fruto das manutenções da malha ferroviária do Brasil, buscando estruturar um problema com auxilio da abordagem VFT (Value-focused thinking), do português – Pensamento Focado em Valores. A aplicação estruturada desta abordagem fornece subsídios para criação de novas alternativas de destinação e auxilia na elaboração de um modelo matemático, que consequentemente promove melhorias no processo de apoio a tomada de decisão sobre a recomendação da melhor alternativa. O estudo de caso é desenvolvido na Estrada de Ferro Carajás, principal ferrovia do Brasil no quesito volume de carga transportada, conforme relatório de evolução do transporte ferroviário emitido em agosto de 2016 pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Está estrada tem apresentado dificuldades na destinação do grande volume de resíduos de trilhos gerados. O problema apresenta três decisores, para os quais foram traçadas as redes meio-fim e cuja, as preferências se complementam, não sendo identificados conflitos de interesse. O trabalho foi de grande relevância para a empresa, uma vez que foi possível se identificar alternativas até então não aplicadas para a destinação deste resíduo, bem como apontou as similaridades dos pontos de vista dos envolvidos, demostrando o engajamento e nivelamento da liderança quanto à busca de solução do problema e ainda representou a etapa introdutória de um processo que visa aplicação de um método que indique realmente a melhor solução a ser adotada.CNPqAmong the issues of great relevance today is the question of sustainability. Developing and ensuring that future generations also have developed has been a hotly debated topic in national and international forums. In this context, there is also the problem of waste generation, a theme that leaves companies and society on the alert, as research and studies in this area point to exorbitant growth in the amount of waste generated on the planet, and managers are faced with few alternatives For this range of material produced daily. Considering the various waste that is generated every day, this work specifically addresses rail waste, the result of maintenance of the Brazilian railway network, seeking to structure a problem with the help of the VFT (Value-focused thinking) approach of Portuguese – Thought Focused on Values. The structured application of this approach provides subsidies for the creation of new allocation alternatives and assists in the elaboration of a mathematical model, which consequently promotes improvements in the process of support decision making on the recommendation of the best alternative. The case study is developed on the Carajás Railroad, the main railroad in Brazil in terms of volume of cargo transported, according to an evolution report on rail transportation issued by ANTT (National Agency for Land Transport) in August 2016. This road has presented difficulties in the destination of the large volume of rail waste generated. The problem presents three decision makers, for whom the half-end networks were drawn and whose preferences complement each other, and conflicts of interest are not identified. The work was of great relevance to the company, since it was possible to identify alternatives hitherto not applied to the destination of this waste, as well as pointed out the similarities of the points of view of those involved, demonstrating the engagement and leveling of the search leadership Of solution of the problem and also represented the introductory stage of a process that aims at applying a method that really indicates the best solution to be adopted.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de ProduçãoResíduosDecisãoVFTTrilhoFerroviaEstruturação do problema de destinação do resíduo de Trilho Ferroviário com base no Vftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Antônio Carlos da Silva Viana.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Antônio Carlos da Silva Viana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26448/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Carlos%20da%20Silva%20Viana.pdf.jpg3eb7a2c7c41939a164d8021b1f521d39MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Antônio Carlos da Silva Viana.pdfDISSERTAÇÃO Antônio Carlos da Silva Viana.pdfapplication/pdf1336345https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26448/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Carlos%20da%20Silva%20Viana.pdf4bb81a9fd859fd1257b79e1558f89836MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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