A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39809 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre o campo das artes plásticas/visuais do Ceará entre os anos finais da década de 1960 até o final dos anos 1980. Analisamos a criação, em 1967, e a trajetória de um Centro de Artes Visuais, a Casa Raimundo Cela – instituição vinculada ao Governo do Estado do Ceará – e do seu Salão de arte: o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará (SNAPC). Por serem espaços administrados por órgãos governamentais, esta pesquisa também discute sobre o desenvolvimento das políticas culturais no Ceará. Tanto a Casa Raimundo Cela quanto o supracitado Salão de arte foram lugares formadores de diferentes gerações de artistas e exerceram um papel, dentre outras coisas, de institucionalização e legitimação dos entendimentos e das produções artísticas do Ceará e do Brasil. A utilização do conceito de Campo, do sociólogo Pierre Bourdieu, instrumentaliza o nosso olhar investigativo para alguns elementos caros ao campo das artes, entre estes: as disputas simbólicas e geracionais; a produção crítica; o papel dos gestores culturais; as inovações e embates estéticos, entre outras questões. |
id |
UFPE_49b2993ebb1ba66931146c6ffa2e3143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39809 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Anderson de Sousahttp://lattes.cnpq.br/6065110224916571http://lattes.cnpq.br/9299027485408607TEIXEIRA, Flávio Weinstein2021-04-20T13:13:30Z2021-04-20T13:13:30Z2020-12-14SILVA, Anderson de Sousa. A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará: transformações e permanências no campo da arte (1967-1989). 2020. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39809Este trabalho versa sobre o campo das artes plásticas/visuais do Ceará entre os anos finais da década de 1960 até o final dos anos 1980. Analisamos a criação, em 1967, e a trajetória de um Centro de Artes Visuais, a Casa Raimundo Cela – instituição vinculada ao Governo do Estado do Ceará – e do seu Salão de arte: o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará (SNAPC). Por serem espaços administrados por órgãos governamentais, esta pesquisa também discute sobre o desenvolvimento das políticas culturais no Ceará. Tanto a Casa Raimundo Cela quanto o supracitado Salão de arte foram lugares formadores de diferentes gerações de artistas e exerceram um papel, dentre outras coisas, de institucionalização e legitimação dos entendimentos e das produções artísticas do Ceará e do Brasil. A utilização do conceito de Campo, do sociólogo Pierre Bourdieu, instrumentaliza o nosso olhar investigativo para alguns elementos caros ao campo das artes, entre estes: as disputas simbólicas e geracionais; a produção crítica; o papel dos gestores culturais; as inovações e embates estéticos, entre outras questões.CAPESThis work aims at analyzing the field of visual arts in Ceará between the late 1960’s to the late 1980’s. The founding, in 1967, of a center of visual arts, which is the Casa Raimundo Cela – entity linked to the state government of Ceará –, its art studio, that is, Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará (SNAPC), and their trajectories will be analyzed. As such spaces are managed by government agencies, this research also aims at discussing the development of cultural policies in Ceará. Both Casa Raimundo Cela and the aforementioned art studio were places in which different generations of artists got artistic experiences, and such places also fulfilled a role, among other things, of institutionalizing and legitimizing understandings and art production in Ceará and in Brasil. The use of the concept of Field, by sociologist Pierre Bourdieu, instrumentalizes our investigative look for some important elements regarding the field of arts, such as: symbolic and generational disputes, critic production, the role of cultural managers, innovations and aesthetic discussions, among other issues.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCeará – HistóriaArtesPolítica culturalCentro de Artes Visuais Raimundo CelaA Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Anderson de Sousa Silva.pdfTESE Anderson de Sousa Silva.pdfapplication/pdf5179406https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/1/TESE%20Anderson%20de%20Sousa%20Silva.pdf61da60a864f35410946fdd76b61bea7fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Anderson de Sousa Silva.pdf.txtTESE Anderson de Sousa Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain595575https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/4/TESE%20Anderson%20de%20Sousa%20Silva.pdf.txt89f1a8e19f8804799faf44e43f6e7b6eMD54THUMBNAILTESE Anderson de Sousa Silva.pdf.jpgTESE Anderson de Sousa Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/5/TESE%20Anderson%20de%20Sousa%20Silva.pdf.jpg7ff892e9826a9eb5ba7cfee855d75a69MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/398092021-04-21 02:14:16.991oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-04-21T05:14:16Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989) |
title |
A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989) |
spellingShingle |
A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989) SILVA, Anderson de Sousa Ceará – História Artes Política cultural Centro de Artes Visuais Raimundo Cela |
title_short |
A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989) |
title_full |
A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989) |
title_fullStr |
A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989) |
title_full_unstemmed |
A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989) |
title_sort |
A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989) |
author |
SILVA, Anderson de Sousa |
author_facet |
SILVA, Anderson de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6065110224916571 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9299027485408607 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Anderson de Sousa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Flávio Weinstein |
contributor_str_mv |
TEIXEIRA, Flávio Weinstein |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ceará – História Artes Política cultural Centro de Artes Visuais Raimundo Cela |
topic |
Ceará – História Artes Política cultural Centro de Artes Visuais Raimundo Cela |
description |
Este trabalho versa sobre o campo das artes plásticas/visuais do Ceará entre os anos finais da década de 1960 até o final dos anos 1980. Analisamos a criação, em 1967, e a trajetória de um Centro de Artes Visuais, a Casa Raimundo Cela – instituição vinculada ao Governo do Estado do Ceará – e do seu Salão de arte: o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará (SNAPC). Por serem espaços administrados por órgãos governamentais, esta pesquisa também discute sobre o desenvolvimento das políticas culturais no Ceará. Tanto a Casa Raimundo Cela quanto o supracitado Salão de arte foram lugares formadores de diferentes gerações de artistas e exerceram um papel, dentre outras coisas, de institucionalização e legitimação dos entendimentos e das produções artísticas do Ceará e do Brasil. A utilização do conceito de Campo, do sociólogo Pierre Bourdieu, instrumentaliza o nosso olhar investigativo para alguns elementos caros ao campo das artes, entre estes: as disputas simbólicas e geracionais; a produção crítica; o papel dos gestores culturais; as inovações e embates estéticos, entre outras questões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-20T13:13:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-20T13:13:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Anderson de Sousa. A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará: transformações e permanências no campo da arte (1967-1989). 2020. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39809 |
identifier_str_mv |
SILVA, Anderson de Sousa. A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará: transformações e permanências no campo da arte (1967-1989). 2020. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Historia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/1/TESE%20Anderson%20de%20Sousa%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/4/TESE%20Anderson%20de%20Sousa%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/5/TESE%20Anderson%20de%20Sousa%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39809/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61da60a864f35410946fdd76b61bea7f e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 89f1a8e19f8804799faf44e43f6e7b6e 7ff892e9826a9eb5ba7cfee855d75a69 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310663140278272 |