Intervenção educativa para conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes no preparo para o parto vaginal : ensaio clínico randomizado
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49461 |
Resumo: | Percebe-se que existe uma lacuna nas atividades de educação em saúde voltadas às adolescentes acerca do preparo para o parto vaginal. Verifica-se um baixo nível de conhecimento sobre o planejamento para o parto entre as gestantes adolescentes. Os aplicativos móveis relacionados a gravidez e parto podem ser ferramentas para melhorar o letramento em saúde de gestantes adolescentes, a partir da mudança de conhecimentos, atitudes e práticas que fortaleçam a tomada de decisões voltadas à promoção da saúde. O estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos do aplicativo Meu Pré-Natal na melhoria do conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes quanto ao preparo para o parto vaginal. Trata-se de um Ensaio Clínico Controlado e Randomizado, realizado nos ambulatórios de pré-natal de dois hospitais universitários da cidade de Recife, Pernambuco, com 42 gestantes adolescentes, sendo 21 para o grupo controle (GC) e 21 para o grupo intervenção (GI). A pesquisa foi desenvolvida com foco no vídeo sobre trabalho de parto, parto e plano de parto contido no aplicativo. A coleta de dados ocorreu em quatro etapas. Primeira: aplicação do pré-teste utilizando o inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) no GC e GI. Segunda: intervenção educativa para as gestantes do GI, aplicação do CAP entre 30 e 60 dias após a consulta para o GI e GC. Terceira: pós-testes com o inquérito CAP entre 90 e 120 dias após a consulta pré-natal para as gestantes do GI e GC. Quarta: aplicação do inquérito CAP entre 30 e 60 dias após o parto para ambos os grupos, através de contato telefônico. A análise dos dados foi realizada nos Softwares STATA/SE 12.0. Todos os testes foram aplicados com um nível de significância de 5%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer 3.087.210) e está registrada no Registro Brasileiros de Ensaios Clínicos (REBEC: RBR - 858zn7). Após a intervenção, as gestantes do GI melhoraram o conhecimento sobre os riscos e benefícios do parto vaginal (p<0,001), existência de métodos não farmacológicos para alívio da dor (p<0,001), parto humanizado (p<0,001) e plano de parto (p<0,001). As gestantes do GI também melhoram a atitude da preferência pela via de parto vaginal (p<0,001), escolha da posição em que gostariam de parir (p=0,010), importância da construção do plano de parto (p<0,001) e benefícios do parto humanizado (p<0,001). O aplicativo móvel foi efetivo para uma prática adequada no preparo para o parto vaginal sobre a construção do plano de parto (p<0,001), via de parto (p<0,001), conformidade do parto com seu plano de parto (p<0,001) e uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor (p<0,001)). O aplicativo resultou em melhora nos níveis de conhecimento (p= 0,021), de atitude (p<0,001), e prática (p<0,001), nas gestantes do GI quando comparadas ao GC. Conclui-se que a intervenção utilizada promoveu, de forma positiva, o aumento do nível de conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes com relação ao preparo para o parto vaginal. Recomenda-se que o uso do app seja aconselhado pelos profissionais de saúde que prestam assistência pré-natal às gestantes adolescentes. |
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Os aplicativos móveis relacionados a gravidez e parto podem ser ferramentas para melhorar o letramento em saúde de gestantes adolescentes, a partir da mudança de conhecimentos, atitudes e práticas que fortaleçam a tomada de decisões voltadas à promoção da saúde. O estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos do aplicativo Meu Pré-Natal na melhoria do conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes quanto ao preparo para o parto vaginal. Trata-se de um Ensaio Clínico Controlado e Randomizado, realizado nos ambulatórios de pré-natal de dois hospitais universitários da cidade de Recife, Pernambuco, com 42 gestantes adolescentes, sendo 21 para o grupo controle (GC) e 21 para o grupo intervenção (GI). A pesquisa foi desenvolvida com foco no vídeo sobre trabalho de parto, parto e plano de parto contido no aplicativo. A coleta de dados ocorreu em quatro etapas. Primeira: aplicação do pré-teste utilizando o inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) no GC e GI. Segunda: intervenção educativa para as gestantes do GI, aplicação do CAP entre 30 e 60 dias após a consulta para o GI e GC. Terceira: pós-testes com o inquérito CAP entre 90 e 120 dias após a consulta pré-natal para as gestantes do GI e GC. Quarta: aplicação do inquérito CAP entre 30 e 60 dias após o parto para ambos os grupos, através de contato telefônico. A análise dos dados foi realizada nos Softwares STATA/SE 12.0. Todos os testes foram aplicados com um nível de significância de 5%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer 3.087.210) e está registrada no Registro Brasileiros de Ensaios Clínicos (REBEC: RBR - 858zn7). Após a intervenção, as gestantes do GI melhoraram o conhecimento sobre os riscos e benefícios do parto vaginal (p<0,001), existência de métodos não farmacológicos para alívio da dor (p<0,001), parto humanizado (p<0,001) e plano de parto (p<0,001). As gestantes do GI também melhoram a atitude da preferência pela via de parto vaginal (p<0,001), escolha da posição em que gostariam de parir (p=0,010), importância da construção do plano de parto (p<0,001) e benefícios do parto humanizado (p<0,001). O aplicativo móvel foi efetivo para uma prática adequada no preparo para o parto vaginal sobre a construção do plano de parto (p<0,001), via de parto (p<0,001), conformidade do parto com seu plano de parto (p<0,001) e uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor (p<0,001)). O aplicativo resultou em melhora nos níveis de conhecimento (p= 0,021), de atitude (p<0,001), e prática (p<0,001), nas gestantes do GI quando comparadas ao GC. Conclui-se que a intervenção utilizada promoveu, de forma positiva, o aumento do nível de conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes com relação ao preparo para o parto vaginal. Recomenda-se que o uso do app seja aconselhado pelos profissionais de saúde que prestam assistência pré-natal às gestantes adolescentes.There is a gap in health education activities aimed at adolescents regarding preparation for vaginal delivery. There is a low level of knowledge about planning for childbirth among pregnant adolescents. Mobile applications related to pregnancy and childbirth can be tools to improve the health literacy of pregnant adolescents, from the change in knowledge, attitudes and practices that strengthen decision-making aimed at health promotion. The study aimed to evaluate the effects of the Meu Pré-Natal application in improving the knowledge, attitude and practice of pregnant adolescents regarding the preparation for vaginal delivery. This is a Controlled and Randomized Clinical Trial, carried out in the prenatal clinics of two university hospitals in the city of Recife, Pernambuco, with 42 pregnant adolescents, 21 for the control group (CG) and 21 for the intervention group (GI). The research was developed with a focus on the video about labor, delivery and birth plan contained in the application. Data collection took place in four stages. First: application of the pre-test using the Knowledge, Attitude and Practice (CAP) survey in the CG and IG. Second: educational intervention for pregnant women in the IG, application of the CAP between 30 and 60 days after the consultation for the IG and CG. Third: post-tests with the CAP survey between 90 and 120 days after the prenatal consultation for pregnant women in the IG and CG. Fourth: application of the CAP survey between 30 and 60 days after delivery for both groups, through telephone contact. Data analysis was performed using STATA/SE 12.0 software. All tests were applied with a significance level of 5%. The research was approved by the Research Ethics Committee (Opinion 3,087,210) and is registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials (REBEC: RBR - 858zn7). After the intervention, the pregnant women in the IG improved their knowledge about the risks and benefits of vaginal delivery (p<0.001), the existence of non-pharmacological methods for pain relief (p<0.001), humanized delivery (p<0.001) and a birth plan. delivery (p<0.001). Pregnant women in the IG also improve their attitude of preference for the vaginal delivery route (p<0.001), choosing the position in which they would like to give birth (p=0.010), importance of building the birth plan (p<0.001) and benefits of the birth plan (p<0.001). humanized delivery (p<0.001). The mobile application was effective for an adequate practice in the preparation for vaginal delivery on the construction of the birth plan (p<0.001), mode of delivery (p<0.001), compliance of the delivery with its birth plan (p<0.001) and use of non-pharmacological methods for pain relief (p<0.001)). The application resulted in an improvement in the levels of knowledge (p=0.021), attitude (p<0.001), and practice (p<0.001) in the pregnant women in the IG when compared to the CG. It is concluded that the intervention used positively promoted an increase in the level of knowledge, attitude and practice of pregnant adolescents in relation to the preparation for vaginal delivery. It is recommended that the use of the app be advised by health professionals who provide prenatal care to pregnant adolescents.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAplicativos móveisConhecimentos, atitudes e prática em saúdeCuidado pré-natalGravidez na adolescênciaParto humanizadoTecnologia educacionalIntervenção educativa para conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes no preparo para o parto vaginal : ensaio clínico randomizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Rosielle Costa de Brito.pdfTESE Rosielle Costa de Brito.pdfapplication/pdf3719915https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49461/1/TESE%20Rosielle%20Costa%20de%20Brito.pdfd6eb56becf293c6486212f3ee9abe25cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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