Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da interação animal com a poluição hídrica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35818 |
Resumo: | As adversidades da prática docente podem conduzir, mesmo que de forma não intencional, professores à promoção de uma aprendizagem mecânica a seus estudantes. Nesse cenário, as aulas se baseiam em apenas exposição do conteúdo conceitual, que muitas vezes incentiva à memorização. Contudo, para a modificação desse cenário educacional são essenciais propostas que se baseiem na aplicação de processos que promovam uma aprendizagem significativa, ou seja, uma aprendizagem que faça sentido para os estudantes. Nessa perspectiva, apresenta-se neste trabalho uma proposta de construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), aplicada a turmas do Segundo Ano do Ensino Médio, no componente curricular de Biologia, utilizando uma temática transversal das Ciências Ambientais, com o objetivo de promover uma aprendizagem potencialmente significativa. Assim, propõe-se como tema da UEPS a “interação animal com a poluição hídrica”, destacando o estudo das características dos diversos filos animais e inter-relacionando-os com o elemento água. A UEPS foi organizada para potencializar a interação dos conhecimentos prévios dos estudantes com os novos conhecimentos. Para isso, as ações didáticas foram compostas por situações-problemas, em diferentes níveis de dificuldade, auxiliando na promoção dos processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, com o auxílio de múltiplos objetos de aprendizagem. As diferentes etapas propostas no desenvolvimento da UEPS, aliada a multiplicidade dos recursos didáticos utilizados demonstraram-se eficazes no processo pedagógico de intensificação da pré-disposição dos estudantes em aprender. A validação do estudo foi realizada pela análise de mapas conceituais produzidos individualmente pelos estudantes na etapa inicial e final da UEPS, para um estudo qualitativo mais detalhado foram selecionados mapas conceituais de três estudantes, com diferentes perfis no grupo classe. Essa análise permitiu inferir indícios de uma aprendizagem significativa em curso, identificada na modificação e especificação de conceitos que estavam previamente estabelecidos no cognitivo dos estudantes. |
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MELO, André Luiz Ferreira Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/7100332701102522http://lattes.cnpq.br/2139448380426938AQUINO, Kátia Aparecida da Silva2019-12-16T21:33:35Z2019-12-16T21:33:35Z2019-08-22MELO, André Luiz Ferreira Dantas de. Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da interação animal com a poluição hídrica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35818As adversidades da prática docente podem conduzir, mesmo que de forma não intencional, professores à promoção de uma aprendizagem mecânica a seus estudantes. Nesse cenário, as aulas se baseiam em apenas exposição do conteúdo conceitual, que muitas vezes incentiva à memorização. Contudo, para a modificação desse cenário educacional são essenciais propostas que se baseiem na aplicação de processos que promovam uma aprendizagem significativa, ou seja, uma aprendizagem que faça sentido para os estudantes. Nessa perspectiva, apresenta-se neste trabalho uma proposta de construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), aplicada a turmas do Segundo Ano do Ensino Médio, no componente curricular de Biologia, utilizando uma temática transversal das Ciências Ambientais, com o objetivo de promover uma aprendizagem potencialmente significativa. Assim, propõe-se como tema da UEPS a “interação animal com a poluição hídrica”, destacando o estudo das características dos diversos filos animais e inter-relacionando-os com o elemento água. A UEPS foi organizada para potencializar a interação dos conhecimentos prévios dos estudantes com os novos conhecimentos. Para isso, as ações didáticas foram compostas por situações-problemas, em diferentes níveis de dificuldade, auxiliando na promoção dos processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, com o auxílio de múltiplos objetos de aprendizagem. As diferentes etapas propostas no desenvolvimento da UEPS, aliada a multiplicidade dos recursos didáticos utilizados demonstraram-se eficazes no processo pedagógico de intensificação da pré-disposição dos estudantes em aprender. A validação do estudo foi realizada pela análise de mapas conceituais produzidos individualmente pelos estudantes na etapa inicial e final da UEPS, para um estudo qualitativo mais detalhado foram selecionados mapas conceituais de três estudantes, com diferentes perfis no grupo classe. Essa análise permitiu inferir indícios de uma aprendizagem significativa em curso, identificada na modificação e especificação de conceitos que estavam previamente estabelecidos no cognitivo dos estudantes.The adversities of the teaching practice can take, in way not intentional, teachers to the activity of a mechanical apprenticeship to his students. In this extent, the classrooms are carried out in exhibition of the conceptual content, stimulating to the memorization. However, for the modification of this education scenery it is essential proposals that are based on the application of processes that promote a significant apprenticeship, in other words, an apprenticeship creates sense for the students. In this perspective, there shows up in this work a proposal of construction of one Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), devoted to groups of the Second Year of the Secondary education, in the Biology discipline, using a cross theme of the Environmental Sciences, having as I aim at the promotion of a potentially significant apprenticeship. So, the “animal interaction is proposed like subject of the PMTU with the hydric pollution”, when pointed out the study of the characteristics of several animal phyla and when water is making a list them with the element. The PMTU was organized to enhance the interaction of the prior knowledges of the students associating the new knowledges. For such, the educational actions were organized by situations-problems, in different difficulty levels, helping in the promotion of the processes of progressive differentiation and reconciliation integrative, when the help of multiple objects of apprenticeship was used. The different stages proposed in the development of PMTU, combined with the didactic resources used, proved to be effective in the pedagogical process of intensifying students’ willingness to learn. The validation of study was carried out by the analysis of conceptual maps produced individually by the students in the initial and final stage of the PMTU, for a more detailed qualitative study, conceptual maps of three students were selected, with different profiles in the class group. This analysis allowed to infer the signs of a current significant apprenticeship, identified in the modification and specification of concepts that were established previously in the cognitive one of the students.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências AmbientaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁgua - poluiçãoEducação básicaEnsinoUnidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da interação animal com a poluição hídricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO André Luiz Ferreira Dantas de Melo.pdfDISSERTAÇÃO André Luiz Ferreira Dantas de Melo.pdfapplication/pdf1713811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35818/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Ferreira%20Dantas%20de%20Melo.pdf4e0fb4e786cf531a98b525b4086e8e1dMD51TEXTDISSERTAÇÃO André Luiz Ferreira Dantas de Melo.pdf.txtDISSERTAÇÃO André Luiz Ferreira Dantas de Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain80634https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35818/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Ferreira%20Dantas%20de%20Melo.pdf.txteb4c0d4e6602609b19a2a7a09c9b10f0MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO André Luiz Ferreira Dantas de Melo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO André Luiz Ferreira Dantas de Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35818/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Ferreira%20Dantas%20de%20Melo.pdf.jpge8cac6b42ddb6edc7680d7ff081f6e3dMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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