Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000tdpk |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9381 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea, a juventude passa a ser uma categoria privilegiada e aparece como mais que uma designação para uma categoria de idade. O processo cultural de construção do comportamento social do jovem moderno gerou, numa direção, uma imagem de jovem possível de ser apropriada como signo publicitário. Assim, a imagem do jovem tornou-se portadora da mensagem publicitária da alegria de viver que irá ser associada às marcas de modo a provocar o desejo do consumidor. Essa reflexão deu origem ao nosso objetivo geral: desenvolver um processo de estudo e análise sobre a forma como a publicidade fornece informações simbólicas para a construção de identidades juvenis em Recife e como essas informações são veiculadas a códigos de consumo na sociedade contemporânea. Isso nos levou a formular a seguinte pergunta: quais os significados atribuídos pelos jovens às informações simbólicas apresentadas pela publicidade no que diz respeito à identidade juvenil? Essa questão/problema nos levou a adotar como base de fundamentação teóricometodológico a chave analítica: negociação de sentidos através da perspectiva dos Estudos Culturais e a idéia apresentada por Pierre Bourdieu de estilo de vida, como forma de construção das identidades na contemporaneidade. Diante do exposto nos propomos a discutir os padrões, estereótipos de juventude a partir da concepção de estilo de vida em Pierre Bourdieu e os usos desses padrões pelos jovens tendo como ponto de debate a negociação de sentidos a partir dos Estudos Culturais. Propõe-se aqui a tomar como objeto de análise a forma como a juventude é experienciada hoje, frente às mudanças ocorridas na contemporaneidade e respectivamente às novas configurações sócioantropológicas emergentes em que a identidade tornou-se aplanada e trivializada em termos de estilo, aparência e consumo onde cada um é definido pela sua imagem, bens e estilo de vida |
id |
UFPE_4c27ea4d38fbad06d8828bc46157d3e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/9381 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
De Lira Santana, JoséMaria Junqueira, Lília 2014-06-12T23:14:29Z2014-06-12T23:14:29Z2008-01-31De Lira Santana, José; Maria Junqueira, Lília. Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9381ark:/64986/001300000tdpkNa sociedade contemporânea, a juventude passa a ser uma categoria privilegiada e aparece como mais que uma designação para uma categoria de idade. O processo cultural de construção do comportamento social do jovem moderno gerou, numa direção, uma imagem de jovem possível de ser apropriada como signo publicitário. Assim, a imagem do jovem tornou-se portadora da mensagem publicitária da alegria de viver que irá ser associada às marcas de modo a provocar o desejo do consumidor. Essa reflexão deu origem ao nosso objetivo geral: desenvolver um processo de estudo e análise sobre a forma como a publicidade fornece informações simbólicas para a construção de identidades juvenis em Recife e como essas informações são veiculadas a códigos de consumo na sociedade contemporânea. Isso nos levou a formular a seguinte pergunta: quais os significados atribuídos pelos jovens às informações simbólicas apresentadas pela publicidade no que diz respeito à identidade juvenil? Essa questão/problema nos levou a adotar como base de fundamentação teóricometodológico a chave analítica: negociação de sentidos através da perspectiva dos Estudos Culturais e a idéia apresentada por Pierre Bourdieu de estilo de vida, como forma de construção das identidades na contemporaneidade. Diante do exposto nos propomos a discutir os padrões, estereótipos de juventude a partir da concepção de estilo de vida em Pierre Bourdieu e os usos desses padrões pelos jovens tendo como ponto de debate a negociação de sentidos a partir dos Estudos Culturais. Propõe-se aqui a tomar como objeto de análise a forma como a juventude é experienciada hoje, frente às mudanças ocorridas na contemporaneidade e respectivamente às novas configurações sócioantropológicas emergentes em que a identidade tornou-se aplanada e trivializada em termos de estilo, aparência e consumo onde cada um é definido pela sua imagem, bens e estilo de vidaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstudos CulturaisMídiaCultura de consumoJuventudeImagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo4160_1.pdf.jpgarquivo4160_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9381/4/arquivo4160_1.pdf.jpgc6c7a2de81190a903a4fc87b7e06d2c6MD54ORIGINALarquivo4160_1.pdfapplication/pdf2332131https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9381/1/arquivo4160_1.pdf730a84d5d960f42ec9ca3b744e614161MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9381/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo4160_1.pdf.txtarquivo4160_1.pdf.txtExtracted texttext/plain280372https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9381/3/arquivo4160_1.pdf.txtc52548209e03441729b2c4ba642958cfMD53123456789/93812019-10-25 15:44:18.018oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T18:44:18Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização |
title |
Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização |
spellingShingle |
Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização De Lira Santana, José Estudos Culturais Mídia Cultura de consumo Juventude |
title_short |
Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização |
title_full |
Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização |
title_fullStr |
Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização |
title_full_unstemmed |
Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização |
title_sort |
Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização |
author |
De Lira Santana, José |
author_facet |
De Lira Santana, José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Lira Santana, José |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Junqueira, Lília |
contributor_str_mv |
Maria Junqueira, Lília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Culturais Mídia Cultura de consumo Juventude |
topic |
Estudos Culturais Mídia Cultura de consumo Juventude |
description |
Na sociedade contemporânea, a juventude passa a ser uma categoria privilegiada e aparece como mais que uma designação para uma categoria de idade. O processo cultural de construção do comportamento social do jovem moderno gerou, numa direção, uma imagem de jovem possível de ser apropriada como signo publicitário. Assim, a imagem do jovem tornou-se portadora da mensagem publicitária da alegria de viver que irá ser associada às marcas de modo a provocar o desejo do consumidor. Essa reflexão deu origem ao nosso objetivo geral: desenvolver um processo de estudo e análise sobre a forma como a publicidade fornece informações simbólicas para a construção de identidades juvenis em Recife e como essas informações são veiculadas a códigos de consumo na sociedade contemporânea. Isso nos levou a formular a seguinte pergunta: quais os significados atribuídos pelos jovens às informações simbólicas apresentadas pela publicidade no que diz respeito à identidade juvenil? Essa questão/problema nos levou a adotar como base de fundamentação teóricometodológico a chave analítica: negociação de sentidos através da perspectiva dos Estudos Culturais e a idéia apresentada por Pierre Bourdieu de estilo de vida, como forma de construção das identidades na contemporaneidade. Diante do exposto nos propomos a discutir os padrões, estereótipos de juventude a partir da concepção de estilo de vida em Pierre Bourdieu e os usos desses padrões pelos jovens tendo como ponto de debate a negociação de sentidos a partir dos Estudos Culturais. Propõe-se aqui a tomar como objeto de análise a forma como a juventude é experienciada hoje, frente às mudanças ocorridas na contemporaneidade e respectivamente às novas configurações sócioantropológicas emergentes em que a identidade tornou-se aplanada e trivializada em termos de estilo, aparência e consumo onde cada um é definido pela sua imagem, bens e estilo de vida |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T23:14:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T23:14:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
De Lira Santana, José; Maria Junqueira, Lília. Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9381 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000tdpk |
identifier_str_mv |
De Lira Santana, José; Maria Junqueira, Lília. Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. ark:/64986/001300000tdpk |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9381/4/arquivo4160_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9381/1/arquivo4160_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9381/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9381/3/arquivo4160_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6c7a2de81190a903a4fc87b7e06d2c6 730a84d5d960f42ec9ca3b744e614161 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c52548209e03441729b2c4ba642958cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172914600738816 |