“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16905 |
Resumo: | Objetivos: Este trabalho visa acompanhar jogos, tensões e produções políticas, no fluxo da experiência com o bloco de carnaval “Ou vai ou racha” e o coletivo de cinema “Surto & Deslumbramento”. Metodologia: Foram realizadas observações e entrevistas no campo-tema da pesquisa. Partimos de uma perspectiva etnográfica e inspirações cartográficas para a sua realização, em interface com leituras feministas de gênero. Estes marcos teórico-metodológicos contribuíram para a produção de um saber localizado e parcial sobre pessoas, estética e politicamente organizadas, que não estão inseridas na lógica convencional do ativismo social, revelando uma forma singular de dar visibilidade à defesa dos direitos sexuais e se posicionar favorável a livre vivência da sexualidade. Conceitos centrais: Partiremos de uma noção de política “ampliada” segundo a perspectiva de Rancière (1996 a; 1996 b; 2005 a; 2005 b) para analisarmos as potências estéticas da arte no campo da sexualidade. Além disso, compartilhamos da crítica aos modelos identitários rígidos e heteronormativos. Resultados: A aproximação com os coletivos nos apresenta uma ambiguidade de lugares e identidades na política. Especialmente no que diz respeito às construções identitárias, apesar de prescindir o uso das identidades sexuais e de gênero para a construção dos deslocamentos críticos nas intervenções dos coletivos, as vivências pessoais dessas posições identitárias parecem resistir a uma normativa óbvia. Aspectos como unidade de pensamento e (des)conexões com o movimento feminista surgem como pontos de tensão para o “Ou vai ou racha”. Por outro lado, o “Surto & Deslumbramento” questiona a própria lógica interna dos movimentos sociais organizados a partir da invenção de ficções políticas. |
id |
UFPE_4ca64231084644ac30da72d5aae5653b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/16905 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Ximenes, Fernanda Isabelly Souzahttp://lattes.cnpq.br/1467941896443596http://lattes.cnpq.br/3188365001747186Medrado, Benedito2016-05-09T13:32:41Z2016-05-09T13:32:41Z2015-04-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16905Objetivos: Este trabalho visa acompanhar jogos, tensões e produções políticas, no fluxo da experiência com o bloco de carnaval “Ou vai ou racha” e o coletivo de cinema “Surto & Deslumbramento”. Metodologia: Foram realizadas observações e entrevistas no campo-tema da pesquisa. Partimos de uma perspectiva etnográfica e inspirações cartográficas para a sua realização, em interface com leituras feministas de gênero. Estes marcos teórico-metodológicos contribuíram para a produção de um saber localizado e parcial sobre pessoas, estética e politicamente organizadas, que não estão inseridas na lógica convencional do ativismo social, revelando uma forma singular de dar visibilidade à defesa dos direitos sexuais e se posicionar favorável a livre vivência da sexualidade. Conceitos centrais: Partiremos de uma noção de política “ampliada” segundo a perspectiva de Rancière (1996 a; 1996 b; 2005 a; 2005 b) para analisarmos as potências estéticas da arte no campo da sexualidade. Além disso, compartilhamos da crítica aos modelos identitários rígidos e heteronormativos. Resultados: A aproximação com os coletivos nos apresenta uma ambiguidade de lugares e identidades na política. Especialmente no que diz respeito às construções identitárias, apesar de prescindir o uso das identidades sexuais e de gênero para a construção dos deslocamentos críticos nas intervenções dos coletivos, as vivências pessoais dessas posições identitárias parecem resistir a uma normativa óbvia. Aspectos como unidade de pensamento e (des)conexões com o movimento feminista surgem como pontos de tensão para o “Ou vai ou racha”. Por outro lado, o “Surto & Deslumbramento” questiona a própria lógica interna dos movimentos sociais organizados a partir da invenção de ficções políticas.CNPqObjectives: This study aims to follow political games, tensions and productions, in the flow of experience with the carnival group "Ou vai Ou racha" and the collective film "Surto & Deslumbramento". Methodology: observations and interviews in the field-research theme were performed. We start from an ethnographic perspective and cartographic inspirations for its implementation, interface with feminist readings of gender. These theoretical and methodological frameworks have contributed to the production of partial and located knowledge, about people who is politically organized, which are not incorporated in the conventional logic of social activism, revealing a unique way to give visibility to sexual rights and position favorable free experience of sexuality. Central concepts: will start from a concept of political from the perspective of Rancière (1996, 1996 b; 2005; 2005 b) to analyze the aesthetic power of art in the field of sexuality. We also share the criticism of rigid and heteronormative identity models. Results: The approach to the collective presents an ambiguity of places and identities in politics. Especially with regard to the identity constructions, although do without the use of sexual and gender identities to build the critical shifts in collective interventions, the personal experiences of those identity positions seem to resist an obvious rules. Aspects such as unity of thought and (dis) connections with the women's movement emerge as stress points for "Ou vai ou racha”. On the other hand, the "Surto & Deslumbramento" questions the very internal logic of social movements organized from the invention of fictions policies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticaEstéticaSexualidadeSubjetivaçãoPoliticsSexualityAestheticsSubjectivity“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Final. Final..pdf.jpgDissertação Final. Final..pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1418https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.%20Final..pdf.jpg128928f51908c69a5959bd138f2ffb7aMD55ORIGINALDissertação Final. Final..pdfDissertação Final. Final..pdfapplication/pdf2552959https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.%20Final..pdfc4a161bd4462e92531d74faba64242f7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertação Final. Final..pdf.txtDissertação Final. Final..pdf.txtExtracted texttext/plain358916https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.%20Final..pdf.txtd25c236f0c6f8a21543b3b0e81eb2495MD54123456789/169052019-10-25 05:22:25.955oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T08:22:25Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções |
title |
“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções |
spellingShingle |
“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções Ximenes, Fernanda Isabelly Souza Política Estética Sexualidade Subjetivação Politics Sexuality Aesthetics Subjectivity |
title_short |
“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções |
title_full |
“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções |
title_fullStr |
“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções |
title_full_unstemmed |
“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções |
title_sort |
“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções |
author |
Ximenes, Fernanda Isabelly Souza |
author_facet |
Ximenes, Fernanda Isabelly Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1467941896443596 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3188365001747186 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ximenes, Fernanda Isabelly Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medrado, Benedito |
contributor_str_mv |
Medrado, Benedito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Estética Sexualidade Subjetivação Politics Sexuality Aesthetics Subjectivity |
topic |
Política Estética Sexualidade Subjetivação Politics Sexuality Aesthetics Subjectivity |
description |
Objetivos: Este trabalho visa acompanhar jogos, tensões e produções políticas, no fluxo da experiência com o bloco de carnaval “Ou vai ou racha” e o coletivo de cinema “Surto & Deslumbramento”. Metodologia: Foram realizadas observações e entrevistas no campo-tema da pesquisa. Partimos de uma perspectiva etnográfica e inspirações cartográficas para a sua realização, em interface com leituras feministas de gênero. Estes marcos teórico-metodológicos contribuíram para a produção de um saber localizado e parcial sobre pessoas, estética e politicamente organizadas, que não estão inseridas na lógica convencional do ativismo social, revelando uma forma singular de dar visibilidade à defesa dos direitos sexuais e se posicionar favorável a livre vivência da sexualidade. Conceitos centrais: Partiremos de uma noção de política “ampliada” segundo a perspectiva de Rancière (1996 a; 1996 b; 2005 a; 2005 b) para analisarmos as potências estéticas da arte no campo da sexualidade. Além disso, compartilhamos da crítica aos modelos identitários rígidos e heteronormativos. Resultados: A aproximação com os coletivos nos apresenta uma ambiguidade de lugares e identidades na política. Especialmente no que diz respeito às construções identitárias, apesar de prescindir o uso das identidades sexuais e de gênero para a construção dos deslocamentos críticos nas intervenções dos coletivos, as vivências pessoais dessas posições identitárias parecem resistir a uma normativa óbvia. Aspectos como unidade de pensamento e (des)conexões com o movimento feminista surgem como pontos de tensão para o “Ou vai ou racha”. Por outro lado, o “Surto & Deslumbramento” questiona a própria lógica interna dos movimentos sociais organizados a partir da invenção de ficções políticas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-09T13:32:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-05-09T13:32:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16905 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.%20Final..pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.%20Final..pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16905/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.%20Final..pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
128928f51908c69a5959bd138f2ffb7a c4a161bd4462e92531d74faba64242f7 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 d25c236f0c6f8a21543b3b0e81eb2495 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310625464942592 |