ECCOs 4/10: do papel ao teste adaptativo computadorizado
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Data de Publicação: | 2015 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29938 |
Resumo: | A utilização de recursos computacionais promete revolucionar a realidade dos testes psicológicos, em particular daqueles voltados para a avaliação cognitiva na infância. Numa lógica de testes que evoluem acompanhando e se adaptando à inovação tecnológica, diríamos que o teste informatizado traduz uma atenção da psicologia à rentabilização das novas tecnologias, podendo até mesmo representar um fator de validade dos testes ao torná-los mais atraentes às pessoas que os realizam. O estado da arte dos testes informatizados reúne a larga capacidade de processamento computacional atualmente disponível com a psicometria moderna, representada pela teoria da resposta ao item (TRI) e a abordagem dos testes adaptativos computadorizados (TAC), possibilitando a construção de testes onde a administração de uma quantidade menor de itens pode produzir estimativas de habilidades mais confiáveis do que nos testes sem o uso desses recursos. Nesse contexto, este estudo utilizou como base o banco de itens da Escala de Avaliação de Competências Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos de Idade (ECCOs 4/10), uma bateria de provas voltadas para avaliação cognitiva na infância concebida pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, para produzir versões informatizadas e adaptativas de provas da escala. O estudo demonstrou que os testes informatizados podem abreviar e simplificar a aplicação dos testes e a fase de coleta de dados, eliminar transcrições, evitar o desperdício de materiais e ser de fácil transporte quando utilizado em notebooks ou tablets. Além disso, para as crianças os testes computadorizados podem ser mais agradáveis e atraentes do que os testes em lápis e papel, aproximando-os da ideia de jogos eletrônicos, principalmente quando usados com telas sensíveis ao toque. A abordagem adaptativa demonstrou que é possível reduzir drasticamente a duração dos testes e a quantidade de itens que devem ser respondidos pelos participantes e ainda produzir estimativas de habilidades consistentes. Por outro lado, o estudo também concluiu que seria necessário ampliar e recalibrar o banco de itens da ECCOs 4/10 para que os testes adaptativos dessem conta adequadamente das diversas faixas etárias atendidas, em especial para as crianças de tenra idade, sendo recomendada a utilização de banco de itens separados ou recorrer a abordagens multidimensionais. |
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SANTOS, Renato Guedes doshttp://lattes.cnpq.br/6801039578254907http://lattes.cnpq.br/6108730498633062ROAZZI, Antonio2019-04-01T18:09:31Z2019-04-01T18:09:31Z2015-02-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29938ark:/64986/0013000013ps2A utilização de recursos computacionais promete revolucionar a realidade dos testes psicológicos, em particular daqueles voltados para a avaliação cognitiva na infância. Numa lógica de testes que evoluem acompanhando e se adaptando à inovação tecnológica, diríamos que o teste informatizado traduz uma atenção da psicologia à rentabilização das novas tecnologias, podendo até mesmo representar um fator de validade dos testes ao torná-los mais atraentes às pessoas que os realizam. O estado da arte dos testes informatizados reúne a larga capacidade de processamento computacional atualmente disponível com a psicometria moderna, representada pela teoria da resposta ao item (TRI) e a abordagem dos testes adaptativos computadorizados (TAC), possibilitando a construção de testes onde a administração de uma quantidade menor de itens pode produzir estimativas de habilidades mais confiáveis do que nos testes sem o uso desses recursos. Nesse contexto, este estudo utilizou como base o banco de itens da Escala de Avaliação de Competências Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos de Idade (ECCOs 4/10), uma bateria de provas voltadas para avaliação cognitiva na infância concebida pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, para produzir versões informatizadas e adaptativas de provas da escala. O estudo demonstrou que os testes informatizados podem abreviar e simplificar a aplicação dos testes e a fase de coleta de dados, eliminar transcrições, evitar o desperdício de materiais e ser de fácil transporte quando utilizado em notebooks ou tablets. Além disso, para as crianças os testes computadorizados podem ser mais agradáveis e atraentes do que os testes em lápis e papel, aproximando-os da ideia de jogos eletrônicos, principalmente quando usados com telas sensíveis ao toque. A abordagem adaptativa demonstrou que é possível reduzir drasticamente a duração dos testes e a quantidade de itens que devem ser respondidos pelos participantes e ainda produzir estimativas de habilidades consistentes. Por outro lado, o estudo também concluiu que seria necessário ampliar e recalibrar o banco de itens da ECCOs 4/10 para que os testes adaptativos dessem conta adequadamente das diversas faixas etárias atendidas, em especial para as crianças de tenra idade, sendo recomendada a utilização de banco de itens separados ou recorrer a abordagens multidimensionais.CAPESThe use of computational resources promises to revolutionize the reality of psychological tests, particularly those focused on the cognitive assessment in childhood. Believing that the psychological tests must also follow and adapt to technological innovation, we can say that the computerized test is an attention of psychology in the face of new technologies and may even represent a factor of validation of tests to make them more attractive to people who perform them. The current state of the art of computerized testing meets the large computational processing capacity currently available with the techniques of modern psychometrics, represented by item response theory (IRT) and the approach of computer-adaptive testing (CAT), allowing the construction of tests where administration to a few items can produce more reliable ability estimates than the estimates produced by the long tests that do not use these features. In this context, this study used the item bank of Escala de Avaliação de Competências Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos de Idade (ECCOS 4/10), a battery of tests aimed to cognitive assessment in children conceived by the Instituto de Educação e Psicologia of Universidade do Minho (UMinho), Portugal, to produce computerized and adaptive versions of the scale tests. The study showed that computerized tests can shorten and simplify the application of the tests and data collection, can eliminate transcripts, avoid wasting materials and be easy to transport when used in notebooks or tablets. In addition, for children the computerized tests may be more pleasant and attractive than pencil and paper tests, bringing them closer to the idea of electronic games, especially when used with touch screens. The adaptive approach demonstrated that it is possible to dramatically reduce the duration of the tests and the amount of items that should be answered by the participants and still produce consistent estimates of abilities. On the other hand, the study also concluded that it is necessary to expand and recalibrate the ECCOS 4/10 items bank for adaptive tests could cope adequately with the various age groups, especially for young children, and recommended use the multidimensional approaches or even use separate items bank in the future.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia CognitivaCognição em criançasPsicometriaTestes psicológicosInovações tecnológicasECCOs 4/10: do papel ao teste adaptativo computadorizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Renato Guedes dos Santos .pdf.jpgTESE Renato Guedes dos Santos .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29938/5/TESE%20Renato%20Guedes%20dos%20Santos%20.pdf.jpg1e976c3dfafdd4238c58c1686e2ded5bMD55ORIGINALTESE Renato Guedes dos Santos .pdfTESE Renato Guedes dos Santos .pdfapplication/pdf7196638https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29938/1/TESE%20Renato%20Guedes%20dos%20Santos%20.pdf22368a59bbf6c718204c9de0abe6be96MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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