Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49493 |
Resumo: | Esta pesquisa de dissertação, cuja natureza é qualitativa e exploratória, voltou-se à relação psicossocial dos jovens com a arte no contexto de Recife/PE, acrescentando dados ao debate sobre as políticas públicas, em que os jovens sejam os atores centrais. As juventudes foram compreendidas como uma categorial social, constituída histórica e culturalmente, cujas vivências têm caráter heterogêneo e, portanto, os sentidos construídos por eles para significar à realidade são igualmente plurais. A orientação epistemológica da Teoria das Representações Sociais (TRS) permitiu adentrar o campo do simbólico compartilhado acerca da arte pelos jovens integrantes de duas instituições diferentes, ambas situadas em Recife: a primeira, um espaço para vivências relacionadas às artes cênicas; e a segunda, uma instituição com foco em desenvolvimento de lideranças juvenis. Na pesquisa de campo foram escutados 50 jovens voluntários em duas etapas procedimentais, sendo elas: a aplicação de um questionário sociodemográfico em conjunto com o teste de associação livre de palavras - TALP; e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis voluntários, os quais haviam participado da primeira etapa da coleta de informações. A decomposição dos dados provenientes do questionário e da TALP teve o auxílio do software Iramuteq e, em relação à análise do conteúdo das falas dos participantes, intencionou-se acessar os núcleos de significação, metodologia proposta por Vygotsky, a fim de compreender a articulação entre características que constituem os sentidos da arte. A interpretação das informações apontou que “expressão” é o núcleo central da representação social de arte para esses jovens, e na TALP foram percebidas duas lentes de ancoragem: expressão criativa e expressão da cultura. Nas entrevistas, a palavra “expressão” esteve içada em dois sentidos diferentes: expressão subjetiva e expressão comunicativa, entretanto, apesar das diferentes ancoragens, seus discursos caracterizam o movimento dialético que interconstitui o sujeito e o social, sendo ambos irredutíveis. |
id |
UFPE_4e45da299a91180198c430fc3204b3ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/49493 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MARQUES, Julia Remigiohttp://lattes.cnpq.br/7217308276702749http://lattes.cnpq.br/0484091401612310CRUZ, Fatima Maria Leite2023-03-27T14:17:07Z2023-03-27T14:17:07Z2019-02-28MARQUES, Julia Remigio. Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49493Esta pesquisa de dissertação, cuja natureza é qualitativa e exploratória, voltou-se à relação psicossocial dos jovens com a arte no contexto de Recife/PE, acrescentando dados ao debate sobre as políticas públicas, em que os jovens sejam os atores centrais. As juventudes foram compreendidas como uma categorial social, constituída histórica e culturalmente, cujas vivências têm caráter heterogêneo e, portanto, os sentidos construídos por eles para significar à realidade são igualmente plurais. A orientação epistemológica da Teoria das Representações Sociais (TRS) permitiu adentrar o campo do simbólico compartilhado acerca da arte pelos jovens integrantes de duas instituições diferentes, ambas situadas em Recife: a primeira, um espaço para vivências relacionadas às artes cênicas; e a segunda, uma instituição com foco em desenvolvimento de lideranças juvenis. Na pesquisa de campo foram escutados 50 jovens voluntários em duas etapas procedimentais, sendo elas: a aplicação de um questionário sociodemográfico em conjunto com o teste de associação livre de palavras - TALP; e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis voluntários, os quais haviam participado da primeira etapa da coleta de informações. A decomposição dos dados provenientes do questionário e da TALP teve o auxílio do software Iramuteq e, em relação à análise do conteúdo das falas dos participantes, intencionou-se acessar os núcleos de significação, metodologia proposta por Vygotsky, a fim de compreender a articulação entre características que constituem os sentidos da arte. A interpretação das informações apontou que “expressão” é o núcleo central da representação social de arte para esses jovens, e na TALP foram percebidas duas lentes de ancoragem: expressão criativa e expressão da cultura. Nas entrevistas, a palavra “expressão” esteve içada em dois sentidos diferentes: expressão subjetiva e expressão comunicativa, entretanto, apesar das diferentes ancoragens, seus discursos caracterizam o movimento dialético que interconstitui o sujeito e o social, sendo ambos irredutíveis.FACEPEThis research, whose nature is qualitative and exploratory, turned to the psycho-social relationship of young people with art in the context of Recife / PE, adding data to the debate on public policies, where young people are the central actors. The youths were understood as a social category, historically and culturally constituted, whose experiences are heterogeneous and, therefore, the senses constructed by them to mean reality are also plural. The epistemological orientation of the Theory of Social Representations (TRS) allowed us to enter the field of the symbolic shared about art by the young members of two different institutions, both located in Recife: the first, a space for experiences related to the performing arts; and the second, an institution focused on youth leadership development. In the field research, 50 young volunteers were interviewed in two procedural steps: the application of a sociodemographic questionnaire in conjunction with the free association test; and semi- structured interviews with six volunteers, who had participated in the first stage of information gathering. The data derived from the questionnaire and from the test was supported by the Iramuteq software and, in relation to the analysis of the content of the participants' speeches, it was intended to access the nuclei of meaning, a methodology proposed by Vygotsky, in order to understand the articulation between characteristics that constitute the meanings of art. The interpretation of the information pointed out that "expression" is the central nucleus of the social representation of art for these young people, and were perceived two anchoring lenses: creative expression and expression of culture. In the interviews, the word "expression" was raised in two different senses: subjective expression and communicative expression. However, in spite of the different anchorages, their discourses characterize the dialectical movement that interconstitutes the subject and the social, being both irreducible.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologiaArteCulturaJuventudeRepresentações sociaisSentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Julia Remigio Marques.pdfDISSERTAÇÃO Julia Remigio Marques.pdfapplication/pdf2017291https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Julia%20Remigio%20Marques.pdf11e7a28b8545d3fb9361432d246044a8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Julia Remigio Marques.pdf.txtDISSERTAÇÃO Julia Remigio Marques.pdf.txtExtracted texttext/plain344268https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Julia%20Remigio%20Marques.pdf.txtd17410a2bf56f90a37a133baa2f98490MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Julia Remigio Marques.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Julia Remigio Marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Julia%20Remigio%20Marques.pdf.jpg4ed9104b0be30b376b393798d1829ea4MD55123456789/494932023-03-28 02:13:59.097oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-03-28T05:13:59Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE |
title |
Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE |
spellingShingle |
Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE MARQUES, Julia Remigio Psicologia Arte Cultura Juventude Representações sociais |
title_short |
Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE |
title_full |
Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE |
title_fullStr |
Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE |
title_full_unstemmed |
Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE |
title_sort |
Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE |
author |
MARQUES, Julia Remigio |
author_facet |
MARQUES, Julia Remigio |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7217308276702749 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0484091401612310 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARQUES, Julia Remigio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CRUZ, Fatima Maria Leite |
contributor_str_mv |
CRUZ, Fatima Maria Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Arte Cultura Juventude Representações sociais |
topic |
Psicologia Arte Cultura Juventude Representações sociais |
description |
Esta pesquisa de dissertação, cuja natureza é qualitativa e exploratória, voltou-se à relação psicossocial dos jovens com a arte no contexto de Recife/PE, acrescentando dados ao debate sobre as políticas públicas, em que os jovens sejam os atores centrais. As juventudes foram compreendidas como uma categorial social, constituída histórica e culturalmente, cujas vivências têm caráter heterogêneo e, portanto, os sentidos construídos por eles para significar à realidade são igualmente plurais. A orientação epistemológica da Teoria das Representações Sociais (TRS) permitiu adentrar o campo do simbólico compartilhado acerca da arte pelos jovens integrantes de duas instituições diferentes, ambas situadas em Recife: a primeira, um espaço para vivências relacionadas às artes cênicas; e a segunda, uma instituição com foco em desenvolvimento de lideranças juvenis. Na pesquisa de campo foram escutados 50 jovens voluntários em duas etapas procedimentais, sendo elas: a aplicação de um questionário sociodemográfico em conjunto com o teste de associação livre de palavras - TALP; e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis voluntários, os quais haviam participado da primeira etapa da coleta de informações. A decomposição dos dados provenientes do questionário e da TALP teve o auxílio do software Iramuteq e, em relação à análise do conteúdo das falas dos participantes, intencionou-se acessar os núcleos de significação, metodologia proposta por Vygotsky, a fim de compreender a articulação entre características que constituem os sentidos da arte. A interpretação das informações apontou que “expressão” é o núcleo central da representação social de arte para esses jovens, e na TALP foram percebidas duas lentes de ancoragem: expressão criativa e expressão da cultura. Nas entrevistas, a palavra “expressão” esteve içada em dois sentidos diferentes: expressão subjetiva e expressão comunicativa, entretanto, apesar das diferentes ancoragens, seus discursos caracterizam o movimento dialético que interconstitui o sujeito e o social, sendo ambos irredutíveis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-27T14:17:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-27T14:17:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Julia Remigio. Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49493 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Julia Remigio. Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Julia%20Remigio%20Marques.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Julia%20Remigio%20Marques.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49493/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Julia%20Remigio%20Marques.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11e7a28b8545d3fb9361432d246044a8 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 d17410a2bf56f90a37a133baa2f98490 4ed9104b0be30b376b393798d1829ea4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310671417737216 |