“Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Dayse Euzébio de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39186
Resumo: Esta dissertação objetiva analisar o conceito de raça enquanto fator determinante para a construção de olhares estereotipados acerca do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018, de autoria do fotógrafo Lucas Landau. A partir dos conceitos de Imagem crítica (DIDI-HUBERMAN, 1998), Raça e Decolonialidade (FANON, 2008; MBEMBE, 2013; MIGNOLO, 2015; MUNANGA, 2004; QUIJANO, 2002), Análise do discurso (FOUCAULT, 1996; FERNANDES, 2008), Regime de visibilidade (RANCIÈRE, 2014), Realidade da fotografia (KOSSOY, 2015; ROUILLÈ, 2009), Cibercultura e Redes sociais (CIRO, 2001; LEVY, 2010; MANOVICH, 2017) e Memórias e Narrativas históricas (LE GOFF, 1990; HALBWACHS, 1990) e Fórmula de Pathos (WARBURG, 2015), conduziu-se uma análise de imagem da fotografia Praia de Copacabana, 2018 e dos comentários desencadeados por ela na rede social Instagram, com o objetivo de destrinchar esses estereótipos e percebê-los em seu aspecto dialógico, analisando sua relação com outras imagens, com nossas memórias e visando compreender como a perspectiva de um olhar colonizado tem contribuído na construção de discursos ficcionais e olhares estereotipados acerca dos negros na fotografia. Considerando a repercussão em torno da fotografia Praia de Copacabana, 2018, e como ela propõem discussões com relação ao lugar social do corpo negro no Brasil, o estudo conclui que os estereótipos racistas se estabelecem através de padrões, que transitam também nas narrativas visuais, evocando outros tempos e lugares. A riqueza discursiva da fotografia, observando a relação entre o processo de criação/construção do fotógrafo e as múltiplas camadas de leituras que ela engendra, são estruturas capazes de nos revelar como determinados arranjos compositivos do passado se estruturam na atualidade.
id UFPE_4e49f3f03553acdb96d366864264d41f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39186
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling OLIVEIRA, Dayse Euzébio dehttp://lattes.cnpq.br/2038232953102082http://lattes.cnpq.br/3706411790927848COSTA, Robson Xavier da2021-02-02T15:54:54Z2021-02-02T15:54:54Z2020-02-20OLIVEIRA, Dayse Euzébio de. “Não precisa de legenda”: um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39186Esta dissertação objetiva analisar o conceito de raça enquanto fator determinante para a construção de olhares estereotipados acerca do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018, de autoria do fotógrafo Lucas Landau. A partir dos conceitos de Imagem crítica (DIDI-HUBERMAN, 1998), Raça e Decolonialidade (FANON, 2008; MBEMBE, 2013; MIGNOLO, 2015; MUNANGA, 2004; QUIJANO, 2002), Análise do discurso (FOUCAULT, 1996; FERNANDES, 2008), Regime de visibilidade (RANCIÈRE, 2014), Realidade da fotografia (KOSSOY, 2015; ROUILLÈ, 2009), Cibercultura e Redes sociais (CIRO, 2001; LEVY, 2010; MANOVICH, 2017) e Memórias e Narrativas históricas (LE GOFF, 1990; HALBWACHS, 1990) e Fórmula de Pathos (WARBURG, 2015), conduziu-se uma análise de imagem da fotografia Praia de Copacabana, 2018 e dos comentários desencadeados por ela na rede social Instagram, com o objetivo de destrinchar esses estereótipos e percebê-los em seu aspecto dialógico, analisando sua relação com outras imagens, com nossas memórias e visando compreender como a perspectiva de um olhar colonizado tem contribuído na construção de discursos ficcionais e olhares estereotipados acerca dos negros na fotografia. Considerando a repercussão em torno da fotografia Praia de Copacabana, 2018, e como ela propõem discussões com relação ao lugar social do corpo negro no Brasil, o estudo conclui que os estereótipos racistas se estabelecem através de padrões, que transitam também nas narrativas visuais, evocando outros tempos e lugares. A riqueza discursiva da fotografia, observando a relação entre o processo de criação/construção do fotógrafo e as múltiplas camadas de leituras que ela engendra, são estruturas capazes de nos revelar como determinados arranjos compositivos do passado se estruturam na atualidade.This dissertation aims to analyze the concept of race as a determining factor for the construction of stereotyped views about the black body in the photograph Praia de Copacabana, 2018, by Lucas Landau. Based on the concepts of critical image (DIDI-HUBERMAN, 1998), Race and Decoloniality (FANON, 2008; MBEMBE, 2013; MIGNOLO, 2015; MUNANGA, 2004; QUIJANO, 2002), Discourse analysis (FOUCAULT, 1996; FERNANDES, 2008), Visibility regime (RANCIÈRE, 2014), Reality of photography (KOSSOY, 2015; ROUILLÈ, 2009), Cyberculture and social networks (CIRO, 2001; LEVY, 2010; MANOVICH, 2017) and Historical Memories and Narratives (LE GOFF , 1990; HALBWACHS, 1990) and Pathos Formula (WARBURG, 2015), an image analysis of Copacabana Beach photography, 2018 and of the comments triggered by it on the social network Instagram was conducted, with the objective of unraveling these stereotypes and perceive them in their dialogical aspect, analyzing their relationship with other images, with our memories and aiming to understand how the perspective of a colonized heritage has contributed to the construction of fictional discourses and stereotyped gaze about black people in photography. Considering the repercussion about the photograph Praia de Copacabana, 2018, and how it proposes discussions regarding the social place of the black lives in Brazil, the study concludes that racist stereotypes are established through patterns, which also transit through visual narratives, evoking other times and places. The discursive richness of photography, observing the relationship between the photographer's creation / construction process and the multiple layers that readings it engenders, are structures capable of revealing to us how certain compositional arrangements of the past are structured today.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFotografiaRaçaCorpo NegroDecolonialidadeArtes Visuais“Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Dayse Euzébio de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Dayse Euzébio de Oliveira.pdfapplication/pdf4100292https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Dayse%20Euz%c3%a9bio%20de%20Oliveira.pdf4dce86b690c67623ed7374a76509be80MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Dayse Euzébio de Oliveira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Dayse Euzébio de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain186057https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Dayse%20Euz%c3%a9bio%20de%20Oliveira.pdf.txt668ba2a883b851a4cb9c1cda72301145MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Dayse Euzébio de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Dayse Euzébio de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Dayse%20Euz%c3%a9bio%20de%20Oliveira.pdf.jpga22e37f564141b5309dfc47b66d8d0cdMD55123456789/391862021-02-03 02:18:53.202oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-02-03T05:18:53Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
title “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
spellingShingle “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
OLIVEIRA, Dayse Euzébio de
Fotografia
Raça
Corpo Negro
Decolonialidade
Artes Visuais
title_short “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
title_full “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
title_fullStr “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
title_full_unstemmed “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
title_sort “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
author OLIVEIRA, Dayse Euzébio de
author_facet OLIVEIRA, Dayse Euzébio de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2038232953102082
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3706411790927848
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Dayse Euzébio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COSTA, Robson Xavier da
contributor_str_mv COSTA, Robson Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Raça
Corpo Negro
Decolonialidade
Artes Visuais
topic Fotografia
Raça
Corpo Negro
Decolonialidade
Artes Visuais
description Esta dissertação objetiva analisar o conceito de raça enquanto fator determinante para a construção de olhares estereotipados acerca do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018, de autoria do fotógrafo Lucas Landau. A partir dos conceitos de Imagem crítica (DIDI-HUBERMAN, 1998), Raça e Decolonialidade (FANON, 2008; MBEMBE, 2013; MIGNOLO, 2015; MUNANGA, 2004; QUIJANO, 2002), Análise do discurso (FOUCAULT, 1996; FERNANDES, 2008), Regime de visibilidade (RANCIÈRE, 2014), Realidade da fotografia (KOSSOY, 2015; ROUILLÈ, 2009), Cibercultura e Redes sociais (CIRO, 2001; LEVY, 2010; MANOVICH, 2017) e Memórias e Narrativas históricas (LE GOFF, 1990; HALBWACHS, 1990) e Fórmula de Pathos (WARBURG, 2015), conduziu-se uma análise de imagem da fotografia Praia de Copacabana, 2018 e dos comentários desencadeados por ela na rede social Instagram, com o objetivo de destrinchar esses estereótipos e percebê-los em seu aspecto dialógico, analisando sua relação com outras imagens, com nossas memórias e visando compreender como a perspectiva de um olhar colonizado tem contribuído na construção de discursos ficcionais e olhares estereotipados acerca dos negros na fotografia. Considerando a repercussão em torno da fotografia Praia de Copacabana, 2018, e como ela propõem discussões com relação ao lugar social do corpo negro no Brasil, o estudo conclui que os estereótipos racistas se estabelecem através de padrões, que transitam também nas narrativas visuais, evocando outros tempos e lugares. A riqueza discursiva da fotografia, observando a relação entre o processo de criação/construção do fotógrafo e as múltiplas camadas de leituras que ela engendra, são estruturas capazes de nos revelar como determinados arranjos compositivos do passado se estruturam na atualidade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-02T15:54:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-02T15:54:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Dayse Euzébio de. “Não precisa de legenda”: um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39186
identifier_str_mv OLIVEIRA, Dayse Euzébio de. “Não precisa de legenda”: um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Dayse%20Euz%c3%a9bio%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Dayse%20Euz%c3%a9bio%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39186/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Dayse%20Euz%c3%a9bio%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dce86b690c67623ed7374a76509be80
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
668ba2a883b851a4cb9c1cda72301145
a22e37f564141b5309dfc47b66d8d0cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310788132634624