Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18309 |
Resumo: | O presente estudo de caso discute os reflexos da técnica da montagem vanguardista, tal como Peter Bürger teorizou, e a sua aplicabilidade na produção artística de Montez Magno. Segundo Bürger, principal teórico da vanguarda, a montagem teria sido a técnica por meio da qual artistas do princípio do século XX intencionaram o fim da instituição arte e, por conseguinte, o fim da autonomia da arte e seu retorno à práxis vital. Em Pernambuco, Montez Magno, que iniciara seus trabalhos em 1957, posterior aos anos de maior influência da vanguarda europeia, refletia, a seu modo, os preceitos defendidos pelos artistas europeus que se propagavam pelo mundo inteiro. Esta dissertação utiliza como base para seu referencial teórico o livro Teoria da Vanguarda, de Peter Bürger, e analisa cinco obras de Montez Magno, selecionadas, a saber: Caixas (1967), Conservas (1972), a Série Mondrian (1994), Catedral (2001) e a Série Buchas (2015). A pesquisa, de abordagem qualitativa, se propõe a investigar as semelhanças e as diferenças da arte de Montez com a vanguarda europeia a partir do debate sobre o grau de aderência da montagem realizada pelo artista àquela empregada e preconizada pelos artistas da vanguarda na Europa. O trabalho sugere uma ambiguidade na obra do artista, pois o mesmo apresenta características que ora o aproximam e ora o distanciam dos ideais vanguardistas, e expõe as principais diferenças valendo-se do que foi chamado de Contemplação Ativa, um objetivo do artista na produção de sua arte. Um traço marcante nas obras analisadas que resultavam na tentativa de Montez Magno em atingir o interior daquele a quem se destina a sua obra. |
id |
UFPE_4e4e548aa6d3c55d798c687d1c306886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18309 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
AZEVEDO, Guilhermehttp://lattes.cnpq.br/2205907145171008PORTO FILHO, Gentil2017-02-14T11:47:18Z2017-02-14T11:47:18Z2015-10-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18309O presente estudo de caso discute os reflexos da técnica da montagem vanguardista, tal como Peter Bürger teorizou, e a sua aplicabilidade na produção artística de Montez Magno. Segundo Bürger, principal teórico da vanguarda, a montagem teria sido a técnica por meio da qual artistas do princípio do século XX intencionaram o fim da instituição arte e, por conseguinte, o fim da autonomia da arte e seu retorno à práxis vital. Em Pernambuco, Montez Magno, que iniciara seus trabalhos em 1957, posterior aos anos de maior influência da vanguarda europeia, refletia, a seu modo, os preceitos defendidos pelos artistas europeus que se propagavam pelo mundo inteiro. Esta dissertação utiliza como base para seu referencial teórico o livro Teoria da Vanguarda, de Peter Bürger, e analisa cinco obras de Montez Magno, selecionadas, a saber: Caixas (1967), Conservas (1972), a Série Mondrian (1994), Catedral (2001) e a Série Buchas (2015). A pesquisa, de abordagem qualitativa, se propõe a investigar as semelhanças e as diferenças da arte de Montez com a vanguarda europeia a partir do debate sobre o grau de aderência da montagem realizada pelo artista àquela empregada e preconizada pelos artistas da vanguarda na Europa. O trabalho sugere uma ambiguidade na obra do artista, pois o mesmo apresenta características que ora o aproximam e ora o distanciam dos ideais vanguardistas, e expõe as principais diferenças valendo-se do que foi chamado de Contemplação Ativa, um objetivo do artista na produção de sua arte. Um traço marcante nas obras analisadas que resultavam na tentativa de Montez Magno em atingir o interior daquele a quem se destina a sua obra.CNPqThis case study discusses the technique of reflections of avant-garde assembly, as Peter Bürger theorized, and its applicability in artistic production of Montez Magno. According to Bürger, the main theorist of the avant-garde, the assembly would have been the technique through which artists of the early twentieth century aimed the end of art as an institution and therefore the end of the autonomy of art and his return to life praxis. In Pernambuco, Montez Magno, which started his work in 1957, after the years of greatest influence of European avant-garde, reflected in its own way, the precepts defended by European artists who propagated worldwide. This work uses as a basis for their theoretical reference, the book Theory of Avant-Garde, by Peter Bürger, and analyzes five works of Montez Magno, selected from 588 observed, namely: Caixas (1967), Conservas (1972), Mondrian Series (1994 ), Catedral (2001) and Buchas Series (2015). The research with a qualitative approach is suposed to investigate the similarities and differences of Montez Magno Art with the European avant-garde from the debate on the state of the appication degree of the assembly made by Moontez Magno and that one helded and defended by the artists of the avant-garde in Europe. The work suggests an ambiguity in the artist's work, because it has characteristics that sometimes approaches and sometimes apart it from the ideal avant-garde, and outlines main differences making use of what was called Active Contemplation, a goal of the artist in his Art production. A striking feature in the analyzed works that resulted in an attempt of Montez Magno to reach the interior of the one whom is his work to.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVanguardaMontagemPeter BürgerMontez MagnoContemplação AtivaAvant-GardeAssemblyPeter BürgerMontez MagnoActive ContemplationElementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magnoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILGuilherme Azevedo_Dissertação_Design_UFPE.pdf.jpgGuilherme Azevedo_Dissertação_Design_UFPE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/5/Guilherme%20Azevedo_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Design_UFPE.pdf.jpg1b1b6b7efb0618dc0001719db633402fMD55ORIGINALGuilherme Azevedo_Dissertação_Design_UFPE.pdfGuilherme Azevedo_Dissertação_Design_UFPE.pdfapplication/pdf4203782https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/1/Guilherme%20Azevedo_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Design_UFPE.pdfe79062bfc7eb5faa75f6f7399e93bf20MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTGuilherme Azevedo_Dissertação_Design_UFPE.pdf.txtGuilherme Azevedo_Dissertação_Design_UFPE.pdf.txtExtracted texttext/plain322103https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/4/Guilherme%20Azevedo_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Design_UFPE.pdf.txt27f9902f4fe999d5742495f753f3020aMD54123456789/183092019-10-25 12:03:28.375oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T15:03:28Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno |
title |
Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno |
spellingShingle |
Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno AZEVEDO, Guilherme Vanguarda Montagem Peter Bürger Montez Magno Contemplação Ativa Avant-Garde Assembly Peter Bürger Montez Magno Active Contemplation |
title_short |
Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno |
title_full |
Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno |
title_fullStr |
Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno |
title_full_unstemmed |
Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno |
title_sort |
Elementos e processos da montagem na arte pernambucana: a obra de Montez Magno |
author |
AZEVEDO, Guilherme |
author_facet |
AZEVEDO, Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2205907145171008 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AZEVEDO, Guilherme |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PORTO FILHO, Gentil |
contributor_str_mv |
PORTO FILHO, Gentil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vanguarda Montagem Peter Bürger Montez Magno Contemplação Ativa Avant-Garde Assembly Peter Bürger Montez Magno Active Contemplation |
topic |
Vanguarda Montagem Peter Bürger Montez Magno Contemplação Ativa Avant-Garde Assembly Peter Bürger Montez Magno Active Contemplation |
description |
O presente estudo de caso discute os reflexos da técnica da montagem vanguardista, tal como Peter Bürger teorizou, e a sua aplicabilidade na produção artística de Montez Magno. Segundo Bürger, principal teórico da vanguarda, a montagem teria sido a técnica por meio da qual artistas do princípio do século XX intencionaram o fim da instituição arte e, por conseguinte, o fim da autonomia da arte e seu retorno à práxis vital. Em Pernambuco, Montez Magno, que iniciara seus trabalhos em 1957, posterior aos anos de maior influência da vanguarda europeia, refletia, a seu modo, os preceitos defendidos pelos artistas europeus que se propagavam pelo mundo inteiro. Esta dissertação utiliza como base para seu referencial teórico o livro Teoria da Vanguarda, de Peter Bürger, e analisa cinco obras de Montez Magno, selecionadas, a saber: Caixas (1967), Conservas (1972), a Série Mondrian (1994), Catedral (2001) e a Série Buchas (2015). A pesquisa, de abordagem qualitativa, se propõe a investigar as semelhanças e as diferenças da arte de Montez com a vanguarda europeia a partir do debate sobre o grau de aderência da montagem realizada pelo artista àquela empregada e preconizada pelos artistas da vanguarda na Europa. O trabalho sugere uma ambiguidade na obra do artista, pois o mesmo apresenta características que ora o aproximam e ora o distanciam dos ideais vanguardistas, e expõe as principais diferenças valendo-se do que foi chamado de Contemplação Ativa, um objetivo do artista na produção de sua arte. Um traço marcante nas obras analisadas que resultavam na tentativa de Montez Magno em atingir o interior daquele a quem se destina a sua obra. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T11:47:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-14T11:47:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18309 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/5/Guilherme%20Azevedo_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Design_UFPE.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/1/Guilherme%20Azevedo_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Design_UFPE.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18309/4/Guilherme%20Azevedo_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Design_UFPE.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b1b6b7efb0618dc0001719db633402f e79062bfc7eb5faa75f6f7399e93bf20 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 27f9902f4fe999d5742495f753f3020a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310604923338752 |