Comportamento hipercultural associado ao hábito de jogar videogames comerciais e sua relação com os traços de personalidade sugeridos pelo sistema de facções da Série Divergente: um estudo do impacto do engajamento em videogames sobre desempenho acadêmico e carreira de estudantes de Administração de Empresas
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31886 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar os impactos do hábito de jogar Videogames comerciais e da Hipercultura, nas habilidades necessárias para a vida profissional de administradores com educação superior no Século 21. A partir da Teoria da Mediação Cognitiva e de diferentes princípios de Educação Adulta, foi demonstrado que a Hipercultura se expande e desenvolve através dos Videogames. Ao todo, 348 estudantes de Graduação em Administração, da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, Pernambuco, Brasil, foram entrevistados durante a segunda metade de 2016. Os dados resultantes foram submetidos às técnicas SSA e Teoria das Facetas de forma a obter uma visão multidimensional sintética das interações complexas subjacentes ao fenômeno em questão. Os resultados indicaram que: a) os videojogos parecem ser uma extensão da Hipercultura; b) a Hipercultura e os Videogames têm efeitos significativos e atuam de forma diferenciadas no desenvolvimento de capacidades que são de grande relevância para os executivos no Século 21, e; c) os processos sociocognitivos envolvidos nesta dinâmica promovem e se alinham com as dimensões da personalidade preconizadas pela série Divergente, notadamente, Erudite, Candor, Amity, Abnegation e Dauntless. |
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Os dados resultantes foram submetidos às técnicas SSA e Teoria das Facetas de forma a obter uma visão multidimensional sintética das interações complexas subjacentes ao fenômeno em questão. Os resultados indicaram que: a) os videojogos parecem ser uma extensão da Hipercultura; b) a Hipercultura e os Videogames têm efeitos significativos e atuam de forma diferenciadas no desenvolvimento de capacidades que são de grande relevância para os executivos no Século 21, e; c) os processos sociocognitivos envolvidos nesta dinâmica promovem e se alinham com as dimensões da personalidade preconizadas pela série Divergente, notadamente, Erudite, Candor, Amity, Abnegation e Dauntless.The present study aims to investigate the impact of the habit of playing commercial Videogames and Hyperculture in the development of skills necessary for the professional life of administrators with higher education in the 21st Century. From the Theory of Cognitive Mediation and different principles of Education Adult, it has been proposed that Hyperculture expands and develops through Videogames. A total of 348 undergraduate students in Business Administration at the Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brazil, were interviewed during the second half of 2016. The resulting data was subjected to the SSA and Facet Theory techniques in order to obtain a synthetic multidimensional view of the complex interactions underlying the phenomena in question. The results indicated that: a) video games appear to be an extension of Hyperculture; b) Hyperculture and Videogames have significant effects and act differently in the development of capacities that are of great relevance to executives in the 21st century; c) the sociocognitive processes involved in this dynamic promote and align with the dimensions of personality suggested by the Divergent Series, namely, Erudite, Candor, Amity, Abnegation e Dauntless.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVideogamesHiperculturaCompetênciasComportamento hipercultural associado ao hábito de jogar videogames comerciais e sua relação com os traços de personalidade sugeridos pelo sistema de facções da Série Divergente: um estudo do impacto do engajamento em videogames sobre desempenho acadêmico e carreira de estudantes de Administração de Empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Jaelison Rodrigues de Souza.pdf.jpgTESE Jaelison Rodrigues de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1443https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31886/5/TESE%20Jaelison%20Rodrigues%20de%20Souza.pdf.jpg1f2a89bde6ef4a376b26184d16603520MD55ORIGINALTESE Jaelison Rodrigues de Souza.pdfTESE Jaelison Rodrigues de Souza.pdfapplication/pdf4352933https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31886/1/TESE%20Jaelison%20Rodrigues%20de%20Souza.pdfffbf822975eb5a3f01e804424d0dc213MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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