Educação em Martinho Lutero e em Paulo Freire: tessitura de vida, conhecimento e emancipação na Pró Ludus (Gravatá – PE).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, William Francisco da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32570
Resumo: A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA), na linha de pesquisa: Educação, Estado e Diversidade. Incide na intencionalidade de uma investigação tendo como objetivo distinguir e aproximar de maneira dialógica alguns princípios das pedagogias luterana e freireana, mediante a práxis pedagógica dos/as atores/atrizes sociais da Associação Luterana Pró-desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais – PRO LUDUS – O caminho, situada no bairro Riacho do Mel - Gravatá - PE. A questão-problema que orientou o nosso itinerário epistêmico foi o seguinte: Como é possível aproximar as pedagogias luterana e freireana a partir da práxis pedagógica tecida pela Pro Ludus? Não obstante, o distanciamento espaço-temporal entre Lutero e Freire, com as especificidades contextuais, materiais e simbólicas, situamos os aspectos relevantes das suas empreitadas educativo-políticas que fortalecem a ação social de cunho pedagógico dos protagonistas da referida associação, consubstanciando a concepção de uma educação humanizadora e libertadora. As penhoras da autonomia dos sujeitos aprendentes, da educação como elemento emancipador e humanizador, bem como da luta coletiva por uma educação pública, laica e gratuita fazem parte do repertório tanto de Marinho Lutero como de Paulo Freire em seus respectivos territórios e períodos distintos e distantes. Ambos se encontram na salvaguarda dos princípios fundantes de Educação e Mudança, de Educação e Ludicidade, além da livre interpretação da vida e dos escritos sagrados, aparentemente, intocáveis. Epistemologicamente, inspiram-se nas teorias da Reforma Protestante e acerca de Lutero, contando com a contribuição de pensadores/as como Guido , José Rubens Jardilino, Walter Altmann, Vanderlei Defreyn, Luciene Barbosa, dentre outros/as; nas abordagens teológicas, sobretudo, as de natureza libertadora, contamos com as contribuições de Martinho Lutero, Gustavo Gutiérrez, Leonardo Boff, José Comblin, Rubem Alves, dentre outros; no tangente à educação, realizamos uma discussão com recorte na educação popular, mediante as contribuições de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Sérgio Abranches, Alder Júlio Calado, Carlos Nuñes Hurtado, Everaldo Silva, Allene Lage, José Francisco de Souza, dentre outros/as. Acerca das questões metodológicas utilizamo-nos da abordagem qualitativa, de cunho compreensivo-analítico, em Bernadete Gatti. O itinerário compreensivo foi tracejado pelas discussões compreensivo-conceituais e a aproximação analítica foi conduzida segundo a proposta de Estudo de Caso, tendo a Pro Ludus como campo empírico. Para a coleta dos dados elegemos as técnicas da observação participante, conversas informações e da realização de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos. Em se tratando da análise dos dados, servimo-nos da análise de conteúdo, com recorte temático, em Laurence Bardin. Como resultado da presente investigação, constatamos que há uma relação aproximada entre as pedagogias de Martinho Lutero e de Paulo Freire, tendo destaque a emancipação dos sujeitos sociais, a defesa da universalização do acesso ao ensino, a formação humana e a transformação das realidades. Ademais, os pontos de diálogo entre ambos, mediante as categorias de Liberdade e autonomia, corpo consciente e ludicidade e a práxis pedagógica libertadora.
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A questão-problema que orientou o nosso itinerário epistêmico foi o seguinte: Como é possível aproximar as pedagogias luterana e freireana a partir da práxis pedagógica tecida pela Pro Ludus? Não obstante, o distanciamento espaço-temporal entre Lutero e Freire, com as especificidades contextuais, materiais e simbólicas, situamos os aspectos relevantes das suas empreitadas educativo-políticas que fortalecem a ação social de cunho pedagógico dos protagonistas da referida associação, consubstanciando a concepção de uma educação humanizadora e libertadora. As penhoras da autonomia dos sujeitos aprendentes, da educação como elemento emancipador e humanizador, bem como da luta coletiva por uma educação pública, laica e gratuita fazem parte do repertório tanto de Marinho Lutero como de Paulo Freire em seus respectivos territórios e períodos distintos e distantes. Ambos se encontram na salvaguarda dos princípios fundantes de Educação e Mudança, de Educação e Ludicidade, além da livre interpretação da vida e dos escritos sagrados, aparentemente, intocáveis. Epistemologicamente, inspiram-se nas teorias da Reforma Protestante e acerca de Lutero, contando com a contribuição de pensadores/as como Guido , José Rubens Jardilino, Walter Altmann, Vanderlei Defreyn, Luciene Barbosa, dentre outros/as; nas abordagens teológicas, sobretudo, as de natureza libertadora, contamos com as contribuições de Martinho Lutero, Gustavo Gutiérrez, Leonardo Boff, José Comblin, Rubem Alves, dentre outros; no tangente à educação, realizamos uma discussão com recorte na educação popular, mediante as contribuições de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Sérgio Abranches, Alder Júlio Calado, Carlos Nuñes Hurtado, Everaldo Silva, Allene Lage, José Francisco de Souza, dentre outros/as. Acerca das questões metodológicas utilizamo-nos da abordagem qualitativa, de cunho compreensivo-analítico, em Bernadete Gatti. O itinerário compreensivo foi tracejado pelas discussões compreensivo-conceituais e a aproximação analítica foi conduzida segundo a proposta de Estudo de Caso, tendo a Pro Ludus como campo empírico. Para a coleta dos dados elegemos as técnicas da observação participante, conversas informações e da realização de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos. Em se tratando da análise dos dados, servimo-nos da análise de conteúdo, com recorte temático, em Laurence Bardin. Como resultado da presente investigação, constatamos que há uma relação aproximada entre as pedagogias de Martinho Lutero e de Paulo Freire, tendo destaque a emancipação dos sujeitos sociais, a defesa da universalização do acesso ao ensino, a formação humana e a transformação das realidades. Ademais, os pontos de diálogo entre ambos, mediante as categorias de Liberdade e autonomia, corpo consciente e ludicidade e a práxis pedagógica libertadora.The presente master’s dissertation thesis is linked to the Post-graduation Program in Contemporary Education, from the Federal University of Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA), in the line of research: Education, State and Diversity. It affects in the intentionality of an investigation, aiming to distinguish and approach, in a dialogical manner, some principles of Lutheran and Freirean pedagogy, through the pedagogical praxisof the social actors/actresses from the Lutheran Association Pro-development and Universalization of the social rights – PRO LUDUS – the way, situated in the Riacho do Mel district in Gravatá-PE. The question-problem that oriented our epistemic itinerary was as follows: How is it possible to approach Lutheran and Freirean pedagogies from the pedagogical praxis woven by Pro Ludus? However, the temporal-space distance between Luther and Freire, with the contextual, material and symbolic specificities, we have described the relevant aspects of their educational-political contracts that strengthens the social actions with pedagogical nature from the protagonists of this association, consubstantiating the conception of a humanizer and liberating education. The liens of autonomy of the learners, from the education as a humanizer and emancipator element, as well as from the collective fight for a public, laic and free education, are part of the repertory of both Martin Luther and Freire in their respective territories, distant and distinct periods. Both meet in the safeguard of the founding principles of Education and Changing, of Education and Ludicity, beyond the free interpretation of life and the sacred writings, apparently, untouchables. Epistemologically, they inspire themselves on the theories of the Protestant Reformation and on Luther, counting on the contribution of thinkers like Guido ZAGHENI, José Rubens Jardilino, Walter Altmann, VanderleiDefreyn, Luciene Barbosa, among others; in theological approaches, above all, the ones of liberating nature, we counted on the contributions of Martin Luther, Gustavo Gutiérrez, Leonardo Boff, José Comblin, Ruben Alves, among others; on the tangent to education, we performed a discussion with a cut in popular education, through the contributions of Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Sergio Abranches, Alder Júlio Calado, Carlos Nuñes Hurtado, Everaldo Silva, Allene Lage, José Francisco de Souza, among others. About methodological issues, we used the qualitative approach, of comprehensive-analytical nature, in Bernadete Gatti. The comprehensive itinerary was lined by the discussions comprehensive-conceptual and the analytic approach was led following the suggestion of Case Study, having the PRO-LUDUS as an empiric field. To the data collection, we elected the techniques from participant observation, informed conversations and from the performance of interviews semi structured with the subjects. In the case of data analysis, we served ourselves with the content analysis, with a thematic cut, in Lawrence Bardin. As a result of the present investigation, we verified that there is an approached relation between the pedagogies of Martin Luther and Paulo Freire, having as a highlight the emancipation of the social subjects, the defense of the universal access to education, the human formation and the reality transformation. Furthermore, the dialogue points between both, through the categories of freedom and autonomy, conscious body and ludicity and the life-saver pedagogy praxis.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLutero, Martinho, 1483-1546Freire, Paulo, 1921-1997Educação - FilosofiaAssociação Luterana Pró Desenvolvimento e Universalização de Direitos HumanosEducação em Martinho Lutero e em Paulo Freire: tessitura de vida, conhecimento e emancipação na Pró Ludus (Gravatá – PE).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO William Francisco da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO William Francisco da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32570/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20William%20Francisco%20da%20Silva.pdf.jpgdce987b00061fb088aee5cc890ee9765MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO William Francisco da Silva.pdfDISSERTAÇÃO William Francisco da Silva.pdfapplication/pdf3039332https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32570/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20William%20Francisco%20da%20Silva.pdf7c9549b9dd2b4be99c24b6d768930f61MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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