Desenvolvimento de revestimentos super-hidrofóbicos eletrodepositados de níquel sobre liga de alumínio 7050 para melhoria da resistência à corrosão, ao desgaste e à formação de gelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jedaías Januário da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000054jx
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55552
Resumo: Uma superfície metálica pode apresentar baixa molhabilidade através da formação de uma estrutura rugosa com dimensões micro/nanométricas combinada com um agente redutor de energia de superfície. Quando o ângulo de contato e de deslizamento são ≥ 150° e ≤ 10°, respectivamente, a superfície é classificada como super-hidrofóbica (SHF). Por repelirem fortemente a água, essas superfícies apresentam característica autolimpante e protegem o substrato contra eletrólitos corrosivos, além disso, possuem o potencial de impedir ou mitigar a formação de gelo sobre a parte externa da aeronave, aumentando a segurança do voo e contribuindo também para o aumento da sua eficiência energética. Entre as formas de revestir um material, a eletrodeposição é um método de fabricação de revestimentos versátil, de baixo custo e amplamente utilizado na produção de materiais nanocompósitos. Dentre os vários materiais utilizados na indústria aeroespacial a liga de alumínio aeronáutico AA7050 apresenta grande destaque devido a sua baixa densidade, boas propriedades mecânicas e resistência à corrosão. Apesar disso, o alumínio quando exposto às condições extremas como meios corrosivos e submetidas a solicitações mecânicas intensas, bem como processos de desgaste, podem reduzir o tempo de vida útil das peças. Consequentemente, custos associados com manutenção e reposição de peças aumentam, além de agravar o risco associado a possíveis acidentes. Neste trabalho foram aplicados revestimentos à base de níquel contendo nanotubos de carbono de paredes múltiplas (NTCPM) por eletrodeposição em solução aquosa e alcoólica na liga de alumínio AA7050. Os revestimentos com partículas de NTCPM apresentaram os maiores ângulos de contato de até 158,35° e ângulos de deslizamento de aproximadamente 1°, evidenciando o comportamento super-hidrofóbico. Além disso, os testes de adesão, rolamento e autolimpeza demonstraram eficiência na repelência de água. A partir do teste de resistência à formação de gelo, o revestimento com partículas de NTCPM apresentou melhor desempenho, retardando a formação de gelo em até 720 segundos. As análises por microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva confirmaram a presença de uma estrutura de rugosidade hierárquica semelhante a um couve-flor, também obtida por outros autores, composta pelos elementos Ni, Cl, C e O, que foram os elementos presentes nas moléculas dos banhos eletroquímicos. As análises de DRX e FTIR comprovaram a presença de fases de níquel nos revestimentos, e o grupo funcional carboxilato do agente redutor de energia de superfície utilizado durante o processo de eletrodeposição, respectivamente. Foi realizado um estudo da influência do fenômeno de desgaste na molhabilidade das superfícies e a condição duplamente revestida, com o revestimento contendo NTCPM, apresentando maior durabilidade, preservando a super-hidrofobicidade, sendo cinco vezes mais resistente à abrasão. Os ensaios eletroquímicos de curvas de polarização potenciodinâmica linear apresentaram boas características protetivas do revestimento em algumas das condições analisadas.
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Por repelirem fortemente a água, essas superfícies apresentam característica autolimpante e protegem o substrato contra eletrólitos corrosivos, além disso, possuem o potencial de impedir ou mitigar a formação de gelo sobre a parte externa da aeronave, aumentando a segurança do voo e contribuindo também para o aumento da sua eficiência energética. Entre as formas de revestir um material, a eletrodeposição é um método de fabricação de revestimentos versátil, de baixo custo e amplamente utilizado na produção de materiais nanocompósitos. Dentre os vários materiais utilizados na indústria aeroespacial a liga de alumínio aeronáutico AA7050 apresenta grande destaque devido a sua baixa densidade, boas propriedades mecânicas e resistência à corrosão. Apesar disso, o alumínio quando exposto às condições extremas como meios corrosivos e submetidas a solicitações mecânicas intensas, bem como processos de desgaste, podem reduzir o tempo de vida útil das peças. Consequentemente, custos associados com manutenção e reposição de peças aumentam, além de agravar o risco associado a possíveis acidentes. Neste trabalho foram aplicados revestimentos à base de níquel contendo nanotubos de carbono de paredes múltiplas (NTCPM) por eletrodeposição em solução aquosa e alcoólica na liga de alumínio AA7050. Os revestimentos com partículas de NTCPM apresentaram os maiores ângulos de contato de até 158,35° e ângulos de deslizamento de aproximadamente 1°, evidenciando o comportamento super-hidrofóbico. Além disso, os testes de adesão, rolamento e autolimpeza demonstraram eficiência na repelência de água. A partir do teste de resistência à formação de gelo, o revestimento com partículas de NTCPM apresentou melhor desempenho, retardando a formação de gelo em até 720 segundos. 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Os ensaios eletroquímicos de curvas de polarização potenciodinâmica linear apresentaram boas características protetivas do revestimento em algumas das condições analisadas.FACEPEA metal surface can exhibit low wettability through the formation of a hierarchical roughness structure in the micro/nanometer dimensions in association with a surface energy-reducing agent. When the contact and slip angles are ≥ 150° and ≤ 10°, respectively, the surface is characterized as superhydrophobic (SHF). By strongly repelling water, these surfaces have a self-cleaning characteristic and protect the substrate against corrosive electrolytes, in addition, they have the potential to prevent or mitigate the formation of ice on the outside of the aircraft, increasing flight safety and its energy efficiency. Among the ways to coat a material, electrodeposition is a versatile, low-cost and widely used coating manufacturing method in the production of nanocomposite materials. Among the various materials used in the aerospace industry, the aeronautical aluminum alloy AA7050 presents great prominence due to its low density, good mechanical properties and corrosion resistance. Despite this, aluminum when exposed to extreme conditions such as corrosive media and subjected to intense mechanical stresses, as well as wear processes, can reduce the life span of parts. Consequently, costs associated with maintenance and replacement of parts increase, in addition to aggravating the risk associated with possible accidents. In this work, nickel-based coatings containing multi-walled carbon nanotubes (MWCNT) were applied by electrodeposition in aqueous and alcoholic solution on the surface of 7050 aluminum alloy. The coatings with MWCNT particles presented the highest contact angles of up to 158.35° and sliding angles of approximately 1°, evidencing the superhydrophobic behavior. Additionally, adhesion, rolling, and self-cleaning tests showed efficiency in water repellency. In the ice formation resistance test, the coating with NTCPM particles exhibited superior performance, delaying ice formation by up to 720 seconds. The analysis by scanning electron microscopy and energy dispersive spectroscopy confirmed the presence of a hierarchical roughness structure similar to a cauliflower, also obtained by other authors, composed of the elements Ni, Cl, C and O, which were the elements present in the molecules of the electrochemical baths. The XRD and FTIR analyses proved the presence of nickel phases in the coatings, and the carboxylate functional group of the surface energy reducing agent used during the electrodeposition process, respectively. A study of the influence of the wear phenomenon on the wettability of the surfaces was carried out and the doubly coated condition, with the second coating containing MWCNT, presented better durability, preserving the super-hydrophobicity, being five times more resistant to abrasion. The electrochemical tests of linear potentiodynamic polarization curves showed good protective characteristics of the coating in some of the analyzed conditions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AeroespacialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia AeroespacialEletrodeposiçãoSuper-hidrofobicidadeNanotubos de carbono multiparedesNíquelLigas de alumínio aeronáuticoAA7050Resistência a formação de geloResistência à corrosãoEfeito do desgasteDesenvolvimento de revestimentos super-hidrofóbicos eletrodepositados de níquel sobre liga de alumínio 7050 para melhoria da resistência à corrosão, ao desgaste e à formação de geloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Jedaías Januário da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Jedaías Januário da Silva.pdfapplication/pdf5211068https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55552/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jeda%c3%adas%20Janu%c3%a1rio%20da%20Silva.pdf3739ee1e9db7540d76258b7cf209265aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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