Conhecimentos de professores alfabetizadores sobre utilização de jogos no ensino da matemática: uma análise sob a perspectiva da teoria da base do conhecimento do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Ana Paula de Araújo Cavalcanti de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000jww3
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29223
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa a respeito do conhecimento do professor sobre a utilização de jogos matemáticos no Ciclo de Alfabetização. O objeto de estudo surgeda hipótese construída a partir da experiência profissional da pesquisadora e de observações empíricas sobre o fato de que muitos professores não refletem sobre os conhecimentos que mobilizam no tocante a atividade docente envolvendo jogos matemáticos; assim como reconhecendo que existe uma tendência de escolas e órgãos oficiais de indicar o uso de jogos como recurso didático. A partir desse contexto, há uma investida em responder: quais os conhecimentos que os professores alfabetizadores possuem sobre utilização de jogos matemáticos? Quais categorias de conhecimento mobilizam ou priorizam ao usar um jogo matemático? Qual é a fonte desses conhecimentos? Embora diversos estudos na área de Educação Matemática tenham buscadoestabelecer conceitos e concepções sobre o emprego do jogo na Educação, como os conduzidos por Macedo; Petty; Passos (2000); Grando (2000, 2004, 2005); Dohme (2008); Kishimoto (1994, 2011); Muniz (2014) e outros, ainda há impressão de que existe uma lacuna sobre a natureza e sentido do jogo. Ademais, não são vastos os estudos que visam identificar conhecimentos dos professores, no sentido discutido. Em função da situação posta, este trabalho foi desenvolvido. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos principais objetivos são: (1)Categorizar os conhecimentos declarados por professores sobre jogo matemático no Ciclo de Alfabetização; (2)Identificar os eixos estruturantes da Matemática que prevalecem nas escolhas dos professores por jogos matemáticos e dentro desses, quais blocos de conteúdos são priorizados; (3)Especificar funções que professores alfabetizadores dão para a utilização de jogos no ensino da matemática e (4)Analisar como professores alfabetizadores dizem agir em situações envolvendo jogos no ensino da matemática. Esta pesquisa apoia-se nos estudos de Shulman (1986, 1987, 1992, 2001, 2004, 2005, 2007) como referencial teórico para fundamentar a análise. A coleta dos dados foi feita mediante dois instrumentos: questionário e relato de experiência. O questionário foi respondido por 80 (oitenta) sujeitos (professores alfabetizadores, alguns ocupando a função de orientadores de estudo do PNAIC). Os relatos de experiência foram produzidos por 26 (vinte e seis) dos 80 (oitenta) sujeitos, que disponibilizaram suas impressões sobre a prática com jogos matemáticos. Os dados revelam o quanto é complexo conceituar e estabelecer funções para jogo matemático, assim como analisar o conhecimento do professor, visto as limitações do nosso instrumento, que se baseia no discurso escrito. No entanto, ficou evidente a viabilidade do emprego das categorias de conhecimento de Shulman, quando pretende-se analisar o conhecimento geral do professor, independentemente da disciplina que leciona ou do emprego dessas categorias como sustentabilidade para outras.
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Quais categorias de conhecimento mobilizam ou priorizam ao usar um jogo matemático? Qual é a fonte desses conhecimentos? Embora diversos estudos na área de Educação Matemática tenham buscadoestabelecer conceitos e concepções sobre o emprego do jogo na Educação, como os conduzidos por Macedo; Petty; Passos (2000); Grando (2000, 2004, 2005); Dohme (2008); Kishimoto (1994, 2011); Muniz (2014) e outros, ainda há impressão de que existe uma lacuna sobre a natureza e sentido do jogo. Ademais, não são vastos os estudos que visam identificar conhecimentos dos professores, no sentido discutido. Em função da situação posta, este trabalho foi desenvolvido. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos principais objetivos são: (1)Categorizar os conhecimentos declarados por professores sobre jogo matemático no Ciclo de Alfabetização; (2)Identificar os eixos estruturantes da Matemática que prevalecem nas escolhas dos professores por jogos matemáticos e dentro desses, quais blocos de conteúdos são priorizados; (3)Especificar funções que professores alfabetizadores dão para a utilização de jogos no ensino da matemática e (4)Analisar como professores alfabetizadores dizem agir em situações envolvendo jogos no ensino da matemática. Esta pesquisa apoia-se nos estudos de Shulman (1986, 1987, 1992, 2001, 2004, 2005, 2007) como referencial teórico para fundamentar a análise. A coleta dos dados foi feita mediante dois instrumentos: questionário e relato de experiência. O questionário foi respondido por 80 (oitenta) sujeitos (professores alfabetizadores, alguns ocupando a função de orientadores de estudo do PNAIC). Os relatos de experiência foram produzidos por 26 (vinte e seis) dos 80 (oitenta) sujeitos, que disponibilizaram suas impressões sobre a prática com jogos matemáticos. Os dados revelam o quanto é complexo conceituar e estabelecer funções para jogo matemático, assim como analisar o conhecimento do professor, visto as limitações do nosso instrumento, que se baseia no discurso escrito. No entanto, ficou evidente a viabilidade do emprego das categorias de conhecimento de Shulman, quando pretende-se analisar o conhecimento geral do professor, independentemente da disciplina que leciona ou do emprego dessas categorias como sustentabilidade para outras.This work is a research about the teacher's knowledge of the use of mathematical games in Literacy Cycle. The study object comes from the hypothesis constructed from the experience of the researcher and empirical observations about the fact that many teachers do not reflect on the knowledge that mobilize about teaching activity involving mathematical games; as well as recognizing that there is a tendency schools and official bodies to indicate the use of games as a teaching resource. From this context, there is a charge to answer: what knowledge that literacy teachers have on the use of mathematical games? What categories of knowledge mobilize or priorize when using a mathematical game? What is the source of this knowledge? Although several studies in mathematics education area has tried to establish concepts and views on the use of game in Education, as conducted by Macedo; Petty; Passos (2000); Grando (2000, 2004, 2005); Dohme (2008); Kishimoto (1994, 2011); Muniz (2014) and others, there is still an impression that exists a gap about natures when we discuss about the game. In addition, They are not seen studies aimed at identifying knowledge of teachers in the sense discussed. Depending on the situation put, this work was developed. This is a qualitative research, whose main objectives are: (1) Categorize knowledge declared by teachers on mathematical game in Literacy Cycle; (2) Identify the structural axes of mathematics that prevail in the teachers' choices by mathematicians and in these games, which blocks of content are prioritized; (3) specify functions that literacy teachers give for the use of games in the teaching of mathematics and (4) Analyze how literacy teachers claim to act in situations involving games in teaching mathematics. This research is based on studies of Shulman (1986, 1987, 1992, 2001, 2004, 2005, 2007) as a theoretical framework to support the analysis. The data collection was done by two instruments: questionnaire and reporting of the experience. The questionnaire was answered by 80 (eighty) subjects (literacy teachers, some occupying the guiding function study of PNAIC) The experience reports were produced by 26 (twenty-six) of eighty (80) individuals, that provides their views on the practice with mathematical games. The data shows how complex conceptualize and establish functions for mathematical game, as well as analyze the teacher's knowledge, seen the limitations of our instrument, which is based on speech writing. However, it was evident the feasibility of the use of Shulman's categories of knowledge, when you want to analyze the general knowledge of the teacher, regardless of the discipline that teaches or employment of these categories such as sustainability to others.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMatemática - Estudo e ensinoProfessores alfabetizadoresJogos no ensino de matemáticaAlfabetizaçãoUFPE - Pós GraduaçãoConhecimentos de professores alfabetizadores sobre utilização de jogos no ensino da matemática: uma análise sob a perspectiva da teoria da base do conhecimento do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ana Paula de Araujo Cavalcanti de Barros.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ana Paula de Araujo Cavalcanti de Barros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29223/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Paula%20de%20Araujo%20Cavalcanti%20de%20Barros.pdf.jpg7f399e13615d12bd69eced555cb59270MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Paula de Araujo Cavalcanti de Barros.pdfDISSERTAÇÃO Ana Paula de Araujo Cavalcanti de Barros.pdfapplication/pdf2033410https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29223/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Paula%20de%20Araujo%20Cavalcanti%20de%20Barros.pdf1298d8a7167dd875cdf5fae764519bc2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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