Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Larissa de Pinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26382
Resumo: Nossa investigação se dedica à análise das representações sociais sobre mulheres latinas reproduzidas pela Lifetime através da série Devious Maids, lançada em 2013. De modo geral, questionamos se a natureza das representações sociais (re)produzidas na série rompe com a história de papéis secundários, baseados em estereotipias, e com a projeção de inferioridade social e a opressão cultural das mulheres latinas. Nosso estudo é desenvolvido em uma perspectiva multimodal e voltado para os planos contextuais e constitutivos e semióticodiscursivos da narrativa. No que diz respeito ao plano contextual e constitutivo, distinguimos como macrocategoria de análise os processos de produção, recepção e transmissão, por um lado, e universo diegético, por outro. Para a primeira macrocategoria deste plano, tomamos como microcategorias a escolha de diretores, elenco, índices de audiência; enquanto para a segunda, consideramos microcategorias a composição do título, o slogan da série, a vinheta e os títulos de cada episódio. O estudo do plano semiótico-discursivo, por sua vez, tomou como macrocategoria os modos visual, sonoro e verbal, analisados através dos vetores de representação do modo orquestrador de filmagem (ângulo, enquadramento e iluminação) e visual (cenário e figurino) e dos modos contribuintes de som (trilha sonora e fala em aspectos fonológicos), de ação dramática (movimentos e gestos) e de ação verbal (falas, discursos). A investigação do universo diegético da série permitiu compreender como o tempo e o espaço, ancorados em aspectos do mundo real, sugeriram verossimilhança de ações entre a ficção e a não ficção, ao passo que as biografias das personagens latinas deixaram em evidência temas de suas representações sociais na série. A partir desses temas, constatamos que o macrotema étnico (central para a representação social sobre as protagonistas latinas) é realizado por uma série de microtemas (estereotipia, sotaque, maternidade, sexualidade, religiosidade e liberdade financeira) usados para análise semiótico-discursiva das cenas. Ao final dessa análise, afirmamos que a Lifetime reproduz representações sociais sobre as mulheres latinas na série Devious Maids as quais, ao mesmo tempo em que as posicionam como protagonistas de suas narrativas, não as libertam de expectativas culturais esterotípicas, tanto em função da cultura americana quanto de suas próprias culturas. Nesse sentido, a Lifetime retoma e dá continuidade a representações construídas a partir da inferioridade econômica e social, bem como da vulnerabilidade sexual dessas mulheres. Em contrapartida, quando tais mulheres reclamam, narrativamente, poder de agência, são caracterizadas como diabólicas e manipuladoras. É possível, portanto, afirmar que as representações são fruto de posicionamentos ideológicos muitas vezes contraditórios e sempre implícitos, orientados para empoderar ou subjulgar grupos sociais e seus membros – o que torna urgente seu estudo em produtos midiáticos, cujo publico consumidor se torna cada vez mais intangível no mundo globalizado.
id UFPE_5243fff5ac90ca67fc215b6293a60eca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/26382
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CAVALCANTI, Larissa de Pinhohttp://lattes.cnpq.br/7660087236639667http://lattes.cnpq.br/6586979705254421BARROS, Kazue Saito Monteiro deHOFFNAGEL, Judith Chambliss2018-09-10T23:18:29Z2018-09-10T23:18:29Z2017-08-04https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26382Nossa investigação se dedica à análise das representações sociais sobre mulheres latinas reproduzidas pela Lifetime através da série Devious Maids, lançada em 2013. De modo geral, questionamos se a natureza das representações sociais (re)produzidas na série rompe com a história de papéis secundários, baseados em estereotipias, e com a projeção de inferioridade social e a opressão cultural das mulheres latinas. Nosso estudo é desenvolvido em uma perspectiva multimodal e voltado para os planos contextuais e constitutivos e semióticodiscursivos da narrativa. No que diz respeito ao plano contextual e constitutivo, distinguimos como macrocategoria de análise os processos de produção, recepção e transmissão, por um lado, e universo diegético, por outro. Para a primeira macrocategoria deste plano, tomamos como microcategorias a escolha de diretores, elenco, índices de audiência; enquanto para a segunda, consideramos microcategorias a composição do título, o slogan da série, a vinheta e os títulos de cada episódio. O estudo do plano semiótico-discursivo, por sua vez, tomou como macrocategoria os modos visual, sonoro e verbal, analisados através dos vetores de representação do modo orquestrador de filmagem (ângulo, enquadramento e iluminação) e visual (cenário e figurino) e dos modos contribuintes de som (trilha sonora e fala em aspectos fonológicos), de ação dramática (movimentos e gestos) e de ação verbal (falas, discursos). A investigação do universo diegético da série permitiu compreender como o tempo e o espaço, ancorados em aspectos do mundo real, sugeriram verossimilhança de ações entre a ficção e a não ficção, ao passo que as biografias das personagens latinas deixaram em evidência temas de suas representações sociais na série. A partir desses temas, constatamos que o macrotema étnico (central para a representação social sobre as protagonistas latinas) é realizado por uma série de microtemas (estereotipia, sotaque, maternidade, sexualidade, religiosidade e liberdade financeira) usados para análise semiótico-discursiva das cenas. Ao final dessa análise, afirmamos que a Lifetime reproduz representações sociais sobre as mulheres latinas na série Devious Maids as quais, ao mesmo tempo em que as posicionam como protagonistas de suas narrativas, não as libertam de expectativas culturais esterotípicas, tanto em função da cultura americana quanto de suas próprias culturas. Nesse sentido, a Lifetime retoma e dá continuidade a representações construídas a partir da inferioridade econômica e social, bem como da vulnerabilidade sexual dessas mulheres. Em contrapartida, quando tais mulheres reclamam, narrativamente, poder de agência, são caracterizadas como diabólicas e manipuladoras. É possível, portanto, afirmar que as representações são fruto de posicionamentos ideológicos muitas vezes contraditórios e sempre implícitos, orientados para empoderar ou subjulgar grupos sociais e seus membros – o que torna urgente seu estudo em produtos midiáticos, cujo publico consumidor se torna cada vez mais intangível no mundo globalizado.CAPESOur investigation focuses on social representations of latinas (re)produced by Lifetime through the series Devious Maids, released in 2013. Generally, we investigate whether the nature of such representations distances itself from the history of secondary roles based on stereotypes and the projection of social inferiority and cultural oppression for latina women. As a multimodal perspective is adopted in the research, we concentrate our analysis on both contextual and constitutive and semiotic-discursive dimensions of the series. Regarding the contextual and constitutive dimension, the macrocategory of analysis processes of production, reception and transmission was devised on one hand, and of diegetic universe on the other. The microcategories that compose the former are the choice of directors, script writers and actors, and the latter, the visual composition of the title of the series, its slogan, opening and episode title. On the semiotic-discursive dimension, visual, auditory and verbal modes were macrocategories of analysis realized by the vectors of representation orchestrating mode of filming (angle, framing, light) and visual (setting and figurine) and the contributing modes of sound (soundtrack and speech), dramatic action (movements and gesture) and verbal action (character’s lines and discourses). By looking at the narrative, we realized how time and space, anchored in aspects of the real world, suggested convergence of fiction and non-fiction; while the biographies for the latina protagonists made evident the use of certain themes to compose their social representations in the series. Through these themes, it was noted that ethnicity as a macrotheme was realized through a series of microthemes (stereotypes, accent, motherhood, sexuality, religion and financial independence) which were used in the semioticdiscursive analysis of the scenes. As a result, it was possible to observe that Lifetime produces social representations of Latinas that albeit protagonists are still grounded on stereotypical expectations both in their own cultures and in relation to the American culture. Lifetime then (re)produces previous representations for these women built on the notion of social/economic inferiority and sexual vulnerability, and that project them as manipulative and diabolic when they assume narrative agency. Therefore, it is possible to affirm that social representations derive from ideological positioning often contradictory and implicit, oriented towards empowering or subjugating social groupos and their members – which is enough to stress the relevance of studies focused on midiatic products that are consumed by increasingly untangible globalized audiences.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentações sociaisMulheres latinasMultimodalidadeSéries televisivasDevious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Larissa de Pinho Cavalcanti.pdf.jpgTESE Larissa de Pinho Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/5/TESE%20Larissa%20de%20Pinho%20Cavalcanti.pdf.jpgf12fed7b7ff7b01c92267184636fddecMD55ORIGINALTESE Larissa de Pinho Cavalcanti.pdfTESE Larissa de Pinho Cavalcanti.pdfapplication/pdf6568406https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/1/TESE%20Larissa%20de%20Pinho%20Cavalcanti.pdfb44dc49669a2f5ddd18ea88b864e6bc6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Larissa de Pinho Cavalcanti.pdf.txtTESE Larissa de Pinho Cavalcanti.pdf.txtExtracted texttext/plain539519https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/4/TESE%20Larissa%20de%20Pinho%20Cavalcanti.pdf.txt066de09a0dbe6f8a5a919a32eba0bb35MD54123456789/263822019-10-25 10:00:42.369oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:00:42Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal
title Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal
spellingShingle Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal
CAVALCANTI, Larissa de Pinho
Representações sociais
Mulheres latinas
Multimodalidade
Séries televisivas
title_short Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal
title_full Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal
title_fullStr Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal
title_full_unstemmed Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal
title_sort Devious Maids: representações sociais sobre as mulheres latinas em uma perspectiva multimodal
author CAVALCANTI, Larissa de Pinho
author_facet CAVALCANTI, Larissa de Pinho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7660087236639667
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6586979705254421
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, Larissa de Pinho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARROS, Kazue Saito Monteiro de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv HOFFNAGEL, Judith Chambliss
contributor_str_mv BARROS, Kazue Saito Monteiro de
HOFFNAGEL, Judith Chambliss
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Mulheres latinas
Multimodalidade
Séries televisivas
topic Representações sociais
Mulheres latinas
Multimodalidade
Séries televisivas
description Nossa investigação se dedica à análise das representações sociais sobre mulheres latinas reproduzidas pela Lifetime através da série Devious Maids, lançada em 2013. De modo geral, questionamos se a natureza das representações sociais (re)produzidas na série rompe com a história de papéis secundários, baseados em estereotipias, e com a projeção de inferioridade social e a opressão cultural das mulheres latinas. Nosso estudo é desenvolvido em uma perspectiva multimodal e voltado para os planos contextuais e constitutivos e semióticodiscursivos da narrativa. No que diz respeito ao plano contextual e constitutivo, distinguimos como macrocategoria de análise os processos de produção, recepção e transmissão, por um lado, e universo diegético, por outro. Para a primeira macrocategoria deste plano, tomamos como microcategorias a escolha de diretores, elenco, índices de audiência; enquanto para a segunda, consideramos microcategorias a composição do título, o slogan da série, a vinheta e os títulos de cada episódio. O estudo do plano semiótico-discursivo, por sua vez, tomou como macrocategoria os modos visual, sonoro e verbal, analisados através dos vetores de representação do modo orquestrador de filmagem (ângulo, enquadramento e iluminação) e visual (cenário e figurino) e dos modos contribuintes de som (trilha sonora e fala em aspectos fonológicos), de ação dramática (movimentos e gestos) e de ação verbal (falas, discursos). A investigação do universo diegético da série permitiu compreender como o tempo e o espaço, ancorados em aspectos do mundo real, sugeriram verossimilhança de ações entre a ficção e a não ficção, ao passo que as biografias das personagens latinas deixaram em evidência temas de suas representações sociais na série. A partir desses temas, constatamos que o macrotema étnico (central para a representação social sobre as protagonistas latinas) é realizado por uma série de microtemas (estereotipia, sotaque, maternidade, sexualidade, religiosidade e liberdade financeira) usados para análise semiótico-discursiva das cenas. Ao final dessa análise, afirmamos que a Lifetime reproduz representações sociais sobre as mulheres latinas na série Devious Maids as quais, ao mesmo tempo em que as posicionam como protagonistas de suas narrativas, não as libertam de expectativas culturais esterotípicas, tanto em função da cultura americana quanto de suas próprias culturas. Nesse sentido, a Lifetime retoma e dá continuidade a representações construídas a partir da inferioridade econômica e social, bem como da vulnerabilidade sexual dessas mulheres. Em contrapartida, quando tais mulheres reclamam, narrativamente, poder de agência, são caracterizadas como diabólicas e manipuladoras. É possível, portanto, afirmar que as representações são fruto de posicionamentos ideológicos muitas vezes contraditórios e sempre implícitos, orientados para empoderar ou subjulgar grupos sociais e seus membros – o que torna urgente seu estudo em produtos midiáticos, cujo publico consumidor se torna cada vez mais intangível no mundo globalizado.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-10T23:18:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-10T23:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26382
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/5/TESE%20Larissa%20de%20Pinho%20Cavalcanti.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/1/TESE%20Larissa%20de%20Pinho%20Cavalcanti.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26382/4/TESE%20Larissa%20de%20Pinho%20Cavalcanti.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f12fed7b7ff7b01c92267184636fddec
b44dc49669a2f5ddd18ea88b864e6bc6
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
066de09a0dbe6f8a5a919a32eba0bb35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310849691385856