Avaliação da eficiência da teleconsulta de enfermagem : pré-exames de colonoscopias em um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Andrea Paula Dourado
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000zz47
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56415
Resumo: Introdução: A colonoscopia é um exame utilizado para o rastreamento e a prevenção do câncer colorretal, considerado mundialmente como exame padrão-ouro para investigação desses casos. No Brasil, o câncer colorretal está como o terceiro tipo de câncer mais prevalente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Devido a preparação inadequada, o exame torna-se mais demorado, com maior risco de complicações, acarretando uma demora maior no diagnóstico e impedindo uma terapêutica adequada, levando, a uma remarcação, incremento da carga de trabalho e do custo com a assistência à saúde. O uso da Teleconsulta de Enfermagem no Setor de Endoscopia, pode produzir benefícios tanto para os pacientes quanto para a instituição. Objetivo: Avaliar a eficiência da Teleconsulta de Enfermagem para os pacientes que serão submetidos a colonoscopia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, que teve como participantes 164 pacientes que realizaram o exame de colonoscopia. Destes, foram distribuídos dois grupos, o primeiro orientado de forma presencial, 99 pacientes (grupo 1) e o segundo pela teleconsulta, 65 pacientes ( grupo 2). A partir da avaliação da qualidade do preparo para o exame, foi verificado nos dois grupos se a suficiência das informações repassadas por teleconsultas de Enfermagem, obteve sucesso na qualidade dos exames de acordo com a classificação realizada pelo examinador, sendo os resultados obtidos e analisados estatisticamente, através da tabulação dos dados em planilha do Microsoft Excel e por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: A qualidade do preparo do cólon no grupo 1 foi considerada boa (59,96 %), ruim (25,3%) e inadequada (15,2%). Já o grupo 2 mostrou-se boa (64,4%), ruim (18,6 %), (10,2%) inadequada, excelente (6,8 %). A faixa etária no grupo 1 foi adulto(20-59 anos) 49,5% e idoso(60+ anos) 50,5%, o grupo 2 jovem(0-19 anos) 3,1%, adulto 72,3% e idoso 24,1%. Em relação ao sexo, o grupo 1 mostrou 70,7% sexo feminino e 29,3% masculino, o grupo 2 72,3% feminino e 27,7% masculino. Já em relação a qualidade do preparo em relação aos horários dos exames realizados no período da manhã, no grupo 1 houve considerada boa(28%), ruim(17,2%) e inadequado(10%), o grupo 2 excelente(2%), boa(26,2%), ruim(12%) e inadequado(6,2%). No período da tarde o grupo 1 mostrou a qualidade boa(32%), ruim(11,1%), inadequado(2%) e o grupo 2 excelente(5%), boa(32,3%), ruim (4,6%) e inadequado (3,1%). Conclusão: De acordo com os resultados, foi observada a excelência nos exames do grupo orientado por teleconsulta de Enfermagem, mostrando que foi significativo o uso desta modalidade para os serviços de saúde nas orientações dos exames e que o estímulo dos serviços de saúde em adotar a prática de realizar o exame de colonoscopia no período da tarde, terá um potencial de melhorar a qualidade do preparo e limpeza do cólon.
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Devido a preparação inadequada, o exame torna-se mais demorado, com maior risco de complicações, acarretando uma demora maior no diagnóstico e impedindo uma terapêutica adequada, levando, a uma remarcação, incremento da carga de trabalho e do custo com a assistência à saúde. O uso da Teleconsulta de Enfermagem no Setor de Endoscopia, pode produzir benefícios tanto para os pacientes quanto para a instituição. Objetivo: Avaliar a eficiência da Teleconsulta de Enfermagem para os pacientes que serão submetidos a colonoscopia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, que teve como participantes 164 pacientes que realizaram o exame de colonoscopia. Destes, foram distribuídos dois grupos, o primeiro orientado de forma presencial, 99 pacientes (grupo 1) e o segundo pela teleconsulta, 65 pacientes ( grupo 2). A partir da avaliação da qualidade do preparo para o exame, foi verificado nos dois grupos se a suficiência das informações repassadas por teleconsultas de Enfermagem, obteve sucesso na qualidade dos exames de acordo com a classificação realizada pelo examinador, sendo os resultados obtidos e analisados estatisticamente, através da tabulação dos dados em planilha do Microsoft Excel e por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: A qualidade do preparo do cólon no grupo 1 foi considerada boa (59,96 %), ruim (25,3%) e inadequada (15,2%). Já o grupo 2 mostrou-se boa (64,4%), ruim (18,6 %), (10,2%) inadequada, excelente (6,8 %). A faixa etária no grupo 1 foi adulto(20-59 anos) 49,5% e idoso(60+ anos) 50,5%, o grupo 2 jovem(0-19 anos) 3,1%, adulto 72,3% e idoso 24,1%. Em relação ao sexo, o grupo 1 mostrou 70,7% sexo feminino e 29,3% masculino, o grupo 2 72,3% feminino e 27,7% masculino. Já em relação a qualidade do preparo em relação aos horários dos exames realizados no período da manhã, no grupo 1 houve considerada boa(28%), ruim(17,2%) e inadequado(10%), o grupo 2 excelente(2%), boa(26,2%), ruim(12%) e inadequado(6,2%). No período da tarde o grupo 1 mostrou a qualidade boa(32%), ruim(11,1%), inadequado(2%) e o grupo 2 excelente(5%), boa(32,3%), ruim (4,6%) e inadequado (3,1%). Conclusão: De acordo com os resultados, foi observada a excelência nos exames do grupo orientado por teleconsulta de Enfermagem, mostrando que foi significativo o uso desta modalidade para os serviços de saúde nas orientações dos exames e que o estímulo dos serviços de saúde em adotar a prática de realizar o exame de colonoscopia no período da tarde, terá um potencial de melhorar a qualidade do preparo e limpeza do cólon.Introduction: Colonoscopy is an exam used for the screening and prevention of colorectal cancer, considered worldwide as the gold standard exam for investigating these cases. In Brazil, colorectal cancer is the third most prevalent type of cancer among men and the second among women. Due to inadequate preparation, the exam takes longer, with a greater risk of complications, resulting in a longer delay in diagnosis and preventing adequate therapy, leading to rescheduling, increased workload, and healthcare costs. The use of Nursing Teleconsultation in the Endoscopy Sector can produce benefits for both patients and the institution. Objective: To evaluate the efficiency of Nursing Teleconsultation for patients who will undergo colonoscopy at the Hospital das Clínicas of the Federal University of Pernambuco. Method: This is descriptive research with a quantitative approach, which had 164 patients who underwent a colonoscopy exam as participants. Of these, two groups were distributed, the first oriented in person, 99 patients (group 1), and the second via teleconsultation, 65 patients (group 2). From the assessment of the quality of preparation for the exam, it was verified in both groups whether the sufficiency of the information passed on through Nursing teleconsultations, achieved success in the quality of the exams according to the classification carried out by the examiner, with the results obtained and analyzed statistically, by tabulating data in a Microsoft Excel spreadsheet and using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program. Results: The quality of colon preparation in group 1 was considered good (59.96%), poor (25.3%) and inadequate (15.2%). Group 2 was good (64.4%), bad (18.6%), inadequate (10.2%), and excellent (6.8%). The age group in group 1 was adult (20-59 years) 49.5% and elderly (60+ years) 50.5%, group 2 young (0-19 years) 3.1%, adult 72.3% and elderly 24.1%. Regarding sex, group 1 showed 70.7% female and 29.3% male, group 2 72.3% female and 27.7% male. Regarding the quality of preparation for the exam times carried out in the morning, in group 1 it was considered good (28%), bad (17.2%) and inadequate (10%), group 2 was considered excellent (2 %), good (26.2%), bad (12%) and inadequate (6.2%). In the afternoon, group 1 showed quality as good (32%), poor (11.1%), inadequate (2%) and group 2 as excellent (5%), good (32.3%), poor (4 .6%) and inadequate (3.1%). Conclusion: According to the results, excellence was observed in the exams of the group guided by nursing teleconsultation, showing that the use of this modality for health services in exam guidelines was significant and that the encouragement of health services to adopt the practice of performing colonoscopy exams in the afternoon has the potential to improve the quality of colon preparation and cleansing.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao e Economia da SaudeUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessColonoscopia – Serviços de enfermagem - TecnologiaEnfermagem em saúde públicaInformática na enfermagemProtocolos médicosAvaliação da eficiência da teleconsulta de enfermagem : pré-exames de colonoscopias em um hospital universitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Andrea Paula Dourado Vasconcelos.pdfDISSERTAÇÃO Andrea Paula Dourado Vasconcelos.pdfapplication/pdf2795532https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56415/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrea%20Paula%20Dourado%20Vasconcelos.pdfa5360c2e69f39860c428b8a2a1c444e3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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