Ser ou não ser universidade pública empreendedora, eis a questão : estratégia e estrutura em um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, João Paulo Oliveira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000011n2b
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46259
Resumo: Ser ou não ser Universidade Pública Empreendedora, eis a questão! Esse estudo inicia contemplando o contexto histórico de criação das Universidades bem como do entendimento e evolução de termos como Empreendedorismo e Inovação ao longo do tempo. Com o objetivo de entender como se dá essa interação entre estratégia e estrutura rumo a uma Universidade Empreendedora, esta pesquisa conta com embasamento teórico da Universidade Empreendedora como uma estratégia organizacional, além de cotejar teorias afeitas à relação entre estrutura e estratégia em teóricos como Chandler e Mintzberg. O desenho metodológico empregou pesquisa com abordagem qualitativa como estudo de caso Incorporado, analisando a UFPE e sua formatação multicampi. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa básica do tipo descritiva e documental, na qual foram acessados documentos e entrevistados nove gestores em várias posições na estrutura, tanto nos Campus quanto na reitoria. Os principais resultados apontam um esforço no direcionamento rumo à Universidade Empreendedora, com diversas ações e mudanças que corroboram nesse caminho, como a criação de unidades organizacionais especializadas e incorporação de objetivos vinculados ao empreendedorismo e inovação. Destaca-se a centralidade do docente na organização e em todas as instâncias decisórias, o que nesta pesquisa restou analisado como um dificultador da mudança: quer seja por sua presença em toda dinâmica decisória, quer pelo tipo de decisões (colegiadas). Percebeu-se, ainda, que os Campus apresentam estruturas semelhantes mas com singularidades, especialmente aqueles com uma inclinação histórica ao empreendedorismo, incorporando em sua estrutura especializações da Reitoria, numa espécie de replicação estrutural. Recomenda-se pesquisas comparativas com instituições de formação superior que logram objetivos satisfatórios e não-satisfatórios, relacionando casuísticamente ações, estrutura e resultados.
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spelling SILVA, João Paulo Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/2613929131770076http://lattes.cnpq.br/5224764351459285XAVIER FILHO, José Lindenberg Julião2022-09-08T15:18:13Z2022-09-08T15:18:13Z2022-04-28SILVA, João Paulo Oliveira da. Ser ou não ser universidade pública empreendedora, eis a questão: estratégia e estrutura em um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46259ark:/64986/0013000011n2bSer ou não ser Universidade Pública Empreendedora, eis a questão! Esse estudo inicia contemplando o contexto histórico de criação das Universidades bem como do entendimento e evolução de termos como Empreendedorismo e Inovação ao longo do tempo. Com o objetivo de entender como se dá essa interação entre estratégia e estrutura rumo a uma Universidade Empreendedora, esta pesquisa conta com embasamento teórico da Universidade Empreendedora como uma estratégia organizacional, além de cotejar teorias afeitas à relação entre estrutura e estratégia em teóricos como Chandler e Mintzberg. O desenho metodológico empregou pesquisa com abordagem qualitativa como estudo de caso Incorporado, analisando a UFPE e sua formatação multicampi. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa básica do tipo descritiva e documental, na qual foram acessados documentos e entrevistados nove gestores em várias posições na estrutura, tanto nos Campus quanto na reitoria. Os principais resultados apontam um esforço no direcionamento rumo à Universidade Empreendedora, com diversas ações e mudanças que corroboram nesse caminho, como a criação de unidades organizacionais especializadas e incorporação de objetivos vinculados ao empreendedorismo e inovação. Destaca-se a centralidade do docente na organização e em todas as instâncias decisórias, o que nesta pesquisa restou analisado como um dificultador da mudança: quer seja por sua presença em toda dinâmica decisória, quer pelo tipo de decisões (colegiadas). Percebeu-se, ainda, que os Campus apresentam estruturas semelhantes mas com singularidades, especialmente aqueles com uma inclinação histórica ao empreendedorismo, incorporando em sua estrutura especializações da Reitoria, numa espécie de replicação estrutural. Recomenda-se pesquisas comparativas com instituições de formação superior que logram objetivos satisfatórios e não-satisfatórios, relacionando casuísticamente ações, estrutura e resultados.To be or not to be an Entrepreneurial Public University, that is the question! This study begins by contemplating the historical context of the creation of Universities as well as the understanding and evolution of terms such as Entrepreneurship and Innovation over time. In order to understand how this interaction between strategy and structure takes place towards an Entrepreneurial University, this research has the theoretical basis of the Entrepreneurial University as an organizational strategy, in addition to comparing theories related to the relationship between structure and strategy in theorists such as Chandler and Mintzberg. The methodological design used research with a qualitative approach as an incorporated case study, analyzing the UFPE and its multicampi format. It is characterized as a basic qualitative research of the descriptive and documentary type, in which documents were accessed and nine managers were interviewed in various positions in the structure, both on campus and in the rectory. The main results point to an effort in the direction towards the Entrepreneurial University, with several actions and changes that corroborate this path, such as the creation of specialized organizational units and the incorporation of objectives linked to entrepreneurship and innovation. The centrality of the professor in the organization and in all decision-making bodies stands out, which in this research was analyzed as a hindrance to change: either by its presence in all decision-making dynamics, or by the type of decisions (collegiate). It was also noticed that the campuses have similar structures but with singularities, especially those with a historical inclination to entrepreneurship, incorporating specializations from the Rectory in their structure, in a kind of structural replication. Comparative research with higher education institutions that achieve satisfactory and unsatisfactory objectives is recommended, relating actions, structure and results casuistically.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessUniversidades e faculdades públicas - PernambucoEmpreendedorismo - PernambucoUniversidades e faculdades - PlanejamentoOrganizaçãoSer ou não ser universidade pública empreendedora, eis a questão : estratégia e estrutura em um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO João Paulo Oliveira da Silva.pdfDISSERTAÇÃO João Paulo Oliveira da Silva.pdfapplication/pdf1528092https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46259/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Paulo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf059b4a3d21afbca6cb409369a548d7faMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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