Avaliação neuropsicológica e de habilidades aritméticas em crianças com anemia falciforme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Janaína Gaia Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54812
Resumo: A anemia falciforme (AF) é reconhecida como um problema global de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), associado a alterações fisiológicas e cognitivas. Há registros de maiores dificuldades acadêmicas em estudantes com AF, quando comparados com os da mesma faixa etáriasem este quadro clínico, bem como de déficits na memória operacional, velocidade de processamento e outros componentes cognitivos relevantes para o desenvolvimento de habilidades aritméticas. Pesquisas sobre avaliação cognitiva de estudantes com AF no cenário internacional indicam dificuldades de aprendizagem no geral e em matemática, sendo esta últimapouco investigada no Brasil. Assim, o estudo avaliou as capacidades cognitivas e o desenvolvimento na aprendizagem de habilidades aritméticasde estudantes do Ensino Fundamental entre 6 e 11 anos diagnosticados comAF. A metodologia incluiu um total de 50 participantes, entre Grupo Clínico (n=25)e GrupoControle (n=25), sendo este último representado por criançassaudáveis. Os participantes de ambos os grupos foram avaliados individualmente quanto às capacidades cognitivas: memória operacional, memória visuoespacial, velocidade de processamento, coordenação motora fina, visão de cores e habilidades aritméticas. A execução do estudo incluiuos instrumentos: N-Back Visual; Teste Figuras Complexas de Rey; FDT – Teste dos Cinco Dígitos; Teste dos Nove Pinos; Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test e Caderno de Atividades Aritméticas, sendo este último elaborado para essa investigação. Além da aplicação dos instrumentais, foi realizada uma entrevista com a neurologista responsável pela realização doexame Dopplernas criançasparticipantes com AF e um estudode caso comuma criança de 11 anos, avaliada pela primeira vez aos 6 anos, quando voluntária da pesquisa de Mestrado da proponente. Os resultados obtidos através dos instrumentos foram analisados de acordo com seus respectivos manuais técnicos, bem como a análise dos programas estatísticos SPSS (versão 25.0) e Factor Analysis (versão 11.05.01). O Grupo Clínico apresentou desempenho significativamente inferior (p≤0,05) quando comparado com o Grupo Controle, em memória operacional e motricidade fina, ambos para tempo de execução; velocidade de processamento; visão de cores dessaturadas, com maior índice de confusão, além de habilidadesaritméticas na pontuação geral. Ao observar os resultados por grupo e faixaetária, a análise não revelou diferenças significativas, as quais podem estarrelacionados ao tamanho reduzido da amostra. No que se refere às correlações entre as avaliações neuropsicológicas e aritméticas, nas crianças com AF, registram-se déficits identificadospara velocidade de processamento, memória operacional,memória recente e memória visuoespacial.Investigaçõesdestanatureza podemauxiliarna compreensão dos comprometimentos cognitivos de estudantes com AF, no decorrer do desenvolvimento e contribuir na construção de estratégias nos campos neuropsicológico e pedagógico que atendam às peculiaridades desse grupo.
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Há registros de maiores dificuldades acadêmicas em estudantes com AF, quando comparados com os da mesma faixa etáriasem este quadro clínico, bem como de déficits na memória operacional, velocidade de processamento e outros componentes cognitivos relevantes para o desenvolvimento de habilidades aritméticas. Pesquisas sobre avaliação cognitiva de estudantes com AF no cenário internacional indicam dificuldades de aprendizagem no geral e em matemática, sendo esta últimapouco investigada no Brasil. Assim, o estudo avaliou as capacidades cognitivas e o desenvolvimento na aprendizagem de habilidades aritméticasde estudantes do Ensino Fundamental entre 6 e 11 anos diagnosticados comAF. A metodologia incluiu um total de 50 participantes, entre Grupo Clínico (n=25)e GrupoControle (n=25), sendo este último representado por criançassaudáveis. Os participantes de ambos os grupos foram avaliados individualmente quanto às capacidades cognitivas: memória operacional, memória visuoespacial, velocidade de processamento, coordenação motora fina, visão de cores e habilidades aritméticas. A execução do estudo incluiuos instrumentos: N-Back Visual; Teste Figuras Complexas de Rey; FDT – Teste dos Cinco Dígitos; Teste dos Nove Pinos; Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test e Caderno de Atividades Aritméticas, sendo este último elaborado para essa investigação. Além da aplicação dos instrumentais, foi realizada uma entrevista com a neurologista responsável pela realização doexame Dopplernas criançasparticipantes com AF e um estudode caso comuma criança de 11 anos, avaliada pela primeira vez aos 6 anos, quando voluntária da pesquisa de Mestrado da proponente. Os resultados obtidos através dos instrumentos foram analisados de acordo com seus respectivos manuais técnicos, bem como a análise dos programas estatísticos SPSS (versão 25.0) e Factor Analysis (versão 11.05.01). O Grupo Clínico apresentou desempenho significativamente inferior (p≤0,05) quando comparado com o Grupo Controle, em memória operacional e motricidade fina, ambos para tempo de execução; velocidade de processamento; visão de cores dessaturadas, com maior índice de confusão, além de habilidadesaritméticas na pontuação geral. Ao observar os resultados por grupo e faixaetária, a análise não revelou diferenças significativas, as quais podem estarrelacionados ao tamanho reduzido da amostra. No que se refere às correlações entre as avaliações neuropsicológicas e aritméticas, nas crianças com AF, registram-se déficits identificadospara velocidade de processamento, memória operacional,memória recente e memória visuoespacial.Investigaçõesdestanatureza podemauxiliarna compreensão dos comprometimentos cognitivos de estudantes com AF, no decorrer do desenvolvimento e contribuir na construção de estratégias nos campos neuropsicológico e pedagógico que atendam às peculiaridades desse grupo.CNPqSickle cell anemia (SCA) is recognized as a global public health problem bythe World Health Organization (WHO), associated with physiological and cognitive changes. There are records of greater academic difficulties in students with SCA, when compared with those of the same age group without this clinical condition; as well as deficits in operational memory, processing speed and other relevant cognitive components to the development of arithmetic skills. Research on cognitive assessment of students with SCA in the international scenario indicates learning difficulties in general and in mathematics, the latter being little investigated in Brazil. Thus, the study assessed the cognitive abilities and development in learningarithmetic skills of Elementary School students between 6 and 11 years olddiagnosed with SCA. The methodology included a total of 50 participants, between the Clinical Group (n=25) and the Control Group (n=25), the latter represented by healthy children. Participants in both groups were individually assessed for cognitive abilities: working memory, visuospatial memory, processing speed, fine motor coordination, color vision and arithmetic skills. The execution of the study included the instruments: N- Back Visual;Rey's Complex Figures Test; FDT – Five Digits Test; Nine HolePeg Test; Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test and Arithmetic Activities Book, the latter being prepared for this investigation. In addition tothe application of the instruments, an interview was carried out with a neurologist responsible for performing the Doppler examination in the participating children with SCA and a case study with an 11-year-old child,evaluated forthe first time at theage of 6, when sheintended the investigation of the proponent’s master. The results obtained through the instruments were analyzed according to their respective technical manuals,as well as the analysis of the statistical programs SPSS (version 25.0) and Factor Analysis (version 11.05.01). The Clinical Group showed significant results (p≤ 0.05) when compared to the Control Group, in working memory and fine motor skills, both for execution time; processing speed; desaturatedcolor vision, with a higher confounding index, in addition to arithmetic skills in the overall score. When observing the results per group and age group, the analysis did not reveal significant differences, which may be related to the small sample size. Regarding correlations between neurocognitive and arithmetic assessments, in children with SCA, deficits in processing speed, working memory, recent memory and visuospatial memory were identified. Investigations of this nature may help understand the cognitive deficits of students with SCA in the course of development and contribute to the construction of strategies in the neuropsychological and pedagogical fields that meet the peculiarities of this group.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia CognitivaAnemia falciforme em criançasAritméticaAprendizagemCogniçãoAvaliação neuropsicológica e de habilidades aritméticas em crianças com anemia falciformeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Janaina Gaia Ribeiro Dias.pdf.txtTESE Janaina Gaia Ribeiro Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain460416https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54812/4/TESE%20Janaina%20Gaia%20Ribeiro%20Dias.pdf.txte7887f808aa4cd5625c759d0fd09ac86MD54THUMBNAILTESE Janaina Gaia Ribeiro Dias.pdf.jpgTESE Janaina Gaia Ribeiro Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54812/5/TESE%20Janaina%20Gaia%20Ribeiro%20Dias.pdf.jpg1dc0895a4a7283f6ad9f71f0138bb289MD55ORIGINALTESE Janaina Gaia Ribeiro Dias.pdfTESE Janaina Gaia Ribeiro Dias.pdfapplication/pdf2302306https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54812/1/TESE%20Janaina%20Gaia%20Ribeiro%20Dias.pdf54499cd92d2923ae6e79c7a7daa09676MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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