O Genius Loci na construção das cidades amigas da infância : uma análise do PMPI da cidade do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Eduarda Albuquerque
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45294
Resumo: Devido às incertezas que envolvem o lugar da criança contemporânea nas cidades, o presente trabalho busca contribuições em uma teia de variadas disciplinas que dão suporte ao entendimento da infância, para junto com o conceito Genius Loci, de Norberg-Schulz (1980), rever as propostas que são direcionadas ao planejamento dos espaços públicos que contemple as crianças. A pesquisa se desenvolve a partir da iniciativa “Cidade Amiga da Infância”, almejada pela UNICEF (1996), que veio a desencadear no Plano Municipal para Primeira Infância da cidade do Recife. O documento é analisado em suas propostas diante da intenção em promover experiências e vivências que atendam as crianças de forma significativa, inserindo-as no contexto da cidade. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de base teórica que se apoia em pensadores da fenomenologia, com interrogações que foram construídas a partir dessas leituras, tomando a teoria do espaço de Norberg-Schulz, para trazer a infância a uma discussão necessária sobre seu lugar na sociedade urbanizada. O PMPI do município de Recife foi utilizado como objeto de estudo, através de uma investigação do conteúdo das mensagens do texto do documento, a fim de interpretá-las, avaliando se as instruções das propostas foram direcionadas a contemplar a infância, no que se referem aos espaços públicos da cidade do Recife, e se atentam à sua subjetividade à luz do Genius Loci. Assim, o percurso metodológico se apoia em uma análise investigativa e documental, para em seguida cotejar essas análises com o que inquire a teoria. Os métodos utilizados foram a coleta de informações e conhecimentos através de pesquisas bibliográficas, que substanciaram e contextualizaram a temática; e documental, que explorou os documentos que tratam a relação da criança com a cidade. Os conteúdos foram decompostos em fragmentos, a fim de revelar as sutilezas e as relevâncias contidas no texto, através de termos ou frases significativas que pudessem ser interpretadas diante da intencionalidade em proporcionar a concretização do Genius Loci nas propostas dos espaços para a criança. Dentre as conclusões da análise, temos as propostas que estimulam o brincar na rua e na calçada, buscando contato com a natureza, como o que existe de mais próximo dentro das perspectivas de alcançar a realidade concreta dos lugares em que se habita na infância.
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A pesquisa se desenvolve a partir da iniciativa “Cidade Amiga da Infância”, almejada pela UNICEF (1996), que veio a desencadear no Plano Municipal para Primeira Infância da cidade do Recife. O documento é analisado em suas propostas diante da intenção em promover experiências e vivências que atendam as crianças de forma significativa, inserindo-as no contexto da cidade. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de base teórica que se apoia em pensadores da fenomenologia, com interrogações que foram construídas a partir dessas leituras, tomando a teoria do espaço de Norberg-Schulz, para trazer a infância a uma discussão necessária sobre seu lugar na sociedade urbanizada. O PMPI do município de Recife foi utilizado como objeto de estudo, através de uma investigação do conteúdo das mensagens do texto do documento, a fim de interpretá-las, avaliando se as instruções das propostas foram direcionadas a contemplar a infância, no que se referem aos espaços públicos da cidade do Recife, e se atentam à sua subjetividade à luz do Genius Loci. Assim, o percurso metodológico se apoia em uma análise investigativa e documental, para em seguida cotejar essas análises com o que inquire a teoria. Os métodos utilizados foram a coleta de informações e conhecimentos através de pesquisas bibliográficas, que substanciaram e contextualizaram a temática; e documental, que explorou os documentos que tratam a relação da criança com a cidade. Os conteúdos foram decompostos em fragmentos, a fim de revelar as sutilezas e as relevâncias contidas no texto, através de termos ou frases significativas que pudessem ser interpretadas diante da intencionalidade em proporcionar a concretização do Genius Loci nas propostas dos espaços para a criança. Dentre as conclusões da análise, temos as propostas que estimulam o brincar na rua e na calçada, buscando contato com a natureza, como o que existe de mais próximo dentro das perspectivas de alcançar a realidade concreta dos lugares em que se habita na infância.Due to the uncertainties surrounding the place of the contemporary child in cities, this work seeks contributions in a web of various disciplines that support the understanding of childhood, together with the concept Genius Loci, by Norberg-Schulz (1980), which conceived in architecture and urbanism, the phenomenology of dwelling, reviewing the proposals that are directed to the space of contemporary childhood, in light of what has been planned from the "Child Friendly Cities" initiative, aimed at by UNICEF (1996), and elaborated as a Plan Municipality for Early Childhood in the city of Recife. This is a study of this document, analyzing whether there is in its content the intention to promote experiences and experiences that serve children in a meaningful way, placing them in the context of the city. It is a qualitative research with a theoretical basis that is supported by thinkers of phenomenology and built its questions based on these readings, taking the Norberg-Schulz theory of space, to bring childhood into a necessary discussion about its place in urbanized society, using the PMPI of the municipality of Recife as an object of study, through an investigation of the content of the messages in the document's text, in order to interpret them, evaluating whether the instructions of the proposals were directed to contemplate childhood, with regard to public spaces from the city of Recife, and they pay attention to their subjectivity in the light of Genius Loci. Thus, the methodological path is based on an investigative and documental analysis, to then compare these analyzes with what the theory inquires about. The methods used were the collection of information through bibliographic research, which substantiated and contextualized the theme; and documentary, which explored the documents that deal with the child's relationship with the city, where the contents were broken down into fragments, in order to reveal the subtleties and relevance contained in the text, through significant terms or phrases that could be interpreted in light of the intention in providing the realization of Genius Loci in the proposed spaces for children. Among the conclusions of the analysis, given the intentions to relate the child and their space, those that encourage playing in the street and on the sidewalk are the closest to the perspectives of reaching the concrete reality of the places in which they live.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento UrbanoGenius LociCidade - infânciaPlano Municipal pela Primeira InfânciaO Genius Loci na construção das cidades amigas da infância : uma análise do PMPI da cidade do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Eduarda Albuquerque Costa.pdfDISSERTAÇÃO Eduarda Albuquerque Costa.pdfapplication/pdf2047650https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45294/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eduarda%20Albuquerque%20Costa.pdf892c94adbb3471e6c88b2b0e09961244MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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