Diretrizes projetuais e instrumentos de avaliação do mobile game Parque das Galáxias criado para desenvolvimento psicomotor das crianças com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Lízie Sancho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000038q8
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28354
Resumo: Devido a mobilidade e popularização dos dispositivos móveis e da internet, os mobiles games como são chamados os jogos para esses aparelhos despontam no mercado em 2017 como os mais consumidos. Associado a este fato, acredita-se no pensamento proposto por Vygotsky (1991), em que os jogos proporcionam o desenvolvimento intelectual, social e moral da criança. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo elaborar diretrizes projetuais e instrumentos de avaliação do mobile game criado para desenvolvimento psicomotor das crianças com síndrome de Down entre 7 e 12 anos. Dessa forma, ela foi organizada em 3 fases: estabelecimento das diretrizes projetuais, elaboração do jogo e sua avaliação. O mobile game, Parque das Galáxias, foi desenvolvido a partir do modelo de game document design de Schuytema (2008), das diretrizes de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual da AbleGamers Foundation (2012), das características e limitações das crianças com síndrome de Down, da pesquisa realizada por Prena (2014) sobre as preferências de videogames por esse público e dos manuais de desenvolvimento de aplicativos para os sistemas operacionais iOS e Android. Este jogo tinha como objetivo além de auxiliar as crianças no seu desenvolvimento psicomotor e social, também verificar a usabilidade e acessibilidade dos comandos gestuais presentes nesses dispositivos. Para tanto, foram elaboradas 3 avaliações de usabilidade e acessibilidade, das quais duas visavam validar o jogo para o uso e teste com o público-alvo. Logo, a primeira aplicada foi baseada nas heurísticas elaboradas por Breyer (2008) associadas as diretrizes de acessibilidade propostas pela associação AbleGamers Foundation (2012). A segunda, no percurso cognitivo de Preece, Sharp e Rogers (2007) com profissionais da saúde. E a terceira, ainda como sugestão, utiliza o método sugerido por Macedo et al. (2015) associado a avaliação de controles da ISO 9241. Assim, através das duas primeiras avaliações observou-se que analisar um jogo ainda na sua fase inicial por meio de um protótipo com fichas foi de grande valia, pois os resultados obtidos puderam redirecionar não só a interface do jogo quanto da própria narrativa e mecânicas, tendo em vista o feedback das profissionais de saúde e dos designers. Outro resultado relevante percebido, foi de que a utilização de muitas heurísticas dificulta a avaliação, devido o cansaço que provoca e por ser mais adequado como um check-list para o desenvolvimento do que método para análise. Além disso, demonstrou-se a importância da segunda reunião com os avaliadores, pois eles puderam discutir melhor as questões quanto a gravidade dos erros e dificuldade de correção. Por fim, objetiva-se na próxima fase adequar o jogo aos requisitos mencionados, testá-lo novamente com especialistas, para submetê-lo as crianças com síndrome de Down, a fim de identificar facilidades, dificuldades e deficiências no uso dos mobile games por elas e estabelecer recomendações para elaboração de jogos que atendam este público.
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O mobile game, Parque das Galáxias, foi desenvolvido a partir do modelo de game document design de Schuytema (2008), das diretrizes de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual da AbleGamers Foundation (2012), das características e limitações das crianças com síndrome de Down, da pesquisa realizada por Prena (2014) sobre as preferências de videogames por esse público e dos manuais de desenvolvimento de aplicativos para os sistemas operacionais iOS e Android. Este jogo tinha como objetivo além de auxiliar as crianças no seu desenvolvimento psicomotor e social, também verificar a usabilidade e acessibilidade dos comandos gestuais presentes nesses dispositivos. Para tanto, foram elaboradas 3 avaliações de usabilidade e acessibilidade, das quais duas visavam validar o jogo para o uso e teste com o público-alvo. Logo, a primeira aplicada foi baseada nas heurísticas elaboradas por Breyer (2008) associadas as diretrizes de acessibilidade propostas pela associação AbleGamers Foundation (2012). A segunda, no percurso cognitivo de Preece, Sharp e Rogers (2007) com profissionais da saúde. E a terceira, ainda como sugestão, utiliza o método sugerido por Macedo et al. (2015) associado a avaliação de controles da ISO 9241. Assim, através das duas primeiras avaliações observou-se que analisar um jogo ainda na sua fase inicial por meio de um protótipo com fichas foi de grande valia, pois os resultados obtidos puderam redirecionar não só a interface do jogo quanto da própria narrativa e mecânicas, tendo em vista o feedback das profissionais de saúde e dos designers. Outro resultado relevante percebido, foi de que a utilização de muitas heurísticas dificulta a avaliação, devido o cansaço que provoca e por ser mais adequado como um check-list para o desenvolvimento do que método para análise. Além disso, demonstrou-se a importância da segunda reunião com os avaliadores, pois eles puderam discutir melhor as questões quanto a gravidade dos erros e dificuldade de correção. Por fim, objetiva-se na próxima fase adequar o jogo aos requisitos mencionados, testá-lo novamente com especialistas, para submetê-lo as crianças com síndrome de Down, a fim de identificar facilidades, dificuldades e deficiências no uso dos mobile games por elas e estabelecer recomendações para elaboração de jogos que atendam este público.Due to mobility and popularization of mobile devices and internet, mobile games as the most consumed game type in 2017. Associated with this fact, it is believed in the thought proposed by Vygotsky (1991), in which games provide the intellectual, social and moral development of the child. Therefore, this research aimed to elaborate design guidelines and evaluation instruments for the mobile game created for the psychomotor development of children with Down syndrome between 7 and 12 years. In this way, it was organized in 3 phases: establishing the project guidelines, preparing the game and evaluating it. The mobile game, Parque das Galáxias (Galaxy's Park), was developed from the game document design model of Schuytema (2008), the accessibility guidelines for people with intellectual disabilities of the AbleGamers Foundation (2012), the characteristics and limitations of children with Down syndrome, Prena's survey of video game preferences by this audience, and development guides for apps to iOS and Android operating systems. This game aimed to help children in their psychomotor and social development, as well verifying the usability and accessibility of gesture commands present in this devices. In order to do so, 3 usability and accessibility evaluations were elaborated, of which two aimed validating the game for the use and test with the target audience. Therefore, the first one evaluated was based on heuristics created by Breyer (2008) associated with accessibility guidelines proposed by AbleGamers Foundation (2012). The second, the cognitive course of Preece, Sharp e Rogers (2007) with health professionals. And the third, still as a sugestion, uses the method suggested by Macedo et al. (2015) associated with the control evaluation of ISO 9241. Thus, through the first two evaluations, it was observed that analyzing a game in its initial phase through comps prototype was of great value, because the results obtained could redirect not only the interface of the game but also the narrative and it mechanics, in view of feedback from health professionals and designers. Another relevant result was that the use of many heuristics makes it difficult to evaluate because of the tiredness it causes and because it is more suitable as a checklist for game development than a method for analysis. In addition, it was demonstrated the importance of the second meeting with the evaluators, since they were able to discuss better the questions about the severity of the errors and the difficulty of correction. Finally, the objective of the next phase is to adapt the game to the requirements mentioned, to test it again with specialists, to submit it to children with Down syndrome, in order to identify facilities, difficulties and deficiencies in the use of mobile games by them and establish reccomendations for the games development that meet this public.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMobile gameSíndrome de DownAvaliação de interaçãoAcessibilidadeDiretrizes projetuais e instrumentos de avaliação do mobile game Parque das Galáxias criado para desenvolvimento psicomotor das crianças com Síndrome de Downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Lízie Sancho Nascimento.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Lízie Sancho Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1463https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28354/8/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20L%c3%adzie%20Sancho%20Nascimento.pdf.jpg0237f2a0c8bd514651b87f72079be69cMD58ORIGINALDISSERTAÇÃO Lízie Sancho Nascimento.pdfDISSERTAÇÃO Lízie Sancho Nascimento.pdfapplication/pdf5315122https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28354/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20L%c3%adzie%20Sancho%20Nascimento.pdfc1ae03b2be1c6f0d1b1488ad7f59b173MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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