Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Welkson Pires da.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11693
Resumo: A presente pesquisa parte de uma constatação, a saber: os estudos voltados à compreensão dos processos comunicativo-midiáticos estão marcados, desde suas origens, por modelos comunicacionais que concebem a mídia e o indivíduo enquanto instâncias em oposição. Em termos comparativos, a variação mais significativa detectada entre tais estudos ocorre na forma como compõem o lugar de dominância na comunicação midiática, ora ocupado pela mídia (estrutura) ora pelo indivíduo (agência). Por acreditarmos que essa perspectiva dicotômica acerca do nexo mídia-indivíduo não consegue alcançar as relações estabelecidas entre os sujeitos comunicantes, justamente porque concebe a comunicação como um sistema fragmentado, constituído por elementos independentes (emissor-receptor), cujas conexões – resumidas a interações superficiais – se estabelecem a posteriori, apontamos como alternativa paradigmática uma perspectiva relacional da comunicação, a qual desenvolvemos a partir do pensamento elisiano acerca das configurações sociais e das teorias disposicionalistas e contextualistas da ação. Objetivando demonstrar algumas das potencialidades explicativas dessa perspectiva relacional, desenvolvemos um estudo-piloto sobre o processo comunicativo-midiático estabelecido entre produtores e receptores da telenovela Fina Estampa. De um modo geral, esse estudo tratou de evidenciar os determinantes tanto da produção quanto da recepção novelescas e em seguida compará-los de modo a evidenciar suas relações. Através de dados coletados por meio de levantamento documental, observação não-participante e entrevistas, pudemos constatar que as visões de mundo que orientaram os comportamentos comunicacionais dos produtores e receptores da referida telenovela estavam ancoradas em lógicas de percepção, pensamento e sentimento que esses sujeitos incorporaram através de suas experiências nos mais variados espaços de socialização. Logo após, ao compararmos os resultados alcançados nas análises de produção com os obtidos nas análises de recepção, verificamos que quanto mais próximas estruturalmente eram as experiências sociais dos sujeitos comunicantes, maior eram os acordos entre eles e quanto mais distantes, mais intensos os desacordos, sendo os níveis de influência entre eles também relacionados diretamente a essas aproximações e distanciamentos sociais. Com isso, ao final de nosso estudo, pudemos demonstrar que as relações ocultas entre os produtores e receptores da telenovela Fina Estampa tinham por base estruturas sociais partilhadas. Ou, para utilizar os termos elisianos, tais relações se assentavam nas conexões estruturais entre as redes sociais de interdependência nas quais estavam inseridos aqueles sujeitos comunicantes.
id UFPE_5649399acc187414b406deb143fba13d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11693
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Silva, Welkson Pires da.Junqueira, Lília Maria 2015-03-10T17:19:51Z2015-03-10T17:19:51Z2014-01-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11693A presente pesquisa parte de uma constatação, a saber: os estudos voltados à compreensão dos processos comunicativo-midiáticos estão marcados, desde suas origens, por modelos comunicacionais que concebem a mídia e o indivíduo enquanto instâncias em oposição. Em termos comparativos, a variação mais significativa detectada entre tais estudos ocorre na forma como compõem o lugar de dominância na comunicação midiática, ora ocupado pela mídia (estrutura) ora pelo indivíduo (agência). Por acreditarmos que essa perspectiva dicotômica acerca do nexo mídia-indivíduo não consegue alcançar as relações estabelecidas entre os sujeitos comunicantes, justamente porque concebe a comunicação como um sistema fragmentado, constituído por elementos independentes (emissor-receptor), cujas conexões – resumidas a interações superficiais – se estabelecem a posteriori, apontamos como alternativa paradigmática uma perspectiva relacional da comunicação, a qual desenvolvemos a partir do pensamento elisiano acerca das configurações sociais e das teorias disposicionalistas e contextualistas da ação. Objetivando demonstrar algumas das potencialidades explicativas dessa perspectiva relacional, desenvolvemos um estudo-piloto sobre o processo comunicativo-midiático estabelecido entre produtores e receptores da telenovela Fina Estampa. De um modo geral, esse estudo tratou de evidenciar os determinantes tanto da produção quanto da recepção novelescas e em seguida compará-los de modo a evidenciar suas relações. Através de dados coletados por meio de levantamento documental, observação não-participante e entrevistas, pudemos constatar que as visões de mundo que orientaram os comportamentos comunicacionais dos produtores e receptores da referida telenovela estavam ancoradas em lógicas de percepção, pensamento e sentimento que esses sujeitos incorporaram através de suas experiências nos mais variados espaços de socialização. Logo após, ao compararmos os resultados alcançados nas análises de produção com os obtidos nas análises de recepção, verificamos que quanto mais próximas estruturalmente eram as experiências sociais dos sujeitos comunicantes, maior eram os acordos entre eles e quanto mais distantes, mais intensos os desacordos, sendo os níveis de influência entre eles também relacionados diretamente a essas aproximações e distanciamentos sociais. Com isso, ao final de nosso estudo, pudemos demonstrar que as relações ocultas entre os produtores e receptores da telenovela Fina Estampa tinham por base estruturas sociais partilhadas. Ou, para utilizar os termos elisianos, tais relações se assentavam nas conexões estruturais entre as redes sociais de interdependência nas quais estavam inseridos aqueles sujeitos comunicantes.CNPqporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologia RelacionalParadigma ComunicacionalTelenovelaProduçãoRecepçãoPor uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Welkson Pires da Silva.pdf.jpgTESE Welkson Pires da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/4/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf.jpgd1ab60240d69474971ac310eabea40c3MD54ORIGINALTESE Welkson Pires da Silva.pdfTESE Welkson Pires da Silva.pdfapplication/pdf2716206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/1/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf51ea36e7ecb743723b7d5efc35655c3aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/2/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD52TEXTTESE Welkson Pires da Silva.pdf.txtTESE Welkson Pires da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain857797https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/3/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf.txt28e1d262a54fcccfef344bb9c1124931MD53123456789/116932019-10-25 16:44:35.162oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:44:35Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
title Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
spellingShingle Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
Silva, Welkson Pires da.
Sociologia Relacional
Paradigma Comunicacional
Telenovela
Produção
Recepção
title_short Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
title_full Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
title_fullStr Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
title_full_unstemmed Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
title_sort Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
author Silva, Welkson Pires da.
author_facet Silva, Welkson Pires da.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Welkson Pires da.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Lília Maria
contributor_str_mv Junqueira, Lília Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia Relacional
Paradigma Comunicacional
Telenovela
Produção
Recepção
topic Sociologia Relacional
Paradigma Comunicacional
Telenovela
Produção
Recepção
description A presente pesquisa parte de uma constatação, a saber: os estudos voltados à compreensão dos processos comunicativo-midiáticos estão marcados, desde suas origens, por modelos comunicacionais que concebem a mídia e o indivíduo enquanto instâncias em oposição. Em termos comparativos, a variação mais significativa detectada entre tais estudos ocorre na forma como compõem o lugar de dominância na comunicação midiática, ora ocupado pela mídia (estrutura) ora pelo indivíduo (agência). Por acreditarmos que essa perspectiva dicotômica acerca do nexo mídia-indivíduo não consegue alcançar as relações estabelecidas entre os sujeitos comunicantes, justamente porque concebe a comunicação como um sistema fragmentado, constituído por elementos independentes (emissor-receptor), cujas conexões – resumidas a interações superficiais – se estabelecem a posteriori, apontamos como alternativa paradigmática uma perspectiva relacional da comunicação, a qual desenvolvemos a partir do pensamento elisiano acerca das configurações sociais e das teorias disposicionalistas e contextualistas da ação. Objetivando demonstrar algumas das potencialidades explicativas dessa perspectiva relacional, desenvolvemos um estudo-piloto sobre o processo comunicativo-midiático estabelecido entre produtores e receptores da telenovela Fina Estampa. De um modo geral, esse estudo tratou de evidenciar os determinantes tanto da produção quanto da recepção novelescas e em seguida compará-los de modo a evidenciar suas relações. Através de dados coletados por meio de levantamento documental, observação não-participante e entrevistas, pudemos constatar que as visões de mundo que orientaram os comportamentos comunicacionais dos produtores e receptores da referida telenovela estavam ancoradas em lógicas de percepção, pensamento e sentimento que esses sujeitos incorporaram através de suas experiências nos mais variados espaços de socialização. Logo após, ao compararmos os resultados alcançados nas análises de produção com os obtidos nas análises de recepção, verificamos que quanto mais próximas estruturalmente eram as experiências sociais dos sujeitos comunicantes, maior eram os acordos entre eles e quanto mais distantes, mais intensos os desacordos, sendo os níveis de influência entre eles também relacionados diretamente a essas aproximações e distanciamentos sociais. Com isso, ao final de nosso estudo, pudemos demonstrar que as relações ocultas entre os produtores e receptores da telenovela Fina Estampa tinham por base estruturas sociais partilhadas. Ou, para utilizar os termos elisianos, tais relações se assentavam nas conexões estruturais entre as redes sociais de interdependência nas quais estavam inseridos aqueles sujeitos comunicantes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-10T17:19:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-10T17:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11693
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/4/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/1/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/3/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d1ab60240d69474971ac310eabea40c3
51ea36e7ecb743723b7d5efc35655c3a
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
28e1d262a54fcccfef344bb9c1124931
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1801857837754744832