Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11693 |
Resumo: | A presente pesquisa parte de uma constatação, a saber: os estudos voltados à compreensão dos processos comunicativo-midiáticos estão marcados, desde suas origens, por modelos comunicacionais que concebem a mídia e o indivíduo enquanto instâncias em oposição. Em termos comparativos, a variação mais significativa detectada entre tais estudos ocorre na forma como compõem o lugar de dominância na comunicação midiática, ora ocupado pela mídia (estrutura) ora pelo indivíduo (agência). Por acreditarmos que essa perspectiva dicotômica acerca do nexo mídia-indivíduo não consegue alcançar as relações estabelecidas entre os sujeitos comunicantes, justamente porque concebe a comunicação como um sistema fragmentado, constituído por elementos independentes (emissor-receptor), cujas conexões – resumidas a interações superficiais – se estabelecem a posteriori, apontamos como alternativa paradigmática uma perspectiva relacional da comunicação, a qual desenvolvemos a partir do pensamento elisiano acerca das configurações sociais e das teorias disposicionalistas e contextualistas da ação. Objetivando demonstrar algumas das potencialidades explicativas dessa perspectiva relacional, desenvolvemos um estudo-piloto sobre o processo comunicativo-midiático estabelecido entre produtores e receptores da telenovela Fina Estampa. De um modo geral, esse estudo tratou de evidenciar os determinantes tanto da produção quanto da recepção novelescas e em seguida compará-los de modo a evidenciar suas relações. Através de dados coletados por meio de levantamento documental, observação não-participante e entrevistas, pudemos constatar que as visões de mundo que orientaram os comportamentos comunicacionais dos produtores e receptores da referida telenovela estavam ancoradas em lógicas de percepção, pensamento e sentimento que esses sujeitos incorporaram através de suas experiências nos mais variados espaços de socialização. Logo após, ao compararmos os resultados alcançados nas análises de produção com os obtidos nas análises de recepção, verificamos que quanto mais próximas estruturalmente eram as experiências sociais dos sujeitos comunicantes, maior eram os acordos entre eles e quanto mais distantes, mais intensos os desacordos, sendo os níveis de influência entre eles também relacionados diretamente a essas aproximações e distanciamentos sociais. Com isso, ao final de nosso estudo, pudemos demonstrar que as relações ocultas entre os produtores e receptores da telenovela Fina Estampa tinham por base estruturas sociais partilhadas. Ou, para utilizar os termos elisianos, tais relações se assentavam nas conexões estruturais entre as redes sociais de interdependência nas quais estavam inseridos aqueles sujeitos comunicantes. |
id |
UFPE_5649399acc187414b406deb143fba13d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11693 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Silva, Welkson Pires da.Junqueira, Lília Maria 2015-03-10T17:19:51Z2015-03-10T17:19:51Z2014-01-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11693A presente pesquisa parte de uma constatação, a saber: os estudos voltados à compreensão dos processos comunicativo-midiáticos estão marcados, desde suas origens, por modelos comunicacionais que concebem a mídia e o indivíduo enquanto instâncias em oposição. Em termos comparativos, a variação mais significativa detectada entre tais estudos ocorre na forma como compõem o lugar de dominância na comunicação midiática, ora ocupado pela mídia (estrutura) ora pelo indivíduo (agência). Por acreditarmos que essa perspectiva dicotômica acerca do nexo mídia-indivíduo não consegue alcançar as relações estabelecidas entre os sujeitos comunicantes, justamente porque concebe a comunicação como um sistema fragmentado, constituído por elementos independentes (emissor-receptor), cujas conexões – resumidas a interações superficiais – se estabelecem a posteriori, apontamos como alternativa paradigmática uma perspectiva relacional da comunicação, a qual desenvolvemos a partir do pensamento elisiano acerca das configurações sociais e das teorias disposicionalistas e contextualistas da ação. Objetivando demonstrar algumas das potencialidades explicativas dessa perspectiva relacional, desenvolvemos um estudo-piloto sobre o processo comunicativo-midiático estabelecido entre produtores e receptores da telenovela Fina Estampa. De um modo geral, esse estudo tratou de evidenciar os determinantes tanto da produção quanto da recepção novelescas e em seguida compará-los de modo a evidenciar suas relações. Através de dados coletados por meio de levantamento documental, observação não-participante e entrevistas, pudemos constatar que as visões de mundo que orientaram os comportamentos comunicacionais dos produtores e receptores da referida telenovela estavam ancoradas em lógicas de percepção, pensamento e sentimento que esses sujeitos incorporaram através de suas experiências nos mais variados espaços de socialização. Logo após, ao compararmos os resultados alcançados nas análises de produção com os obtidos nas análises de recepção, verificamos que quanto mais próximas estruturalmente eram as experiências sociais dos sujeitos comunicantes, maior eram os acordos entre eles e quanto mais distantes, mais intensos os desacordos, sendo os níveis de influência entre eles também relacionados diretamente a essas aproximações e distanciamentos sociais. Com isso, ao final de nosso estudo, pudemos demonstrar que as relações ocultas entre os produtores e receptores da telenovela Fina Estampa tinham por base estruturas sociais partilhadas. Ou, para utilizar os termos elisianos, tais relações se assentavam nas conexões estruturais entre as redes sociais de interdependência nas quais estavam inseridos aqueles sujeitos comunicantes.CNPqporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologia RelacionalParadigma ComunicacionalTelenovelaProduçãoRecepçãoPor uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Welkson Pires da Silva.pdf.jpgTESE Welkson Pires da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/4/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf.jpgd1ab60240d69474971ac310eabea40c3MD54ORIGINALTESE Welkson Pires da Silva.pdfTESE Welkson Pires da Silva.pdfapplication/pdf2716206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/1/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf51ea36e7ecb743723b7d5efc35655c3aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/2/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD52TEXTTESE Welkson Pires da Silva.pdf.txtTESE Welkson Pires da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain857797https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/3/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf.txt28e1d262a54fcccfef344bb9c1124931MD53123456789/116932019-10-25 16:44:35.162oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:44:35Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela |
title |
Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela |
spellingShingle |
Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela Silva, Welkson Pires da. Sociologia Relacional Paradigma Comunicacional Telenovela Produção Recepção |
title_short |
Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela |
title_full |
Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela |
title_fullStr |
Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela |
title_full_unstemmed |
Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela |
title_sort |
Por uma perspectiva relacional da comunicação : um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela |
author |
Silva, Welkson Pires da. |
author_facet |
Silva, Welkson Pires da. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Welkson Pires da. |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Lília Maria |
contributor_str_mv |
Junqueira, Lília Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Relacional Paradigma Comunicacional Telenovela Produção Recepção |
topic |
Sociologia Relacional Paradigma Comunicacional Telenovela Produção Recepção |
description |
A presente pesquisa parte de uma constatação, a saber: os estudos voltados à compreensão dos processos comunicativo-midiáticos estão marcados, desde suas origens, por modelos comunicacionais que concebem a mídia e o indivíduo enquanto instâncias em oposição. Em termos comparativos, a variação mais significativa detectada entre tais estudos ocorre na forma como compõem o lugar de dominância na comunicação midiática, ora ocupado pela mídia (estrutura) ora pelo indivíduo (agência). Por acreditarmos que essa perspectiva dicotômica acerca do nexo mídia-indivíduo não consegue alcançar as relações estabelecidas entre os sujeitos comunicantes, justamente porque concebe a comunicação como um sistema fragmentado, constituído por elementos independentes (emissor-receptor), cujas conexões – resumidas a interações superficiais – se estabelecem a posteriori, apontamos como alternativa paradigmática uma perspectiva relacional da comunicação, a qual desenvolvemos a partir do pensamento elisiano acerca das configurações sociais e das teorias disposicionalistas e contextualistas da ação. Objetivando demonstrar algumas das potencialidades explicativas dessa perspectiva relacional, desenvolvemos um estudo-piloto sobre o processo comunicativo-midiático estabelecido entre produtores e receptores da telenovela Fina Estampa. De um modo geral, esse estudo tratou de evidenciar os determinantes tanto da produção quanto da recepção novelescas e em seguida compará-los de modo a evidenciar suas relações. Através de dados coletados por meio de levantamento documental, observação não-participante e entrevistas, pudemos constatar que as visões de mundo que orientaram os comportamentos comunicacionais dos produtores e receptores da referida telenovela estavam ancoradas em lógicas de percepção, pensamento e sentimento que esses sujeitos incorporaram através de suas experiências nos mais variados espaços de socialização. Logo após, ao compararmos os resultados alcançados nas análises de produção com os obtidos nas análises de recepção, verificamos que quanto mais próximas estruturalmente eram as experiências sociais dos sujeitos comunicantes, maior eram os acordos entre eles e quanto mais distantes, mais intensos os desacordos, sendo os níveis de influência entre eles também relacionados diretamente a essas aproximações e distanciamentos sociais. Com isso, ao final de nosso estudo, pudemos demonstrar que as relações ocultas entre os produtores e receptores da telenovela Fina Estampa tinham por base estruturas sociais partilhadas. Ou, para utilizar os termos elisianos, tais relações se assentavam nas conexões estruturais entre as redes sociais de interdependência nas quais estavam inseridos aqueles sujeitos comunicantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-10T17:19:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-10T17:19:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11693 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/4/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/1/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11693/3/TESE%20Welkson%20Pires%20da%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1ab60240d69474971ac310eabea40c3 51ea36e7ecb743723b7d5efc35655c3a 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 28e1d262a54fcccfef344bb9c1124931 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1801857837754744832 |