Dry ports development in seaport-hinterland network : risk assessment approach and shipping cost optimization to aid decision-making

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Thiago de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44990
Resumo: O transporte marítimo tem exercido um importante papel na conexão do comércio global de mercadorias. Tal relevância tem sido evidenciada pelo aumento notável do transporte de cargas em contêineres, o que tem colado enorme pressão sobre a eficiência dos portos marítimos. Particularmente desafiadoras são as questões relacionadas à rede porto-interior, que implicam em uma distribuição geográfica mais ampla das operações portuárias. Neste contexto, os portos secos tem surgido como opções para solucionar problemas de eficiência dos portos, otimizando a rede de transporte marítimo de cargas. Apesar da relevância deste operador logístico, o desenvolvimento de portos secos não está isento de falhas, especialmente em relação à fase de transição de „projeto‟ para „operação‟. Considerando a perspectiva dos importadores /exportadores, outra questão crítica refere-se à escolha do operador logístico, que pode variar de acordo com as especificidades de cada cliente. Tendo isto em mente, esta tese busca atender três principais tópicos: (i) fazer uma discussão geral sobre a rede porto-interior, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de portos secos; (ii) avaliar a ponderação dos fatores de risco e as interdependências na fase de transição dos projetos dos portos secos a partir da perspectiva de diferentes stakeholders; por fim, (iii) propor um modelo de custos flexível para auxiliar a tomada de decisão dos clientes na seleção de seus prestadores de serviços ao longo da rede porto-interior. Na direção destes objetivos, a tese foi desenvolvida agregando múltiplos artigos complementares, nos quais oito estudos sobre o tema porto-interior e portos secos foram apresentados em versões adaptadas. Como contribuição prática, a tese apresentou um framework para aumentar a eficiência dos portos secos no contexto brasileiro e destacou os principais fatores que podem afetar os custos importação. Além disto, os resultados também evidenciaram aos gestores e tomadores de decisão de políticas públicas os cenários em que portos secos ou portos marítimos se tornam economicamente a melhor opção para os clientes. Academicamente, esta tese aprimora a literatura sobre o desenvolvimento de portos secos, propondo uma tipologia de riscos para a transição de „projeto‟ para „operação‟ compreendendo oito fatores de risco interdependentes. Por fim, o estudo também discute a competitividade entre os principais atores da rede porto-interior à luz da literatura, trazendo informações relevantes para os stakeholders envolvidos.
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Neste contexto, os portos secos tem surgido como opções para solucionar problemas de eficiência dos portos, otimizando a rede de transporte marítimo de cargas. Apesar da relevância deste operador logístico, o desenvolvimento de portos secos não está isento de falhas, especialmente em relação à fase de transição de „projeto‟ para „operação‟. Considerando a perspectiva dos importadores /exportadores, outra questão crítica refere-se à escolha do operador logístico, que pode variar de acordo com as especificidades de cada cliente. 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Além disto, os resultados também evidenciaram aos gestores e tomadores de decisão de políticas públicas os cenários em que portos secos ou portos marítimos se tornam economicamente a melhor opção para os clientes. Academicamente, esta tese aprimora a literatura sobre o desenvolvimento de portos secos, propondo uma tipologia de riscos para a transição de „projeto‟ para „operação‟ compreendendo oito fatores de risco interdependentes. Por fim, o estudo também discute a competitividade entre os principais atores da rede porto-interior à luz da literatura, trazendo informações relevantes para os stakeholders envolvidos.FACEPEMaritime transportation has played a huge and important role in connecting global trade in goods. Such relevance has been evidenced by the outstanding increase of containerized dry cargo transportation, which has putting enormous pressure to bear upon container terminals‟ efficiency. Particularly challenging are seaport-hinterland issues which entail broader inland geographical distribution of seaport operations. In this context, dry ports infrastructures have emerged as an option to fix efficiency problems in seaports, optimizing the shipping network of goods. Despite the relevance of such logistic infrastructure, dry ports facilities developments are not aware of failures, especially regarding the transitions from „project‟ to „operations‟ phases. Considering the perspective of importers/exporters, another critical issue remains in the service provider choice decision-making, which may vary according to specificities of each customer. Bearing this in mind, this thesis seeks to attend three main topics: (i) to make an overall discussion on seaport-hinterland subject, especially regarding dry ports developments; (ii) to assess the risk factors weighting and interdependences in dry ports‟ projects transition phase from multiple-stakeholders perspective; and (iii) to propose a flexible cost model to aid customer to select their services providers into the seaport-hinterland. Toward these objectives, the thesis was developed aggregating multiple complementary articles, in which eight papers on the subject of seaport-hinterland and dry ports were presented in adapted versions. As practical contribution, the thesis presented a framework to enhance the efficiency of dry ports in the Brazilian context and highlighted the main factors which could affect the shipping cost. Moreover, the results also evidenced for managers and policy makers in which case dry ports or seaports seems to become the best option in terms of cost. Academically, this thesis enhances the literature of dry port developments, proposing a typology of risks for dry port „project‟ to „operations‟transitions comprising eight interdependent risk factors. Lastly, the study also discusses the competitiveness environment throughout the main actors in the seaport-hinterland in light of the literature, bringing relevant insights for all stakeholders and practitioners.engUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEngenharia de produçãoRede porto-interiorPorto secoGestão de riscosCusto de transporte de contêinerModelo de otimização de custosDry ports development in seaport-hinterland network : risk assessment approach and shipping cost optimization to aid decision-makinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44990/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALTESE Thiago de Almeida Rodrigues.pdfTESE Thiago de Almeida Rodrigues.pdfapplication/pdf6218668https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44990/1/TESE%20Thiago%20de%20Almeida%20Rodrigues.pdf51a8c411cfa8eaf3bcd319adf09793dcMD51TEXTTESE Thiago de Almeida Rodrigues.pdf.txtTESE Thiago de Almeida Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain496438https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44990/4/TESE%20Thiago%20de%20Almeida%20Rodrigues.pdf.txt9d1bbdd32f3874bf28b71375b0322ef8MD54THUMBNAILTESE Thiago de Almeida Rodrigues.pdf.jpgTESE Thiago de Almeida Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44990/5/TESE%20Thiago%20de%20Almeida%20Rodrigues.pdf.jpg65315eec312ae156bd5d903ab6189a08MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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