Combinação de técnicas 3D de medição para o mapeamento de edificações prediais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46603 |
Resumo: | Esta dissertação provê uma metodologia que determina com acurácia a posição planialtimétrica de pontos de referência e objetos, necessários tanto para o controle tridimensional e bidimensional de edificações prediais como para o mapeamento 3D. Neste sentido, os Métodos Terrestres de Medição planialtimétrica com estação total (MTMs) são estudados, tais como: Interseção a Vante, Triangulação, Nivelamento Trigonométrico com visadas curtas e longas e Método da Poligonação. Além do Posicionamento Geodésico por Satélites e respectiva integração. Os pontos de apoio imediato foram determinados aplicando o método de Poligonação com centragem forçada e o posicionamento GNSS Relativo Estático. Para a determinação altimétrica destes pontos também foi utilizado o Nivelamento Trigonométrico, com visadas curtas e longas, neste último caso são consideradas visadas longas a partir de 250 m. Como parâmetro se utiliza o Nivelamento com a tecnologia GNSS. Com a metodologia investigada foram obtidas acurácias posicionais de ±2 mm a ±4 mm para os vértices (ou pontos) de Referência, ou ainda Apoio Imediato. Para estes pontos, os valores calculados são obtidos por meio dos procedimentos de compensação, método tradicional - Poligonal Fechada (maiores precisões), e de ajuste (em Rede 3D) (maiores acurácias), respectivamente; neste último, os menores valores são obtidos pelo ajuste das observações em rede por medidas dos métodos clássicos topográficos. O ajustamento em Rede 3D ou Rede Geodésica 3D apresentou maior acurácia se utilizando apenas de coordenadas GNSS e observações relativas aos métodos topográficos (distâncias inclinadas, ângulos horizontais e zenitais) entre os vértices do método de Poligonação. Com a introdução de distâncias inclinadas GNSS o ajuste resulta em uma estatística mais elevada. O erro de fechamento do transporte altimétrico para o percurso P1, P8, ..., P1 (sentido anti-horário) foi de (-0,0571 m), -5,71 cm para o perímetro de 1.263,165 m; este erro está em concordância com os valores calculados com a compensação pelo Método Tradicional - Poligonal Fechada (Quantidades de Fechamento da Poligonal Fechada). Nesta dissertação é contemplada também uma metodologia para a determinação planialtimétrica de pontos altos e inacessíveis situados em fachadas de edifício predominantemente vertical. Para esta finalidade, foram aplicados os métodos da Interseção a Vante (sem a medição de distância) e da Triangulação, envolvendo instrumentos, acessórios e processos de medição angular, fornecendo uma perspectiva de aplicação da Engenharia Geodésica em Sítios Urbanos. A determinação de pontos altos e inacessíveis (arestas) contidos nas estruturas arquitetônicas de edificações situados nas extremidades das fachadas de prédio delimitam a dimensão planialtimétrica da estrutura edificada. Fez-se relevante a abordagem do método da Interseção a Vante, considerando a intervisibilidade ou não entre os vértices de coordenadas conhecidas; para o controle da qualidade são realizadas medições abundantes. Com a metodologia investigada foram obtidas acurácias posicionais de ±2 mm a ±5 mm para os Pontos-Objetos, adequadas aos levantamentos cadastrais de alta acurácia. |
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Neste sentido, os Métodos Terrestres de Medição planialtimétrica com estação total (MTMs) são estudados, tais como: Interseção a Vante, Triangulação, Nivelamento Trigonométrico com visadas curtas e longas e Método da Poligonação. Além do Posicionamento Geodésico por Satélites e respectiva integração. Os pontos de apoio imediato foram determinados aplicando o método de Poligonação com centragem forçada e o posicionamento GNSS Relativo Estático. Para a determinação altimétrica destes pontos também foi utilizado o Nivelamento Trigonométrico, com visadas curtas e longas, neste último caso são consideradas visadas longas a partir de 250 m. Como parâmetro se utiliza o Nivelamento com a tecnologia GNSS. Com a metodologia investigada foram obtidas acurácias posicionais de ±2 mm a ±4 mm para os vértices (ou pontos) de Referência, ou ainda Apoio Imediato. Para estes pontos, os valores calculados são obtidos por meio dos procedimentos de compensação, método tradicional - Poligonal Fechada (maiores precisões), e de ajuste (em Rede 3D) (maiores acurácias), respectivamente; neste último, os menores valores são obtidos pelo ajuste das observações em rede por medidas dos métodos clássicos topográficos. O ajustamento em Rede 3D ou Rede Geodésica 3D apresentou maior acurácia se utilizando apenas de coordenadas GNSS e observações relativas aos métodos topográficos (distâncias inclinadas, ângulos horizontais e zenitais) entre os vértices do método de Poligonação. Com a introdução de distâncias inclinadas GNSS o ajuste resulta em uma estatística mais elevada. O erro de fechamento do transporte altimétrico para o percurso P1, P8, ..., P1 (sentido anti-horário) foi de (-0,0571 m), -5,71 cm para o perímetro de 1.263,165 m; este erro está em concordância com os valores calculados com a compensação pelo Método Tradicional - Poligonal Fechada (Quantidades de Fechamento da Poligonal Fechada). Nesta dissertação é contemplada também uma metodologia para a determinação planialtimétrica de pontos altos e inacessíveis situados em fachadas de edifício predominantemente vertical. Para esta finalidade, foram aplicados os métodos da Interseção a Vante (sem a medição de distância) e da Triangulação, envolvendo instrumentos, acessórios e processos de medição angular, fornecendo uma perspectiva de aplicação da Engenharia Geodésica em Sítios Urbanos. A determinação de pontos altos e inacessíveis (arestas) contidos nas estruturas arquitetônicas de edificações situados nas extremidades das fachadas de prédio delimitam a dimensão planialtimétrica da estrutura edificada. Fez-se relevante a abordagem do método da Interseção a Vante, considerando a intervisibilidade ou não entre os vértices de coordenadas conhecidas; para o controle da qualidade são realizadas medições abundantes. Com a metodologia investigada foram obtidas acurácias posicionais de ±2 mm a ±5 mm para os Pontos-Objetos, adequadas aos levantamentos cadastrais de alta acurácia.CAPESThis dissertation is aimed at providing a methodology for accurately determining planialtimetric position, as well as the reference points and objectives necessary for both two and three-dimensional controls for buildings and 3D mapping. Planialtimetric Terrestrial Measurement Methods (MTMs) with total station are therefore studied, including Point Intersection, Triangulation, Trigonometric Leveling with short and long target distances, and Polygonization, as well as Geodetic Satellite Positioning. Points for immediate support were determined by applying the Polygonization method with forced centering and Relative Static GNSS positioning and their integration. Trigonometric Leveling was also used to obtain altimetric readings with short and long target distances, with long target distances considered to be at a minimum of 250 m. Leveling using GNSS technology was also used as a parameter. Positional accuracies of ±2 mm to ±4 mm were obtained using the methodologies investigated for reference vertices (or points), as well as Immediate Support. For these points, the calculated values are obtained through the compensation procedures, traditional method - Closed Polygonal (higher precisions), and adjustment (in 3D Network) (higher accuracies), respectively; in the latter, the lowest values are obtained by adjusting observations made in the network through measurements from classical topographic methods. Adjustments made in the 3D Networks and 3D Geodesic Network presented greater accuracy when only GNSS coordinates and observations related to topographic methods (inclined distances, horizontal and zenithal angles) were used among Polygonization method vertices. When GNSS inclined distances were introduced, the adjustment resulted in increasingly elevated statistics. The altimetric transport closing error for the P1, P8, ..., P1 parameters (in a counterclockwise direction) was (-0.0571 m), -5.71 cm for the perimeter of 1,263,165 m; this error is congruent with compensed values calculated using the Traditional Method - Closed Polygon (Closing Quantities for Closed Polygons). This dissertation will also cover a planialtimetric determination methodology for high and inaccessible points situated a building facades that are predominantly vertical. For these purposes, methods for Point Intersection (without measuring distance) and Triangulation were applied, which involved instruments, accessories, and angular measurement processes, providing a perspective on applications for Geodetic Engineering in urban areas. The determination of high and inaccessible points (edges) contained in architectural structures situated on the extremities of building’s facades delimit the building’s planialtimetric dimension. The approaches contained in the Point Intersection methods are relevant when considering whether or not intervisibility exists between the vertices of known coordinates; an abundance of measures are taken in the interests of quality control. Positional accuracies of ±2 mm to ±5 mm were obtained using the methodologies investigated Object Points appropriate for high-accuracy cadastral surveying.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Geodesicas e Tecnologias da GeoinformacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEngenharia CartográficaLevantamentos geodésicosMétodos terrestres de mediçãoPontos altos e inacessíveisErro médio quadráticoMapeamento 3DControle dimensionalCombinação de técnicas 3D de medição para o mapeamento de edificações prediaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO João Naves de Moraes.pdf.txtDISSERTAÇÃO João Naves de Moraes.pdf.txtExtracted texttext/plain390692https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46603/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Naves%20de%20Moraes.pdf.txt8fc860a6edbc49ec2367d7fb6b240402MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO João Naves de Moraes.pdf.jpgDISSERTAÇÃO João Naves de Moraes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46603/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Naves%20de%20Moraes.pdf.jpgec4d3737e99ae4c4655b21f611277a4dMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Esta dissertação provê uma metodologia que determina com acurácia a posição planialtimétrica de pontos de referência e objetos, necessários tanto para o controle tridimensional e bidimensional de edificações prediais como para o mapeamento 3D. Neste sentido, os Métodos Terrestres de Medição planialtimétrica com estação total (MTMs) são estudados, tais como: Interseção a Vante, Triangulação, Nivelamento Trigonométrico com visadas curtas e longas e Método da Poligonação. Além do Posicionamento Geodésico por Satélites e respectiva integração. Os pontos de apoio imediato foram determinados aplicando o método de Poligonação com centragem forçada e o posicionamento GNSS Relativo Estático. Para a determinação altimétrica destes pontos também foi utilizado o Nivelamento Trigonométrico, com visadas curtas e longas, neste último caso são consideradas visadas longas a partir de 250 m. Como parâmetro se utiliza o Nivelamento com a tecnologia GNSS. Com a metodologia investigada foram obtidas acurácias posicionais de ±2 mm a ±4 mm para os vértices (ou pontos) de Referência, ou ainda Apoio Imediato. Para estes pontos, os valores calculados são obtidos por meio dos procedimentos de compensação, método tradicional - Poligonal Fechada (maiores precisões), e de ajuste (em Rede 3D) (maiores acurácias), respectivamente; neste último, os menores valores são obtidos pelo ajuste das observações em rede por medidas dos métodos clássicos topográficos. O ajustamento em Rede 3D ou Rede Geodésica 3D apresentou maior acurácia se utilizando apenas de coordenadas GNSS e observações relativas aos métodos topográficos (distâncias inclinadas, ângulos horizontais e zenitais) entre os vértices do método de Poligonação. Com a introdução de distâncias inclinadas GNSS o ajuste resulta em uma estatística mais elevada. O erro de fechamento do transporte altimétrico para o percurso P1, P8, ..., P1 (sentido anti-horário) foi de (-0,0571 m), -5,71 cm para o perímetro de 1.263,165 m; este erro está em concordância com os valores calculados com a compensação pelo Método Tradicional - Poligonal Fechada (Quantidades de Fechamento da Poligonal Fechada). Nesta dissertação é contemplada também uma metodologia para a determinação planialtimétrica de pontos altos e inacessíveis situados em fachadas de edifício predominantemente vertical. Para esta finalidade, foram aplicados os métodos da Interseção a Vante (sem a medição de distância) e da Triangulação, envolvendo instrumentos, acessórios e processos de medição angular, fornecendo uma perspectiva de aplicação da Engenharia Geodésica em Sítios Urbanos. A determinação de pontos altos e inacessíveis (arestas) contidos nas estruturas arquitetônicas de edificações situados nas extremidades das fachadas de prédio delimitam a dimensão planialtimétrica da estrutura edificada. Fez-se relevante a abordagem do método da Interseção a Vante, considerando a intervisibilidade ou não entre os vértices de coordenadas conhecidas; para o controle da qualidade são realizadas medições abundantes. Com a metodologia investigada foram obtidas acurácias posicionais de ±2 mm a ±5 mm para os Pontos-Objetos, adequadas aos levantamentos cadastrais de alta acurácia. |
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