Formação continuada de professores em instituições de ensino superior confessionais de Pernambuco : concepções e práticas
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Data de Publicação: | 2020 |
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Resumo: | A pesquisa se insere no âmbito das discussões em torno da formação de professores e se propõe a analisar como é concebida, promovida e vivenciada a formação continuada de professores em instituições de educação superior confessionais, no Estado de Pernambuco. Objetivou ainda caracterizar o universo das instituições de ensino superior confessionais; analisar as concepções de formação continuada presentes nos documentos institucionais; analisar os fatores que contribuem para a elaboração de uma política de formação continuada e analisar as práticas de formação continuada dos professores em instituições de ensino superior confessional. Para tanto, tomamos como lente teórica autores cuja produção intelectual tem discutido a formação de professores e, em especial, a formação continuada, como Nóvoa (1995), Candau (1999), Pimenta e Anastasiou (2002), Imbernón (2000), Santiago (2008), Freire (1996), dentre outros. Dialogamos ainda com dispositivos da legislação vigente sobre a matéria. Consideramos, no debate teórico, as publicações científicas que inicialmente nos permitiram um maior acercamento do objeto de estudo e que se tornaram parte fundante da tese, estado seus construtos presentes ao longo do texto. Para responder aos nossos objetivos, construímos um percurso teórico-metodológico a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, efetivada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2010). Instituições de Educação Superior Confessionais (IESC), sediadas em Pernambuco, constituíram o campo de investigação. Escolhemos como procedimento para coleta de dados a pesquisa documental, com foco no Plano de Desenvolvimento Institucional, no Plano de Formação Docente e nos Relatórios de Avaliação das instituições selecionadas. A coleta de informações se serviu também de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores institucionais (diretores e coordenadores pedagógicos), escolhidos a partir dos seguintes critérios: tempo de atuação nas instituições de ensino superior confessionais católicas, participação nas ações de formação continuada – atividades, encontros formativos - e envolvimento na dinâmica institucional. Foram realizadas, por fim, observações das práticas formativas no contexto das instituições pesquisadas. Como resultados, identificamos a recorrência das discussões acerca da formação de professores sob diferentes matrizes epistemológicas e/ou pressupostos teórico-metodológicos, assim como, a pluralidade das concepções sobre a formação continuada e ações formativas institucionais. Nesse movimento, os dados coletados nos ajudaram a evidenciar o lugar da formação continuada na agenda das políticas educacionais nas instituições confessionais e a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos professores, bem como identificamos que, apesar do caráter comum da confessionalidade das instituições, cada uma apresenta singularidades que estão relacionadas a sua filosofia, ao contexto sociopolítico, às circunstâncias de sua história e às expectativa e demandas dos professores. |
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COSTA, Maria das Graças Soares dahttp://lattes.cnpq.br/8933504169728850http://lattes.cnpq.br/4598908452423232BATISTA NETO, José2021-07-21T21:34:06Z2021-07-21T21:34:06Z2020-02-28COSTA, Maria das Graças Soares da. Formação continuada de professores em instituições de ensino superior confessionais de Pernambuco: concepções e práticas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40594ark:/64986/001300000jr17A pesquisa se insere no âmbito das discussões em torno da formação de professores e se propõe a analisar como é concebida, promovida e vivenciada a formação continuada de professores em instituições de educação superior confessionais, no Estado de Pernambuco. Objetivou ainda caracterizar o universo das instituições de ensino superior confessionais; analisar as concepções de formação continuada presentes nos documentos institucionais; analisar os fatores que contribuem para a elaboração de uma política de formação continuada e analisar as práticas de formação continuada dos professores em instituições de ensino superior confessional. Para tanto, tomamos como lente teórica autores cuja produção intelectual tem discutido a formação de professores e, em especial, a formação continuada, como Nóvoa (1995), Candau (1999), Pimenta e Anastasiou (2002), Imbernón (2000), Santiago (2008), Freire (1996), dentre outros. Dialogamos ainda com dispositivos da legislação vigente sobre a matéria. Consideramos, no debate teórico, as publicações científicas que inicialmente nos permitiram um maior acercamento do objeto de estudo e que se tornaram parte fundante da tese, estado seus construtos presentes ao longo do texto. Para responder aos nossos objetivos, construímos um percurso teórico-metodológico a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, efetivada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2010). Instituições de Educação Superior Confessionais (IESC), sediadas em Pernambuco, constituíram o campo de investigação. Escolhemos como procedimento para coleta de dados a pesquisa documental, com foco no Plano de Desenvolvimento Institucional, no Plano de Formação Docente e nos Relatórios de Avaliação das instituições selecionadas. A coleta de informações se serviu também de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores institucionais (diretores e coordenadores pedagógicos), escolhidos a partir dos seguintes critérios: tempo de atuação nas instituições de ensino superior confessionais católicas, participação nas ações de formação continuada – atividades, encontros formativos - e envolvimento na dinâmica institucional. Foram realizadas, por fim, observações das práticas formativas no contexto das instituições pesquisadas. Como resultados, identificamos a recorrência das discussões acerca da formação de professores sob diferentes matrizes epistemológicas e/ou pressupostos teórico-metodológicos, assim como, a pluralidade das concepções sobre a formação continuada e ações formativas institucionais. Nesse movimento, os dados coletados nos ajudaram a evidenciar o lugar da formação continuada na agenda das políticas educacionais nas instituições confessionais e a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos professores, bem como identificamos que, apesar do caráter comum da confessionalidade das instituições, cada uma apresenta singularidades que estão relacionadas a sua filosofia, ao contexto sociopolítico, às circunstâncias de sua história e às expectativa e demandas dos professores.CAPESThe research is part of the discussions around teacher education and proposes to analyze how continuing teacher education is conceived, promoted and experienced in confessional higher education institutions in the State of Pernambuco. It also aimed to characterize the universe of confessional higher education institutions; analyze the concepts of continuing education present in institutional documents; to analyze the factors that contribute to the elaboration of a policy of continuing education and to analyze the practices of continuing education of teachers in institutions of higher education. To this end, we take authors whose intellectual production has discussed teacher training and, in particular, continuing education, as a theoretical lens, such as Nóvoa (1995), Candau (1999), Pimenta and Anastasiou (2002), Imbernón (2000), Santiago (2008), Freire (1996), among others. We also dialog with provisions of the current legislation on the matter. We considered, in the theoretical debate, the scientific publications that initially allowed us to get closer to the object of study and that became a founding part of the thesis, its constructs present throughout the text. To answer our objectives, we built a theoretical-methodological path based on the qualitative research approach, carried out through content analysis, in the perspective of Bardin (2010). Confessional Higher Education Institutions (IESC), based in Pernambuco, constituted the field of investigation. We chose documentary research as a procedure for data collection, focusing on the Institutional Development Plan, the Teacher Training Plan and Evaluation Reports of the selected institutions. The collection of information also made use of semi- structured interviews with teachers and institutional managers (directors and pedagogical coordinators), chosen based on the following criteria: length of experience in Catholic higher education institutions, participation in continuing education actions - activities, meetings training - and involvement in institutional dynamics. Finally, observations were made of the training practices in the context of the researched institutions. As a result, we identified the recurrence of discussions about teacher training under different epistemological matrices and / or theoretical-methodological assumptions, as well as the plurality of conceptions about continuing education and institutional training actions. In this movement, the data collected helped us to highlight the place of continuing education on the educational policy agenda in confessional institutions and their contribution to the personal, professional and institutional development of teachers, as well as identifying that, despite the common character of institutions' confessionality , each one presents singularities that are related to its philosophy, the socio-political context, the circumstances of its history and the expectations and demands of the teachers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação Continuada do ProfessorEnsino SuperiorPernambuco – Ensino Superior - DocentesEnsino Superior – Instituições ConfessionaisUFPE - Pós-graduaçãoFormação continuada de professores em instituições de ensino superior confessionais de Pernambuco : concepções e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Maria das Graças Soares da Costa.pdfTESE Maria das Graças Soares da Costa.pdfapplication/pdf1916151https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40594/1/TESE%20Maria%20das%20Gra%c3%a7as%20Soares%20da%20Costa.pdf85dbc4388fb02cb4a06cdcc3264ba248MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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A pesquisa se insere no âmbito das discussões em torno da formação de professores e se propõe a analisar como é concebida, promovida e vivenciada a formação continuada de professores em instituições de educação superior confessionais, no Estado de Pernambuco. Objetivou ainda caracterizar o universo das instituições de ensino superior confessionais; analisar as concepções de formação continuada presentes nos documentos institucionais; analisar os fatores que contribuem para a elaboração de uma política de formação continuada e analisar as práticas de formação continuada dos professores em instituições de ensino superior confessional. Para tanto, tomamos como lente teórica autores cuja produção intelectual tem discutido a formação de professores e, em especial, a formação continuada, como Nóvoa (1995), Candau (1999), Pimenta e Anastasiou (2002), Imbernón (2000), Santiago (2008), Freire (1996), dentre outros. Dialogamos ainda com dispositivos da legislação vigente sobre a matéria. Consideramos, no debate teórico, as publicações científicas que inicialmente nos permitiram um maior acercamento do objeto de estudo e que se tornaram parte fundante da tese, estado seus construtos presentes ao longo do texto. Para responder aos nossos objetivos, construímos um percurso teórico-metodológico a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, efetivada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2010). Instituições de Educação Superior Confessionais (IESC), sediadas em Pernambuco, constituíram o campo de investigação. Escolhemos como procedimento para coleta de dados a pesquisa documental, com foco no Plano de Desenvolvimento Institucional, no Plano de Formação Docente e nos Relatórios de Avaliação das instituições selecionadas. A coleta de informações se serviu também de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores institucionais (diretores e coordenadores pedagógicos), escolhidos a partir dos seguintes critérios: tempo de atuação nas instituições de ensino superior confessionais católicas, participação nas ações de formação continuada – atividades, encontros formativos - e envolvimento na dinâmica institucional. Foram realizadas, por fim, observações das práticas formativas no contexto das instituições pesquisadas. Como resultados, identificamos a recorrência das discussões acerca da formação de professores sob diferentes matrizes epistemológicas e/ou pressupostos teórico-metodológicos, assim como, a pluralidade das concepções sobre a formação continuada e ações formativas institucionais. Nesse movimento, os dados coletados nos ajudaram a evidenciar o lugar da formação continuada na agenda das políticas educacionais nas instituições confessionais e a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos professores, bem como identificamos que, apesar do caráter comum da confessionalidade das instituições, cada uma apresenta singularidades que estão relacionadas a sua filosofia, ao contexto sociopolítico, às circunstâncias de sua história e às expectativa e demandas dos professores. |
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