Modelo multicritério baseado no método FITradeoff para definição de tempos de inspeção em um sistema sujeito a inspeções imperfeitas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Augusto José da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000ncvb
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37690
Resumo: A presente pesquisa apresenta um modelo multicritério para o estabelecimento de uma política de manutenção, operacionalizada em termos de atividades de inspeção, voltada para um sistema de proteção (válvula de bloqueio). Sua grande motivação deriva do fato da demanda por gás natural estar passando por um amplo crescimento, promovendo cada vez mais a utilização e construção de novos gasodutos. Como a procura por esse combustível envolve diversas organizações, variando de grandes indústrias a condomínios residenciais, uma parcela razoável de linhas de dutos está inserida em áreas habitadas ou com possibilidade de habitação, aumentando ainda mais os riscos de acidentes e incrementando as possibilidades de se tornar um desastre. Com isso, uma correta política de manutenção assume um papel estratégico para a empresa responsável, sendo necessário um embasamento matemático e científico, baseados nos fatos realísticos, para a correta tomada de decisão. Neste sentido, este trabalho propõe um novo modelo de inspeção baseado no delay time e sob uma perspectiva multicritério, onde não apenas o custo das inspeções é modelado, como também o tempo de inatividade (downtime) das válvulas e o número de equipes dedicadas a mantenabilidade, que são fatores críticos atrelados as atividades de manutenção nos gasodutos. Dentre as principais contribuições desta dissertação, destacam-se: o desenvolvimento do modelo para válvulas de gasodutos sujeito a inspeções imperfeitas (falso negativos) e a aplicação do método multicritério FITradeoff para tratar os conflitos entre os critérios de avaliação, considerando uma problemática de ordenação, chegando então a melhor política de manutenção a ser adotada, de acordo com as preferências do decisor.
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Como a procura por esse combustível envolve diversas organizações, variando de grandes indústrias a condomínios residenciais, uma parcela razoável de linhas de dutos está inserida em áreas habitadas ou com possibilidade de habitação, aumentando ainda mais os riscos de acidentes e incrementando as possibilidades de se tornar um desastre. Com isso, uma correta política de manutenção assume um papel estratégico para a empresa responsável, sendo necessário um embasamento matemático e científico, baseados nos fatos realísticos, para a correta tomada de decisão. Neste sentido, este trabalho propõe um novo modelo de inspeção baseado no delay time e sob uma perspectiva multicritério, onde não apenas o custo das inspeções é modelado, como também o tempo de inatividade (downtime) das válvulas e o número de equipes dedicadas a mantenabilidade, que são fatores críticos atrelados as atividades de manutenção nos gasodutos. Dentre as principais contribuições desta dissertação, destacam-se: o desenvolvimento do modelo para válvulas de gasodutos sujeito a inspeções imperfeitas (falso negativos) e a aplicação do método multicritério FITradeoff para tratar os conflitos entre os critérios de avaliação, considerando uma problemática de ordenação, chegando então a melhor política de manutenção a ser adotada, de acordo com as preferências do decisor.CNPqThis research presents a multicriteria model for the establishment of a maintenance policy, operationalized in terms of inspection activities, focused on a protection system (shutoff valve). Its great motivation derives from the fact that the demand for natural gas has been undergoing a large growth, increasingly promoting the use and construction of new pipelines. As demand for this fuel involves many organizations, from large industries to residential condominiums, a reasonable portion of pipeline lines are is in inhabited areas or in places with possibility of housing, further increasing risks of accidents and the chances of becoming a disaster. Thus, a correct maintenance policy assumes a strategic role for the responsible company, showing the necessity of a mathematical and scientific study, based on real facts, for the correct decision making. In this sense, this work proposes a new inspection model based on the delay time and in terms of a multicriteria perspective, where not only the cost of inspections is modeled, but also valves downtime and the number of teams dedicated to maintainability, which are critical factors linked to pipeline maintenance activities. Among the main contributions of this dissertation, one may highlight: the model development for pipeline valves subject to imperfect inspections (false negatives) and the application of the FITradeoff multicriteria method to deal with conflicts between criteria evaluation, considering the ranking problematic, according to the preferences of the decision maker.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEngenharia de ProduçãoDelay timeFITradeoffInspeções imperfeitasPolítica de manutençãoModelo multicritério baseado no método FITradeoff para definição de tempos de inspeção em um sistema sujeito a inspeções imperfeitasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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