Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44975 |
Resumo: | Esta tese analisa a relação entre o cinema documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), no modo como emergiu, dentro das ciências sociais e da cinematografia brasileira, um conjunto de imagens sobre o Nordeste. O IJNPS foi um órgão federal criado por iniciativa do sociólogo Gilberto Freyre, em 1949, e sediado no Recife. A instituição assumiu um importante papel no apoio e financiamento às produções cinematográficas que convergiam com a proposta da pesquisa social produzida pela casa. Tornou-se um espaço de circulação e debates entre cientistas e cinegrafistas. Através dessas relações, constroem-se representações sobre o Nordeste que evidenciam as transformações políticas e culturais no país. Durante a direção executiva de Mauro Mota (1956-1970) e Fernando Freyre (1970-1979), o IJNPS realizou ações importantes sobre o gênero documental, como a produção dos filmes Aruanda (1960), O Cajueiro Nordestino (1962), A cabra na região semi-árida (1966) e Cultura Marginal Brasileira (1975). Além disso, colocou em prática uma série de eventos destinados a pensar e debater o documentário, a exemplo da realização, na década de 1970, das três edições da Mostra e Simpósio do Filme Documental Brasileiro. Essas iniciativas culminaram na construção de um próprio setor cinematográfico na instituição, hoje denominada Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Identifica-se, assim, a importância do IJNPS no fortalecimento do documentário nacional e as condições históricas de desenvolvimento do gênero como um agente da pesquisa e reflexão social. A partir da História Cultural do Cinema, consideramos, além das questões estéticas, suas representações, os aspectos de produção, fomento, trajetórias dos cineastas e seus significados para a História. |
id |
UFPE_5a2dd284816c8b117f19cead20d39ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/44975 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira dohttp://lattes.cnpq.br/4806051901867661http://lattes.cnpq.br/9299027485408607http://lattes.cnpq.br/0701178560479085TEIXEIRA, Flávio WeinsteinFERREIRA, Alexandre Figueirôa2022-07-05T13:34:44Z2022-07-05T13:34:44Z2021-12-21NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do. Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44975Esta tese analisa a relação entre o cinema documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), no modo como emergiu, dentro das ciências sociais e da cinematografia brasileira, um conjunto de imagens sobre o Nordeste. O IJNPS foi um órgão federal criado por iniciativa do sociólogo Gilberto Freyre, em 1949, e sediado no Recife. A instituição assumiu um importante papel no apoio e financiamento às produções cinematográficas que convergiam com a proposta da pesquisa social produzida pela casa. Tornou-se um espaço de circulação e debates entre cientistas e cinegrafistas. Através dessas relações, constroem-se representações sobre o Nordeste que evidenciam as transformações políticas e culturais no país. Durante a direção executiva de Mauro Mota (1956-1970) e Fernando Freyre (1970-1979), o IJNPS realizou ações importantes sobre o gênero documental, como a produção dos filmes Aruanda (1960), O Cajueiro Nordestino (1962), A cabra na região semi-árida (1966) e Cultura Marginal Brasileira (1975). Além disso, colocou em prática uma série de eventos destinados a pensar e debater o documentário, a exemplo da realização, na década de 1970, das três edições da Mostra e Simpósio do Filme Documental Brasileiro. Essas iniciativas culminaram na construção de um próprio setor cinematográfico na instituição, hoje denominada Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Identifica-se, assim, a importância do IJNPS no fortalecimento do documentário nacional e as condições históricas de desenvolvimento do gênero como um agente da pesquisa e reflexão social. A partir da História Cultural do Cinema, consideramos, além das questões estéticas, suas representações, os aspectos de produção, fomento, trajetórias dos cineastas e seus significados para a História.CAPESThis thesis analyzes the relation between documentary cinema and the Joaquim Nabuco Institute of Social Researches (IJNPS), concerning the way a set of images about the Brazilian Northeast Region emerged inside the social sciences and Brazilian cinematography. The IJNPS was a federal organ located in Recife created by the initiative of sociologist Gilberto Freyre in 1949. The institution assumed an important role in the support and financing of cinematographic productions that converged with the proposal of social research conducted by the Institute. It became a place of circulation and debate between scientists and film directors. Through these relations, representations about the Brazilian Northeast are built, remarking the political and cultural transformations in the country. During the executive direction of Mauro Mota (1956-1970) and Fernando Freyre (1970-1979), the IJNPS has performed important actions about the documentary genre, such as the production of the films Aruanda (1960), The Northeastern Cashew Tree (1962), The goat in the semi-arid region (1966) and Brazilian Marginal Culture (1972). There is also a series of events meant to think and debate the documentary, like the three editions of the Exhibition and Symposium on the Brazilian Documentary Film, in the decade of 1970. These initiatives have culminated in the creation of the institution’s own sector of cinema, the IJNPS now being called Joaquim Nabuco Foundation (Fundaj). Therefore, it is possible to identify the importance of the IJNPS in the strengthening of the national documentary production and the historical conditions for the genre’s development as an agent of research and social reflection. Through the Cultural History of the Cinema, we consider, beyond its aesthetic issues, its representations, the aspects of production, promotion, the filmmakers’ trajectories and its meanings to History.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaDocumentário (Cinema)Brasil, NordestePesquisa socialInstituto Joaquim Nabuco de Pesquisas SociaisImagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Arthur Gustavo Lira do Nascimento.pdf.txtTESE Arthur Gustavo Lira do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain869818https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/4/TESE%20Arthur%20Gustavo%20Lira%20do%20Nascimento.pdf.txt52f33135a0cfdd831b0c071366a4b946MD54THUMBNAILTESE Arthur Gustavo Lira do Nascimento.pdf.jpgTESE Arthur Gustavo Lira do Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/5/TESE%20Arthur%20Gustavo%20Lira%20do%20Nascimento.pdf.jpg4c748fef658cf0470a4405ea97744179MD55ORIGINALTESE Arthur Gustavo Lira do Nascimento.pdfTESE Arthur Gustavo Lira do Nascimento.pdfapplication/pdf13511944https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/1/TESE%20Arthur%20Gustavo%20Lira%20do%20Nascimento.pdfe7d146c429bb3b7158d2159620d8683bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53123456789/449752022-07-06 02:30:02.6oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-07-06T05:30:02Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
title |
Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
spellingShingle |
Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do História Documentário (Cinema) Brasil, Nordeste Pesquisa social Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
title_short |
Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
title_full |
Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
title_fullStr |
Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
title_full_unstemmed |
Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
title_sort |
Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
author |
NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do |
author_facet |
NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4806051901867661 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9299027485408607 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0701178560479085 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Flávio Weinstein |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
FERREIRA, Alexandre Figueirôa |
contributor_str_mv |
TEIXEIRA, Flávio Weinstein FERREIRA, Alexandre Figueirôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Documentário (Cinema) Brasil, Nordeste Pesquisa social Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
topic |
História Documentário (Cinema) Brasil, Nordeste Pesquisa social Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais |
description |
Esta tese analisa a relação entre o cinema documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), no modo como emergiu, dentro das ciências sociais e da cinematografia brasileira, um conjunto de imagens sobre o Nordeste. O IJNPS foi um órgão federal criado por iniciativa do sociólogo Gilberto Freyre, em 1949, e sediado no Recife. A instituição assumiu um importante papel no apoio e financiamento às produções cinematográficas que convergiam com a proposta da pesquisa social produzida pela casa. Tornou-se um espaço de circulação e debates entre cientistas e cinegrafistas. Através dessas relações, constroem-se representações sobre o Nordeste que evidenciam as transformações políticas e culturais no país. Durante a direção executiva de Mauro Mota (1956-1970) e Fernando Freyre (1970-1979), o IJNPS realizou ações importantes sobre o gênero documental, como a produção dos filmes Aruanda (1960), O Cajueiro Nordestino (1962), A cabra na região semi-árida (1966) e Cultura Marginal Brasileira (1975). Além disso, colocou em prática uma série de eventos destinados a pensar e debater o documentário, a exemplo da realização, na década de 1970, das três edições da Mostra e Simpósio do Filme Documental Brasileiro. Essas iniciativas culminaram na construção de um próprio setor cinematográfico na instituição, hoje denominada Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Identifica-se, assim, a importância do IJNPS no fortalecimento do documentário nacional e as condições históricas de desenvolvimento do gênero como um agente da pesquisa e reflexão social. A partir da História Cultural do Cinema, consideramos, além das questões estéticas, suas representações, os aspectos de produção, fomento, trajetórias dos cineastas e seus significados para a História. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-05T13:34:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-05T13:34:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do. Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44975 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do. Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Historia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/4/TESE%20Arthur%20Gustavo%20Lira%20do%20Nascimento.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/5/TESE%20Arthur%20Gustavo%20Lira%20do%20Nascimento.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/1/TESE%20Arthur%20Gustavo%20Lira%20do%20Nascimento.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44975/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 52f33135a0cfdd831b0c071366a4b946 4c748fef658cf0470a4405ea97744179 e7d146c429bb3b7158d2159620d8683b 6928b9260b07fb2755249a5ca9903395 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310698489872384 |