Explorações de Estudantes do 9º ANO sobre o Conceito de Probabilidade com o Softeware TINKERPLOTS 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Gleidson de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000082zv
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17379
Resumo: A probabilidade é um importante conteúdo e possui aplicações em outras áreas do conhecimento. Pesquisadores destacam a importância de conteúdos de probabilidade por possibilitar o desenvolvimento da criticidade e leitura de mundo pelos educandos, contudo realçam a escassez de estudos na área. Nesta pesquisa investigamos conhecimentos de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre probabilidade com o uso da ferramenta Sampler do TinkerPlots 2.0. Buscou-se em específico, identificar conhecimentos prévios dos estudantes sobre probabilidade; descrever conhecimentos dos estudantes sobre probabilidade a partir de experimento aleatório não realizado e realizado no ambiente físico; e explorar a ferramenta Sampler do TinkerPlots para mobilizar conhecimentos dos estudantes sobre probabilidade. Quatro estudantes do 9º ano oriundos de uma escola pública do Recife participaram de quatro etapas de coleta de dados: 1) entrevista semi-estruturada com ênfase na investigação do perfil dos estudantes; 2) teste diagnóstico com questões sobre concepções e sobre experimento aleatório não realizado e realizado no ambiente físico. Nessas etapas iniciais os estudantes trabalharam individualmente. Em seguida, eles realizaram em duplas uma fase final do experimento realizado no ambiente físico; 3) na terceira etapa, subdividida em dois momentos, os estudantes em duplas, participaram de uma sessão de familiarização com o TinkerPlots para conhecer sua interface e ferramentas. Após esse contato inicial com o software eles participaram de uma sessão com o uso mais autônomo da ferramenta Sampler. Todo o processo ocorreu em dias alternados; 4) ao final da atividade de simulação com o Sampler, os estudantes realizaram novamente o teste diagnóstico administrado inicialmente, na segunda etapa, seguindo os mesmos procedimentos. Existem evidências de que as concepções iniciais dos estudantes estiveram mais voltadas para conhecimentos intuitivos sobre probabilidade. Ao longo das situações de pesquisa, mais particularmente no teste final, essas concepções foram ampliadas para incluir ideias de aleatoriedade, incerteza e chance. Seus conhecimentos sobre espaço amostral também foram se tornando mais explícitos a partir de suas reflexões sobre os experimentos aleatórios. O trabalho com a ferramenta Sampler do TinkerPlots permitiu que os estudantes realizassem simulações com tamanhos crescentes de amostras e verificassem as alterações nas representações gráficas produzidas. Esse processo foi realizado de forma dinâmica e mediado por diálogos e intervenções específicas do pesquisador. O TinkerPlots, por possibilitar a simulação de experimentos com tamanhos de amostras variadas pode ter contribuído para os estudantes refletirem melhor sobre a relação entre probabilidade teórica e probabilidade advinda da experimentação. Conclui-se que embora os estudantes não possuam conhecimentos formalizados sobre probabilidade, eles foram capazes de aprofundar suas ideias iniciais sobre aspectos cruciais desse conceito como é o caso de espaço amostral e da relação sobre probabilidade teórica e frequencial. Novas pesquisas devem ser feitas para investigar outras possibilidades do uso do software TinkerPlots para mobilizarem conhecimentos sobre probabilidades.
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Buscou-se em específico, identificar conhecimentos prévios dos estudantes sobre probabilidade; descrever conhecimentos dos estudantes sobre probabilidade a partir de experimento aleatório não realizado e realizado no ambiente físico; e explorar a ferramenta Sampler do TinkerPlots para mobilizar conhecimentos dos estudantes sobre probabilidade. Quatro estudantes do 9º ano oriundos de uma escola pública do Recife participaram de quatro etapas de coleta de dados: 1) entrevista semi-estruturada com ênfase na investigação do perfil dos estudantes; 2) teste diagnóstico com questões sobre concepções e sobre experimento aleatório não realizado e realizado no ambiente físico. Nessas etapas iniciais os estudantes trabalharam individualmente. Em seguida, eles realizaram em duplas uma fase final do experimento realizado no ambiente físico; 3) na terceira etapa, subdividida em dois momentos, os estudantes em duplas, participaram de uma sessão de familiarização com o TinkerPlots para conhecer sua interface e ferramentas. Após esse contato inicial com o software eles participaram de uma sessão com o uso mais autônomo da ferramenta Sampler. Todo o processo ocorreu em dias alternados; 4) ao final da atividade de simulação com o Sampler, os estudantes realizaram novamente o teste diagnóstico administrado inicialmente, na segunda etapa, seguindo os mesmos procedimentos. Existem evidências de que as concepções iniciais dos estudantes estiveram mais voltadas para conhecimentos intuitivos sobre probabilidade. Ao longo das situações de pesquisa, mais particularmente no teste final, essas concepções foram ampliadas para incluir ideias de aleatoriedade, incerteza e chance. Seus conhecimentos sobre espaço amostral também foram se tornando mais explícitos a partir de suas reflexões sobre os experimentos aleatórios. O trabalho com a ferramenta Sampler do TinkerPlots permitiu que os estudantes realizassem simulações com tamanhos crescentes de amostras e verificassem as alterações nas representações gráficas produzidas. Esse processo foi realizado de forma dinâmica e mediado por diálogos e intervenções específicas do pesquisador. O TinkerPlots, por possibilitar a simulação de experimentos com tamanhos de amostras variadas pode ter contribuído para os estudantes refletirem melhor sobre a relação entre probabilidade teórica e probabilidade advinda da experimentação. Conclui-se que embora os estudantes não possuam conhecimentos formalizados sobre probabilidade, eles foram capazes de aprofundar suas ideias iniciais sobre aspectos cruciais desse conceito como é o caso de espaço amostral e da relação sobre probabilidade teórica e frequencial. Novas pesquisas devem ser feitas para investigar outras possibilidades do uso do software TinkerPlots para mobilizarem conhecimentos sobre probabilidades.CAPEsThe probability is an important discipline and has application in many branch of human knowledge. Researchers emphasize the importance of probability related disciplines for enhancement students critical thinking about the real world problems; however they also highlight the shortage of studies in the area. In this research we investigate students knowledge in 9th grade about probability with the support of the software tool Sampler do TinkerPlots 2.0. Specifically, we sought to identify prior knowledge of students about probability; describe students knowledge about probability based on experiments realized and not realized in physical environment; and to explore the Sampler tool of TinkerPlots in order to students enhance and apply their knowledge about probabilit. Four 9th grade students from a public school in Recife participated in the four data collection steps: 1) semi-structured interview with an emphasis on investigating the student profile; 2) diagnostic test with questions about concepts and random experiments realized both in physical environment and not physical environment. In these initial steps the students worked individually. Then they performed, in pairs, the final experiment phase in a physical environment; 3) in the third step, divided into two different moments, the pairs were introduced to the TinkerPlots interface and tools. After this initial contact with the software, they attended a session with more autonomous use of the Sampler tool. The whole process was performed on alternate days; 4) at the end of the activity involving simulation with the use of the Sampler, the students were submited again to the diagnostic test administered initially in the second step, following the same procedures. There is evidence that the initial conceptions of the students were more focused on intuitive knowledge of probability. Over the situations found during the research, particularly in the final test, these conceptions were broadened in order to include ideas of randomness, uncertainty and chance. Students knowledge about sample space became more explicit after their reflections on experiments about randomness. The work with the Sampler tool of TinkerPlots allowed students to process simulations with an increasing number of sample and observe the changes in the graphs produced and its visual effect. This process was dynamically conducted and mediated by the researcher with dialogues and interventions. The TinkerPlots software, by allowing simulation experiments with different sample sizes, may have contributed to students reflection on the relationship between theoretical probability and probability arising from experimentation. We can conclude that although students may not have a formal knowledge of probability, they were able to deepen their initial ideas about crucial aspects of these concept such as sample space and the relationship between theoretical and frequency probability. New researches should be done in order to investigate other possibilities for the use of the software TinkerPlots improve students knowledge about probabilities.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProbabilidadeExperimento AleatórioSoftware TinkerPlotsFerramenta SamplerProbabilityRandom experimentTinkerPlots softwareSampler toolExplorações de Estudantes do 9º ANO sobre o Conceito de Probabilidade com o Softeware TINKERPLOTS 2.0info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Mestrado Gleidson Souza 2015.pdf.jpgDissertação Mestrado Gleidson Souza 2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17379/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Gleidson%20Souza%202015.pdf.jpgdb32dc840d8d319a3bf5d1eaeabc7dbbMD55ORIGINALDissertação Mestrado Gleidson Souza 2015.pdfDissertação Mestrado Gleidson Souza 2015.pdfapplication/pdf4384688https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17379/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Gleidson%20Souza%202015.pdf2b4f7a78258ef6b6b60955ac938994a0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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