As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Myllena Karla Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300001397p
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34130
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as praças da gestão Sandoval Cajú (1961-1964) em Maceió, Alagoas, relevantes por sua história política, estética característica e pela polaridade de opiniões entre os maceioenses, a partir do discurso sob o qual foram criadas: o ideal Cidade Sorriso, que faz referência a um conjunto urbano com feições estéticas europeias circundado por belezas naturais deslumbrantes. Este ideal é produto da definição do discurso regional maceioense, que procura afastar da Capital os símbolos de seu estigma higienista de local insalubre, é materializado pela gestão Malta (1901-1912), e embasa a insatisfação dos maceioenses quanto à degradação de suas praças, ora recuperadas, ora abandonadas. Para evitar que a polêmica que envolve a Gestão influencie o estudo das praças de sua autoria, esta dissertação as analisa a partir do ideal Cidade Sorriso. Identificadas visualmente pelos cacos de azulejo coloridos em mosaico que revestem fontes luminosas e jardineiras, e pelo “S” espalhado por bancos, canteiros e monumentos, as 22 praças modificadas e 36 praças criadas pela gestão Sandoval Cajú, em 3 anos de um mandato previsto para 5 anos, mas interrompido pela Ditadura Militar, são a materialização de uma interpretação do ideal Cidade Sorriso. A interpretação do ideal pela gestão produz praças que priorizam a convivência e a permanência do usuário, e homenageiam a cultura popular local, distribuídas nos bairros centrais, periféricos e nos distritos da Capital.
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Para evitar que a polêmica que envolve a Gestão influencie o estudo das praças de sua autoria, esta dissertação as analisa a partir do ideal Cidade Sorriso. Identificadas visualmente pelos cacos de azulejo coloridos em mosaico que revestem fontes luminosas e jardineiras, e pelo “S” espalhado por bancos, canteiros e monumentos, as 22 praças modificadas e 36 praças criadas pela gestão Sandoval Cajú, em 3 anos de um mandato previsto para 5 anos, mas interrompido pela Ditadura Militar, são a materialização de uma interpretação do ideal Cidade Sorriso. A interpretação do ideal pela gestão produz praças que priorizam a convivência e a permanência do usuário, e homenageiam a cultura popular local, distribuídas nos bairros centrais, periféricos e nos distritos da Capital.CAPESCNPqThis dissertation has as its objective the analysis of the squares made by the Sandoval Cajú government (1961-1964) in Maceió, Alagoas, which are relevant for their political history, their aesthetics and for the divergent opinions amongst the people of Maceió, through the discourse that originates them: the Cidade Sorriso ideal, which references an urban area with an European aesthetic surrounded by breathtaking natural beauty. This ideal results from the definition of the regional discourse of Maceió, which aims to eradicate the symbols of its stigma as an insanitary place, is materialized by the Malta government (1901-1912), and bases the dissatisfaction of the people of Maceió about the degradation of their squares, sometimes recovered and sometimes abandoned. In order to avoid the influence of the surrounding polemics in the squares’ analysis, this dissertation does so with the Cidade Sorriso ideal. The squares created during the 3 year period of an official 5-year-term and interrupted by the Military Dictatorship, which are visually identifiable by the colored tile pieces mosaics, covering luminous fountains and planters, and by the “S”, spread across benches, garden beds and monuments are the materialization of a particular interpretation of the Cidade Sorriso ideal. The government’s interpretation of the ideal brings forth squares which prioritize the users’ coexistence and permanence, and which pay tribute to the local popular culture, spread across the Capital’s central and peripheral neighborhoods and districts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPraçaModernismoPopularMaceióAs praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Myllena%20Karla%20Santos%20Azevedo.pdf.jpgdcc8592250d3a88f051990041b42eda1MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdfDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdfapplication/pdf12135883https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Myllena%20Karla%20Santos%20Azevedo.pdf9713393fcf6785b3ac3874e944ff96b9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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