As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Myllena Karla Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34130
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as praças da gestão Sandoval Cajú (1961-1964) em Maceió, Alagoas, relevantes por sua história política, estética característica e pela polaridade de opiniões entre os maceioenses, a partir do discurso sob o qual foram criadas: o ideal Cidade Sorriso, que faz referência a um conjunto urbano com feições estéticas europeias circundado por belezas naturais deslumbrantes. Este ideal é produto da definição do discurso regional maceioense, que procura afastar da Capital os símbolos de seu estigma higienista de local insalubre, é materializado pela gestão Malta (1901-1912), e embasa a insatisfação dos maceioenses quanto à degradação de suas praças, ora recuperadas, ora abandonadas. Para evitar que a polêmica que envolve a Gestão influencie o estudo das praças de sua autoria, esta dissertação as analisa a partir do ideal Cidade Sorriso. Identificadas visualmente pelos cacos de azulejo coloridos em mosaico que revestem fontes luminosas e jardineiras, e pelo “S” espalhado por bancos, canteiros e monumentos, as 22 praças modificadas e 36 praças criadas pela gestão Sandoval Cajú, em 3 anos de um mandato previsto para 5 anos, mas interrompido pela Ditadura Militar, são a materialização de uma interpretação do ideal Cidade Sorriso. A interpretação do ideal pela gestão produz praças que priorizam a convivência e a permanência do usuário, e homenageiam a cultura popular local, distribuídas nos bairros centrais, periféricos e nos distritos da Capital.
id UFPE_5aa92e558d5e95109319e2cbb3abf66f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34130
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling AZEVEDO, Myllena Karla Santoshttp://lattes.cnpq.br/4180170852080338http://lattes.cnpq.br/8597083990147013LEITE, Julieta Maria de Vasconcelos2019-10-03T17:39:09Z2019-10-03T17:39:09Z2018-10-15https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34130Esta dissertação tem como objetivo analisar as praças da gestão Sandoval Cajú (1961-1964) em Maceió, Alagoas, relevantes por sua história política, estética característica e pela polaridade de opiniões entre os maceioenses, a partir do discurso sob o qual foram criadas: o ideal Cidade Sorriso, que faz referência a um conjunto urbano com feições estéticas europeias circundado por belezas naturais deslumbrantes. Este ideal é produto da definição do discurso regional maceioense, que procura afastar da Capital os símbolos de seu estigma higienista de local insalubre, é materializado pela gestão Malta (1901-1912), e embasa a insatisfação dos maceioenses quanto à degradação de suas praças, ora recuperadas, ora abandonadas. Para evitar que a polêmica que envolve a Gestão influencie o estudo das praças de sua autoria, esta dissertação as analisa a partir do ideal Cidade Sorriso. Identificadas visualmente pelos cacos de azulejo coloridos em mosaico que revestem fontes luminosas e jardineiras, e pelo “S” espalhado por bancos, canteiros e monumentos, as 22 praças modificadas e 36 praças criadas pela gestão Sandoval Cajú, em 3 anos de um mandato previsto para 5 anos, mas interrompido pela Ditadura Militar, são a materialização de uma interpretação do ideal Cidade Sorriso. A interpretação do ideal pela gestão produz praças que priorizam a convivência e a permanência do usuário, e homenageiam a cultura popular local, distribuídas nos bairros centrais, periféricos e nos distritos da Capital.CAPESCNPqThis dissertation has as its objective the analysis of the squares made by the Sandoval Cajú government (1961-1964) in Maceió, Alagoas, which are relevant for their political history, their aesthetics and for the divergent opinions amongst the people of Maceió, through the discourse that originates them: the Cidade Sorriso ideal, which references an urban area with an European aesthetic surrounded by breathtaking natural beauty. This ideal results from the definition of the regional discourse of Maceió, which aims to eradicate the symbols of its stigma as an insanitary place, is materialized by the Malta government (1901-1912), and bases the dissatisfaction of the people of Maceió about the degradation of their squares, sometimes recovered and sometimes abandoned. In order to avoid the influence of the surrounding polemics in the squares’ analysis, this dissertation does so with the Cidade Sorriso ideal. The squares created during the 3 year period of an official 5-year-term and interrupted by the Military Dictatorship, which are visually identifiable by the colored tile pieces mosaics, covering luminous fountains and planters, and by the “S”, spread across benches, garden beds and monuments are the materialization of a particular interpretation of the Cidade Sorriso ideal. The government’s interpretation of the ideal brings forth squares which prioritize the users’ coexistence and permanence, and which pay tribute to the local popular culture, spread across the Capital’s central and peripheral neighborhoods and districts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPraçaModernismoPopularMaceióAs praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Myllena%20Karla%20Santos%20Azevedo.pdf.jpgdcc8592250d3a88f051990041b42eda1MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdfDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdfapplication/pdf12135883https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Myllena%20Karla%20Santos%20Azevedo.pdf9713393fcf6785b3ac3874e944ff96b9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdf.txtDISSERTAÇÃO Myllena Karla Santos Azevedo.pdf.txtExtracted texttext/plain410169https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Myllena%20Karla%20Santos%20Azevedo.pdf.txt76f45c8b84c8f98452bfea3d9c41e677MD54123456789/341302019-10-26 01:02:10.531oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T04:02:10Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964
title As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964
spellingShingle As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964
AZEVEDO, Myllena Karla Santos
Praça
Modernismo
Popular
Maceió
title_short As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964
title_full As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964
title_fullStr As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964
title_full_unstemmed As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964
title_sort As praças da gestão Sandoval Cajú na “Cidade Sorriso”: Maceió, Alagoas, 1961-1964
author AZEVEDO, Myllena Karla Santos
author_facet AZEVEDO, Myllena Karla Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4180170852080338
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8597083990147013
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO, Myllena Karla Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEITE, Julieta Maria de Vasconcelos
contributor_str_mv LEITE, Julieta Maria de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Praça
Modernismo
Popular
Maceió
topic Praça
Modernismo
Popular
Maceió
description Esta dissertação tem como objetivo analisar as praças da gestão Sandoval Cajú (1961-1964) em Maceió, Alagoas, relevantes por sua história política, estética característica e pela polaridade de opiniões entre os maceioenses, a partir do discurso sob o qual foram criadas: o ideal Cidade Sorriso, que faz referência a um conjunto urbano com feições estéticas europeias circundado por belezas naturais deslumbrantes. Este ideal é produto da definição do discurso regional maceioense, que procura afastar da Capital os símbolos de seu estigma higienista de local insalubre, é materializado pela gestão Malta (1901-1912), e embasa a insatisfação dos maceioenses quanto à degradação de suas praças, ora recuperadas, ora abandonadas. Para evitar que a polêmica que envolve a Gestão influencie o estudo das praças de sua autoria, esta dissertação as analisa a partir do ideal Cidade Sorriso. Identificadas visualmente pelos cacos de azulejo coloridos em mosaico que revestem fontes luminosas e jardineiras, e pelo “S” espalhado por bancos, canteiros e monumentos, as 22 praças modificadas e 36 praças criadas pela gestão Sandoval Cajú, em 3 anos de um mandato previsto para 5 anos, mas interrompido pela Ditadura Militar, são a materialização de uma interpretação do ideal Cidade Sorriso. A interpretação do ideal pela gestão produz praças que priorizam a convivência e a permanência do usuário, e homenageiam a cultura popular local, distribuídas nos bairros centrais, periféricos e nos distritos da Capital.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T17:39:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-03T17:39:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34130
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Myllena%20Karla%20Santos%20Azevedo.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Myllena%20Karla%20Santos%20Azevedo.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34130/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Myllena%20Karla%20Santos%20Azevedo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dcc8592250d3a88f051990041b42eda1
9713393fcf6785b3ac3874e944ff96b9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
76f45c8b84c8f98452bfea3d9c41e677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310881751597056