Caligrafia e design de tipos : estudo sobre os impactos do conhecimento da técnica caligráfica no entendimento do espaçamento e coerência formal de caracteres tipográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVAIS, Carlos Eduardo Brito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51631
Resumo: A caligrafia e o design de tipo partilham entre si o mesmo objeto de trabalho, o desenvolvimento de letras. O desenho caligráfico foi utilizado como referência no design de letras tipográficas desde seus primórdios, exemplificado pelo trabalho de Johannes Gutenberg, utilizando a Textura Quadrata como referência; e a influência das letras humanísticas em Nicholas Jenson. O desenvolvimento da Romain du Roi é considerado um dos marcos da ruptura dessa relação referencial entre os campos, com a desconexão da geometria das penas (e das possibilidades que ela gera) com a forma da letra tipográfica. No entanto, alguns autores ainda defendem que a compreensão da técnica caligráfica é útil para designers de tipografia, embora não seja necessária. Assim, este trabalho debruça-se sobre este problema para tentar responder a seguinte questão: Quais os impactos do conhecimento de técnicas caligráficas no entendimento acerca de espaçamento e da coerência formal de caracteres tipográficos? Neste sentido, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa em cinco etapas: 1) Compreender o universo da caligrafia; 2) Explorar as relações sobre este universo e o design de tipos; 3) Desenvolver uma Oficina de Caligrafia com foco na composição das formas das letras e seu espaçamento; 4) Testar e desenvolver sistemas de avaliação e de análise de imagem e 5) Realizar o experimento da pesquisa e buscar apresentar respostas ao problema posto. Durante a projeto, o pesquisador foi agraciado com a bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) fomentada pela CAPES que permitiu a coleta de referências bibliográficas e documentos históricos junto ao Department of Typography & Graphic Communication da Universidade de Reading (Inglaterra). Ao final, foi desenvolvido uma Oficina de Caligrafia não presencial e síncrona com materiais e recursos didáticos, além de atividades e sistema de análise de imagens para o experimento final da pesquisa. O experimento foi aplicado durante a disciplina de Design de Tipos, semestre 2020.1, do curso de Design (UFPE). A análise quantitativa não apresentou resultados indicativos de melhora ou piora, enquanto a qualitativa apontou para melhoras nas percepções gerais ainda que não generalizáveis. Além disso, observou-se um interesse dos estudantes pelo tema e pela qualidade nos trabalhos desenvolvidos e estes apontaram considerações a respeito das limitações da carga horária necessária para explorar o assunto.
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O desenvolvimento da Romain du Roi é considerado um dos marcos da ruptura dessa relação referencial entre os campos, com a desconexão da geometria das penas (e das possibilidades que ela gera) com a forma da letra tipográfica. No entanto, alguns autores ainda defendem que a compreensão da técnica caligráfica é útil para designers de tipografia, embora não seja necessária. Assim, este trabalho debruça-se sobre este problema para tentar responder a seguinte questão: Quais os impactos do conhecimento de técnicas caligráficas no entendimento acerca de espaçamento e da coerência formal de caracteres tipográficos? Neste sentido, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa em cinco etapas: 1) Compreender o universo da caligrafia; 2) Explorar as relações sobre este universo e o design de tipos; 3) Desenvolver uma Oficina de Caligrafia com foco na composição das formas das letras e seu espaçamento; 4) Testar e desenvolver sistemas de avaliação e de análise de imagem e 5) Realizar o experimento da pesquisa e buscar apresentar respostas ao problema posto. Durante a projeto, o pesquisador foi agraciado com a bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) fomentada pela CAPES que permitiu a coleta de referências bibliográficas e documentos históricos junto ao Department of Typography & Graphic Communication da Universidade de Reading (Inglaterra). Ao final, foi desenvolvido uma Oficina de Caligrafia não presencial e síncrona com materiais e recursos didáticos, além de atividades e sistema de análise de imagens para o experimento final da pesquisa. O experimento foi aplicado durante a disciplina de Design de Tipos, semestre 2020.1, do curso de Design (UFPE). A análise quantitativa não apresentou resultados indicativos de melhora ou piora, enquanto a qualitativa apontou para melhoras nas percepções gerais ainda que não generalizáveis. Além disso, observou-se um interesse dos estudantes pelo tema e pela qualidade nos trabalhos desenvolvidos e estes apontaram considerações a respeito das limitações da carga horária necessária para explorar o assunto.CAPESCalligraphy and Type Design share the same work object, the development of letters. The Calligraphic design has been utilised as a reference in the design of typographic letters since its inception, as seen in the work of Johannes Gutenberg with the Quadrata Texture, and the humanistic influence of Nicholas Jenson. The advent of the Romain du Roi represents a pivotal moment in the breakdown of this referential relationship between the two fields, leading to the disconnection between the geometry of the pen and the form of typographic letters. Despite this, some authors maintain that an understanding of calligraphic techniques can be beneficial for typography designers, though not mandatory. Considering this, this study aims to examine the impact of calligraphic knowledge on the comprehension of spacing and formal coherence in typographic characters. In this way, exploratory qualitative research was conducted in five stages: 1) Understanding the calligraphy universe; 2) Examining the relationship between calligraphy and type design; 3) Conducting a Calligraphy Workshop focused on the composition of letter shapes and spacing; 4) Developing image evaluation and analysis systems; 5) Conducting a research experiment and presenting answers to the posed question. During this study, the researcher was awarded a scholarship sponsored by CAPES at the Department of Typography & Graphic Communication at the University of Reading in England. The study culminated in an online, synchronous Calligraphy Workshop with didactic materials and resources, as well as image analysis systems for the final research. The experiment was carried out during the 2020.1 academic semester of the Type Design academic subject in the Design Undergraduate Course at UFPE. Quantitative analysis failed to yield conclusive results, while qualitative analysis indicated improvements in general perceptions, albeit not generalisable. Additionally, there was a noticeable interest among students in the subject and the quality of the works produced, despite concerns about the workload.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesscaligrafiadesign de tiposensinoespaçamentocorrelação de formaCaligrafia e design de tipos : estudo sobre os impactos do conhecimento da técnica caligráfica no entendimento do espaçamento e coerência formal de caracteres tipográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51631/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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