Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Mendonça Costa, Sergio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300001371s
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3006
Resumo: O futebol é, sem dúvida, um dos elementos simbólicos mais lembrados pelo senso comum na representação do Brasil. Para brasileiros e estrangeiros, tal traço da identidade do País foi construído através da apresentação da seleção brasileira de futebol em torneios internacionais, com convincentes atuações que redundaram na conquista de cinco títulos mundiais. Contudo, a amplitude desse imaginário não pôde ser constituída sem a participação dos meios de comunicação de massa, que fizeram de sua associação com o esporte um das mais relevantes facetas da indústria do entretenimento. Mídia e esporte se transformaram em uma complexa estrutura social que se solidificou como uma instituição do cotidiano e dos povos conectados. Através do esporte mediado, padrões culturais de diversas nações são postos frente a frente e questionam indivíduos a respeito de seu pertencimento e identidade. Nesse sentido, a idéia de futebol-espetáculo e a Copa do Mundo formam um ambiente propício para a mediação das identidades nacionais, e o alargamento dos produtos da mídia, como a publicidade, fornece elementos simbólicos para a identificação do indivíduo nas novas configurações de tempo e espaço. Assim, esta pesquisa visa dissertar sobre a representação da identidade nacional brasileira mediada através do futebol-espetáculo, valendo-se do Joga TV, publicidade mundial da Nike para a Copa do Mundo de 2006, como um corpus inserido nos estudos contemporâneos da nação, da identidade e do sujeito, considerando a emergência da cultura da mídia como um dos focos dessas transformações
id UFPE_5b71fd6b1d118d14cf56145ef5c2ef1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3006
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Roberto Mendonça Costa, SergioFreire Prysthon, Ângela 2014-06-12T16:26:08Z2014-06-12T16:26:08Z2008-01-31Roberto Mendonça Costa, Sergio; Freire Prysthon, Ângela. Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3006ark:/64986/001300001371sO futebol é, sem dúvida, um dos elementos simbólicos mais lembrados pelo senso comum na representação do Brasil. Para brasileiros e estrangeiros, tal traço da identidade do País foi construído através da apresentação da seleção brasileira de futebol em torneios internacionais, com convincentes atuações que redundaram na conquista de cinco títulos mundiais. Contudo, a amplitude desse imaginário não pôde ser constituída sem a participação dos meios de comunicação de massa, que fizeram de sua associação com o esporte um das mais relevantes facetas da indústria do entretenimento. Mídia e esporte se transformaram em uma complexa estrutura social que se solidificou como uma instituição do cotidiano e dos povos conectados. Através do esporte mediado, padrões culturais de diversas nações são postos frente a frente e questionam indivíduos a respeito de seu pertencimento e identidade. Nesse sentido, a idéia de futebol-espetáculo e a Copa do Mundo formam um ambiente propício para a mediação das identidades nacionais, e o alargamento dos produtos da mídia, como a publicidade, fornece elementos simbólicos para a identificação do indivíduo nas novas configurações de tempo e espaço. Assim, esta pesquisa visa dissertar sobre a representação da identidade nacional brasileira mediada através do futebol-espetáculo, valendo-se do Joga TV, publicidade mundial da Nike para a Copa do Mundo de 2006, como um corpus inserido nos estudos contemporâneos da nação, da identidade e do sujeito, considerando a emergência da cultura da mídia como um dos focos dessas transformaçõesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMídiaFutebol-espetáculoidentidade nacionalJoga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1878_1.pdf.jpgarquivo1878_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1580https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3006/4/arquivo1878_1.pdf.jpga01e9e6a37918ff9c9878ebe8f1971b0MD54ORIGINALarquivo1878_1.pdfapplication/pdf1017750https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3006/1/arquivo1878_1.pdfce8cc2c744e3feb161f6a6ff90910ff5MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3006/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1878_1.pdf.txtarquivo1878_1.pdf.txtExtracted texttext/plain264677https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3006/3/arquivo1878_1.pdf.txt34eb80091e42a4ead5ad495288304b07MD53123456789/30062019-10-25 03:04:18.876oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:04:18Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
title Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
spellingShingle Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
Roberto Mendonça Costa, Sergio
Mídia
Futebol-espetáculo
identidade nacional
title_short Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
title_full Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
title_fullStr Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
title_full_unstemmed Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
title_sort Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
author Roberto Mendonça Costa, Sergio
author_facet Roberto Mendonça Costa, Sergio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Mendonça Costa, Sergio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire Prysthon, Ângela
contributor_str_mv Freire Prysthon, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Futebol-espetáculo
identidade nacional
topic Mídia
Futebol-espetáculo
identidade nacional
description O futebol é, sem dúvida, um dos elementos simbólicos mais lembrados pelo senso comum na representação do Brasil. Para brasileiros e estrangeiros, tal traço da identidade do País foi construído através da apresentação da seleção brasileira de futebol em torneios internacionais, com convincentes atuações que redundaram na conquista de cinco títulos mundiais. Contudo, a amplitude desse imaginário não pôde ser constituída sem a participação dos meios de comunicação de massa, que fizeram de sua associação com o esporte um das mais relevantes facetas da indústria do entretenimento. Mídia e esporte se transformaram em uma complexa estrutura social que se solidificou como uma instituição do cotidiano e dos povos conectados. Através do esporte mediado, padrões culturais de diversas nações são postos frente a frente e questionam indivíduos a respeito de seu pertencimento e identidade. Nesse sentido, a idéia de futebol-espetáculo e a Copa do Mundo formam um ambiente propício para a mediação das identidades nacionais, e o alargamento dos produtos da mídia, como a publicidade, fornece elementos simbólicos para a identificação do indivíduo nas novas configurações de tempo e espaço. Assim, esta pesquisa visa dissertar sobre a representação da identidade nacional brasileira mediada através do futebol-espetáculo, valendo-se do Joga TV, publicidade mundial da Nike para a Copa do Mundo de 2006, como um corpus inserido nos estudos contemporâneos da nação, da identidade e do sujeito, considerando a emergência da cultura da mídia como um dos focos dessas transformações
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T16:26:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T16:26:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Roberto Mendonça Costa, Sergio; Freire Prysthon, Ângela. Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3006
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300001371s
identifier_str_mv Roberto Mendonça Costa, Sergio; Freire Prysthon, Ângela. Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
ark:/64986/001300001371s
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3006/4/arquivo1878_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3006/1/arquivo1878_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3006/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3006/3/arquivo1878_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a01e9e6a37918ff9c9878ebe8f1971b0
ce8cc2c744e3feb161f6a6ff90910ff5
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
34eb80091e42a4ead5ad495288304b07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172988784345088