Pobreza e políticas públicas na cidade de Pau dos Ferros/RN : uma análise a partir do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SENA, Vanuza Maria Pontes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000015g4v
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54857
Resumo: A pobreza e a exclusão social constituem um dos maiores desafios do século XXI, visto que colidem com o exercício dos direitos fundamentais dos seres humanos. A maneira pela qual a pobreza passa a ser configurada e trabalhada traz implicações diretas à formulação e à implementação de estratégias a serem desenvolvidas para seu enfrentamento, sendo este um importante desafio em termos de políticas públicas. Compreende-se que esse problema não é vivenciado somente pelo Brasil, mas inerente à lógica de acumulação do capital, de modo a ser possível considerar que, no âmbito internacional, haja programas de combate à fome e à pobreza. Na esfera do Sistema de Proteção Social (SPS) brasileiro, ainda que tenha havido ações direcionadas às questões sociais, foi somente com a promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/88) que se conseguiu, pela primeira vez, haver capítulos que tratam sobre a assistência social no Brasil de forma contundente, avançando em relação às formulações legais anteriores. Assim sendo, foi a partir da CF/88, e mais acentuadamente nos períodos de gestão dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que se passou a olhar de forma mais atenta à questão social, instituindo uma série de novos programas, mais amplos e, ao mesmo tempo, focalizados. Isso causou novos desafios relacionados à redução da desigualdade e ao acesso aos serviços no âmbito do enfrentamento da pobreza. O presente trabalho situa-se na proposta de refletirmos acerca da pobreza, problematizando as políticas públicas sociais, na cidade de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, tendo como referência indicadores dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa contemplaram a necessidade de revisão bibliográfica, pesquisa documental e levantamento estatístico, sobretudo, junto a fontes oficiais brasileiras. Além disso, tratou-se de aplicar o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), baseado na metodologia de Alkire-Foster. Os principais resultados revelam que, entre os anos analisados, as iniciativas de políticas sociais, no governo de Lula, contribuíram para a diminuição da pobreza sobre a população de Pau dos Ferros. De maneira geral, a pobreza multidimensional apresentou, ao longo dos censos, redução paulatina nas privações. Em 1991, o percentual dos indivíduos identificados como pobres multidimensionais era de 43,07%, aumentando para 47,10% em 2000, mas, caindo para 38,84% em 2010. Da mesma forma, houve uma queda na média de indicadores que os pobres multidimensionalmente encontravam-se privados, que também era elevada para o ano de 1991, ou seja, em 53,29% dos indicadores analisados, mas nos anos de 2000 e 2010, esse índice caiu, respectivamente, para 37,92% e 26,06%. A incidência ajustada em Pau dos Ferros teve uma redução de 23,08% em 1991, decaindo para 17,86%, em 2000, e 10,12%, em 2010. O estudo apontou que a redução da pobreza multidimensional observada para o período de 1991-2000 deu-se, mais especificadamente em melhorias na educação, alcançando uma variação percentual para esse período de -48,85%. Já para o período de 2000-2010, a representatividade maior foi o indicador renda (-68,71%). Por fim, com os resultados obtidos, é possível comprovar o papel estratégico da política social para o desenvolvimento da cidade e a necessidade de se considerar a pobreza sobre a abordagem multidimensional, no intuito de auxiliar na formulação das políticas públicas de combate à pobreza.
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Compreende-se que esse problema não é vivenciado somente pelo Brasil, mas inerente à lógica de acumulação do capital, de modo a ser possível considerar que, no âmbito internacional, haja programas de combate à fome e à pobreza. Na esfera do Sistema de Proteção Social (SPS) brasileiro, ainda que tenha havido ações direcionadas às questões sociais, foi somente com a promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/88) que se conseguiu, pela primeira vez, haver capítulos que tratam sobre a assistência social no Brasil de forma contundente, avançando em relação às formulações legais anteriores. Assim sendo, foi a partir da CF/88, e mais acentuadamente nos períodos de gestão dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que se passou a olhar de forma mais atenta à questão social, instituindo uma série de novos programas, mais amplos e, ao mesmo tempo, focalizados. 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Já para o período de 2000-2010, a representatividade maior foi o indicador renda (-68,71%). Por fim, com os resultados obtidos, é possível comprovar o papel estratégico da política social para o desenvolvimento da cidade e a necessidade de se considerar a pobreza sobre a abordagem multidimensional, no intuito de auxiliar na formulação das políticas públicas de combate à pobreza.CAPESPoverty and social exclusion constitute one of the greatest challenges of the 21st century, as they conflict with the exercise of fundamental human rights. The way in which poverty is shaped and dealt with has direct implications for the formulation and implementation of strategies to be developed to face it, which is an important challenge in terms of public policies. It is commom sense that this problem is not experienced only by Brazil, but is inherent to the logic of capital accumulation, so that it is possible to consider that, at the international level, there are programs to combat hunger and poverty. In the context of the Brazilian Social Protection System (SPS), even though there were actions directed at social issues, it was only with the enactment of the Federal Constitution of 1988 (CF/88) that it was possible, for the first time, to have actions dealing with social assistance in Brazil in a definite way, advancing in relation to previous legal formulations. Therefore, it was from the Ferderal Constitution of 1988 onwards, and more markedly when the presidents Luiz Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff were in office, that the social question began to receice attention, implemanting a series of new programs, more inclusive and, at the same time, focused. This caused new challenges related to the reduction of inequality and access to services in the context of combating poverty. The present research aims at reflecting on poverty, questioning public social policies in the city of Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, having as reference indicators from the demographic censuses of 1991, 2000 and 2010. The methodological procedures used in the research contemplated the need for a bibliographic review, documentary research and statistical survey, especially with official Brazilian sources. In addition, the Multidimensional Poverty Index (MPI) was used, based on the Alkire-Foster methodology. The main results reveal that, between the analyzed years, the initiatives of social policies, in the governments of Lula and Dilma, contributed to the reduction of poverty on the population of Pau dos Ferros. In general, multidimensional poverty showed, throughout the censuses, a gradual reduction in deprivation, indicating that the deprivation of individuals gradually decreased over this period. In 1991, the percentage of individuals identified as multidimensionally poor was 43.07%. This rate rose to 47.1% in 2000, but fell to 38.84% in 2010. Similarly, there was a drop in the average number of indicators that the multidimensionally poor were deprived of, which was also high in 1991, i.e. 53.29% of the indicators analyzed, but in 2000 and 2010, this rate dropped to 37.92% and 26.06% respectively. The adjusted incidence in Pau dos Ferros fell from 23.08% in 1991 to 17.86% in 2000 and 10.12% in 2010. The study showed that the reduction in multidimensional poverty observed for the period 1991-2000 was more specifically due to improvements in education, with a percentage change for this period of -48.85%. For the period 2000-2010, the income indicator was the most representative (-68.71%). Finally, the results obtained show the strategic role of social policy for the city's development and the need to consider poverty from a multidimensional approach, in order to help formulate public policies to combat poverty.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessPobrezaPolíticas PúblicasMetodologia de Alkire e FosterPobreza e políticas públicas na cidade de Pau dos Ferros/RN : uma análise a partir do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54857/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALTESE Vanuza Maria Pontes Sena.pdfTESE Vanuza Maria Pontes Sena.pdfapplication/pdf5254979https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54857/1/TESE%20Vanuza%20Maria%20Pontes%20Sena.pdf74d5591288f6b4b07f77552e0f8e81bbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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