Qualidade de Vida e Satisfação no Trabalho: Um Estudo nas Empresas Hoteleiras de Fortaleza
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1154 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva esclarecer a questão da qualidade de vida e satisfação no trabalho dos profissionais da rede hotelaria de Fortaleza como forma de dimensionar considerações relevantes a possível satisfação ou não destes trabalhadores no que se refere às suas profissões e atividades. O estudo é do tipo exploratório descritivo e possui uma perspectiva interseccional. O modelo de Walton (1973), composto de oito dimensões e trinta e quatro critérios de análise da qualidade de vida no trabalho, foi selecionado por apresentar considerações relevantes com hotéis. Na coleta de dados foram utilizadas técnicas de pesquisa documental e de aplicação de questionários junto aos profissionais da área. Para análise e apresentação dos resultados foram utilizadas: distribuições de freqüências, de média e de análise de variância. A abordagem teórica composta dos temas de qualidade de vida no trabalho, recursos humanos e da empresa hoteleira fornecem suporte ao trabalho. Os resultados encontrados puderam estabelecer que os trabalhadores da rede hoteleira de Fortaleza de um modo geral estão satisfeitos com as suas atuais condições de trabalho e que, em termos mais específicos, estão satisfeitos com as seguintes dimensões: condições de trabalho ; trabalho e espaço total de vida ; integração social na organização ; uso e desenvolvimento de capacidades ; relevância social de vida no trabalho ; constitucionalismo e oportunidade de crescimento e segurança . Por outro lado, mostram-se insatisfeitos com a dimensão compensação justa e adequada . Outros resultados estabelecem que as práticas de QVT e as novas políticas de recursos humanos desenvolvidas pela área contribuíram, de forma significativa para este fim |
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O modelo de Walton (1973), composto de oito dimensões e trinta e quatro critérios de análise da qualidade de vida no trabalho, foi selecionado por apresentar considerações relevantes com hotéis. Na coleta de dados foram utilizadas técnicas de pesquisa documental e de aplicação de questionários junto aos profissionais da área. Para análise e apresentação dos resultados foram utilizadas: distribuições de freqüências, de média e de análise de variância. A abordagem teórica composta dos temas de qualidade de vida no trabalho, recursos humanos e da empresa hoteleira fornecem suporte ao trabalho. Os resultados encontrados puderam estabelecer que os trabalhadores da rede hoteleira de Fortaleza de um modo geral estão satisfeitos com as suas atuais condições de trabalho e que, em termos mais específicos, estão satisfeitos com as seguintes dimensões: condições de trabalho ; trabalho e espaço total de vida ; integração social na organização ; uso e desenvolvimento de capacidades ; relevância social de vida no trabalho ; constitucionalismo e oportunidade de crescimento e segurança . Por outro lado, mostram-se insatisfeitos com a dimensão compensação justa e adequada . 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