Aspectos de Bildungsroman em Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) e Morcego cego (1998), de Gilvan Lemos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Anderson Felix dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55867
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos heróis criados por Gilvan Lemos, especificamente em três romances: Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) e Morcego cego (1998), sob a perspectiva do Bildungsroman, ou Romance de Formação. O propósito é verificar em que medida esses romances podem ser interpretados à luz do conceito do Bildungsroman, considerando as semelhanças e diferenças em relação a esse gênero literário que narra a trajetória de um herói em direção à sua formação exemplar. De acordo com Maas (2000), o Bildungsroman representa um cânone mínimo e é frequentemente reinterpretado por diversas produções literárias. A metodologia empregada nesta pesquisa é de natureza qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica, utilizando os conceitos teóricos de Maas (2020), Mazzari (1999, 2010, 2020), Moretti (2020), entre outros. Os resultados obtidos revelam que os heróis criados por Lemos, nos romances analisados, de fato passam por um processo de formação, no entanto, não conseguem concluí-lo de maneira exemplar. Isso se deve em grande parte ao contexto histórico e social da modernidade no qual esses personagens estão inseridos, que impede uma harmonia completa entre seu desenvolvimento interno e as exigências externas. Como principal contribuição, este estudo enriquece a análise crítica da obra de Gilvan Lemos e amplia o debate em torno do gênero Bildungsroman.
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spelling SANTOS, Anderson Felix doshttp://lattes.cnpq.br/0962154673815933http://lattes.cnpq.br/2859455583479309HOLANDA, Lourival2024-04-12T14:35:05Z2024-04-12T14:35:05Z2024-03-18SANTOS, Anderson Felix dos. Aspectos de Bildungsroman em Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) e Morcego cego (1998), de Gilvan Lemos. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55867ark:/64986/001300000cr23A pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos heróis criados por Gilvan Lemos, especificamente em três romances: Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) e Morcego cego (1998), sob a perspectiva do Bildungsroman, ou Romance de Formação. O propósito é verificar em que medida esses romances podem ser interpretados à luz do conceito do Bildungsroman, considerando as semelhanças e diferenças em relação a esse gênero literário que narra a trajetória de um herói em direção à sua formação exemplar. De acordo com Maas (2000), o Bildungsroman representa um cânone mínimo e é frequentemente reinterpretado por diversas produções literárias. A metodologia empregada nesta pesquisa é de natureza qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica, utilizando os conceitos teóricos de Maas (2020), Mazzari (1999, 2010, 2020), Moretti (2020), entre outros. Os resultados obtidos revelam que os heróis criados por Lemos, nos romances analisados, de fato passam por um processo de formação, no entanto, não conseguem concluí-lo de maneira exemplar. Isso se deve em grande parte ao contexto histórico e social da modernidade no qual esses personagens estão inseridos, que impede uma harmonia completa entre seu desenvolvimento interno e as exigências externas. Como principal contribuição, este estudo enriquece a análise crítica da obra de Gilvan Lemos e amplia o debate em torno do gênero Bildungsroman.CAPESLa investigación tiene como objetivo analizar el desarrollo de los héroes creados por Gilvan Lemos, específicamente en tres novelas: Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) y Morcego cego (1998), desde la perspectiva del Bildungsroman, o Novela de Aprendizaje. El propósito es verificar en qué medida estas novelas pueden ser interpretadas a la luz del concepto Bildungsroman, considerando las similitudes y diferencias en relación con este género literario que narra la trayectoria de un héroe hacia su formación ejemplar. Según Maas (2000), el Bildungsroman representa un canon mínimo y frecuentemente es reinterpretado por diversas producciones literarias. La metodología utilizada en esta investigación es de carácter cualitativa y se basa en una revisión bibliográfica, utilizando los conceptos teóricos de Maas (2020), Mazzari (1999, 2010, 2020), Moretti (2020), entre otros. Los resultados obtenidos revelan que los héroes creados por Lemos, en las novelas analizadas, de hecho pasan por un proceso educativo, sin embargo, no logran completarlo de manera ejemplar. Esto se debe en gran medida al contexto histórico y social de la modernidad en el que se insertan estos personajes, que impide una completa armonía entre su desarrollo interno y las demandas externas. Como principal aporte, este estudio enriquece el análisis crítico de la obra de Gilvan Lemos y amplía el debate en torno al género Bildungsroman.This research aims to analyze the development of the heroes created by Gilvan Lemos, specifically in three novels: Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) and Morcego cego (1998), from the perspective of the Bildungsroman, or Novel of Formation. The primary objective is to assess the extent to which these novels may be interpreted within the framework of the Bildungsroman concept, taking into consideration both the similarities and distinctions in relation to this literary genre, which chronicles the journey of a hero towards their exemplary formation. According to Maas (2000), the Bildungsroman represents a minimum canon and is often reinterpreted by various literary productions. The methodology employed in this research is qualitative in nature and is based on a bibliographical review, using the theoretical concepts of Maas (2020), Mazzari (1999, 2010, 2020), Moretti (2020), among others. The results obtained reveal that the heroes created by Lemos in the novels analyzed do indeed go through a process of formation, however, they fail to complete it in an exemplary manner. This is largely due to the historical and social context of modernity in which these characters are inserted, which prevents complete harmony between their internal development and external demands. As its main contribution, this study enriches the critical analysis of Gilvan Lemos' work and broadens the debate on the Bildungsroman genre.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBildungsromanGilvan LemosRomance de FormaçãoAspectos de Bildungsroman em Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) e Morcego cego (1998), de Gilvan Lemosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55867/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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