Do lugar social ao lugar discursivo: os direitos civis da pessoa LGBTQI+, a ética e o atravessamento do discurso cristão no discurso político produzido pela Frente Parlamentar Evangélica – FPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Demóstenes Dantas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000fwc4
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39030
Resumo: Este trabalho propõe a análise do discurso produzido pela Frente Parlamentar Evangélica – FPE, 54ª legislatura, acerca dos direitos civis da pessoa LGBTQI+, levando em consideração o atravessamento do discurso religioso no discurso político e os lugares sociais que inscrevem o sujeito nos lugares discursivos e posições que ele ocupa no interior da FD. A partir da Análise do Discurso de linha pecheutiana e no arcabouço teórico que a compõe – a linguística, o marxismo e a psicanálise – recortamos as sequências discursivas analisadas a partir de três eventos discursivos: 1. A apresentação do Kit de material educativo Escola sem Homofobia, no dia 23 de novembro de 2010, e previsto para ser distribuído no segundo semestre de 2011; 2. A decisão do STF, de 05 de maio de 2011, que reconhece o casamento civil de pessoas do mesmo sexo, como analogia à união estável; 3. A proposição do Projeto de Decreto Legislativo PDC 234/2011, que propunha a regulamentação das terapias de reorientação sexual, apresentado no dia 02 de junho de 2011. Desse modo, o nosso corpus foi constituído pelos pronunciamentos da FPE, em cujo resumo se destacava a discussão dos eventos discursivos supracitados. O gesto de leitura realizado aponta para o imbricamento de dois lugares sociais/empíricos, de cristão e de deputado, com os lugares discursivos que o sujeito ocupa dentro da FD. Destaca-se que esses lugares sociais (de cristão e de deputado) determinam a inscrição do sujeito em três lugares discursivos – o Lugar Discursivo de Evangélico, o Lugar Discursivo de Líder Evangélico e o Lugar Discursivo Político-Conservador. Inscrito nesses lugares, o sujeito da FPE assume diferentes posições, embora não-antagônicas: 1. PosiçãoSujeito de Porta-Voz, 2. Posição-Sujeito Conservadora e, 3. Posição-Sujeito Cristã-Reformada. Observado a partir do processo discursivo, o sujeito da FPE produz um discurso de autoridade que lhe permite transpor os saberes da Formação Discursiva Cristã-Evangélica – FDCE para o discurso parlamentar. Em vista disso, entende-se que o Lugar Social de Deputado autoriza a transposição do ethos cristão-evangélico para o discurso político, o que implica num imbricamento entre os Lugar Social Cristão e o Lugar Social de Deputado, inscrevendo o sujeito nos lugares discursivos e posições-sujeito que ocupa dentro da FD. Destaca-se no discurso da FPE um funcionamento ideológico caracterizado pelo atravessamento de uma ética de convicções religiosas marcadamente, do ponto de vista textual-discursivo, pela oposição aos direitos civis da população LGBTQI+. Os resultados apontam para uma Formação Ideológica Político-Conservadora, por sua vez, também ligada à moral cristã-sexual. Nesse contexto, o discurso produzido pela FPE produz efeitos de sentido que oprimem e marginalizam a pessoa LGBTQI+, (re)produzindo a LGBTfobia, a patologização das homossexualidades e sua demonização, refletindo o conflito histórico entre o Estado Brasileiro e a interferência das instituições religiosas no processo legislativo e nas políticas públicas e sociais. À vista disso, entende-se que o atravessamento do discurso cristão-evangélico no discurso político produzido pela FPE, e seu funcionamento ideológico, não se coadunam com a laicidade do Estado, opondo-se, ainda que com uma roupagem democrática, aos fundamentos do Estado Democrático de Direito.
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A partir da Análise do Discurso de linha pecheutiana e no arcabouço teórico que a compõe – a linguística, o marxismo e a psicanálise – recortamos as sequências discursivas analisadas a partir de três eventos discursivos: 1. A apresentação do Kit de material educativo Escola sem Homofobia, no dia 23 de novembro de 2010, e previsto para ser distribuído no segundo semestre de 2011; 2. A decisão do STF, de 05 de maio de 2011, que reconhece o casamento civil de pessoas do mesmo sexo, como analogia à união estável; 3. A proposição do Projeto de Decreto Legislativo PDC 234/2011, que propunha a regulamentação das terapias de reorientação sexual, apresentado no dia 02 de junho de 2011. Desse modo, o nosso corpus foi constituído pelos pronunciamentos da FPE, em cujo resumo se destacava a discussão dos eventos discursivos supracitados. O gesto de leitura realizado aponta para o imbricamento de dois lugares sociais/empíricos, de cristão e de deputado, com os lugares discursivos que o sujeito ocupa dentro da FD. Destaca-se que esses lugares sociais (de cristão e de deputado) determinam a inscrição do sujeito em três lugares discursivos – o Lugar Discursivo de Evangélico, o Lugar Discursivo de Líder Evangélico e o Lugar Discursivo Político-Conservador. Inscrito nesses lugares, o sujeito da FPE assume diferentes posições, embora não-antagônicas: 1. PosiçãoSujeito de Porta-Voz, 2. Posição-Sujeito Conservadora e, 3. Posição-Sujeito Cristã-Reformada. Observado a partir do processo discursivo, o sujeito da FPE produz um discurso de autoridade que lhe permite transpor os saberes da Formação Discursiva Cristã-Evangélica – FDCE para o discurso parlamentar. Em vista disso, entende-se que o Lugar Social de Deputado autoriza a transposição do ethos cristão-evangélico para o discurso político, o que implica num imbricamento entre os Lugar Social Cristão e o Lugar Social de Deputado, inscrevendo o sujeito nos lugares discursivos e posições-sujeito que ocupa dentro da FD. Destaca-se no discurso da FPE um funcionamento ideológico caracterizado pelo atravessamento de uma ética de convicções religiosas marcadamente, do ponto de vista textual-discursivo, pela oposição aos direitos civis da população LGBTQI+. Os resultados apontam para uma Formação Ideológica Político-Conservadora, por sua vez, também ligada à moral cristã-sexual. Nesse contexto, o discurso produzido pela FPE produz efeitos de sentido que oprimem e marginalizam a pessoa LGBTQI+, (re)produzindo a LGBTfobia, a patologização das homossexualidades e sua demonização, refletindo o conflito histórico entre o Estado Brasileiro e a interferência das instituições religiosas no processo legislativo e nas políticas públicas e sociais. À vista disso, entende-se que o atravessamento do discurso cristão-evangélico no discurso político produzido pela FPE, e seu funcionamento ideológico, não se coadunam com a laicidade do Estado, opondo-se, ainda que com uma roupagem democrática, aos fundamentos do Estado Democrático de Direito.DINTER IFRN/UFPEThis work proposes the analysis of the discourse produced by the Evangelical Parliamentary Front - FPE, 54th legislature, on the civil rights of the LGBTQI+ person, taking into account the crossing of religious discourse in political discourse and the social places that inscribe the subject in the discursive places and positions he occupies within the FD. From the Analysis of the Discourse of the pecheutian line and in the theoretical framework that composes it - linguistics, Marxism and psychoanalysis - we cut the discursive sequences analyzed from three discursive events: The presentation of the School without Homophobia educational material Kit, on November 23, 2010, and scheduled to be distributed in the second half of 2011; 2. The decision of the STF, of May 5, 2011, which recognizes same-sex civil marriage, as an analogy to the stable union; 3. The proposal of the Legislative Decree Project PDC 234/2011, which proposed the regulation of sexual reorientation therapies presented on June 2, 2011. Thus, our corpus was constituted by the pronouncements of the Evangelical Parliamentary Front - FPE in whose in summary, the discussion of the aforementioned discursive events stood out. The reading gesture made points to the overlapping of two social / empirical places, christian and congressman, with the discursive places that the subject occupies within the FD. It is noteworthy that these social places (of christian and congressman) determine the subject's inscription in three discursive places, the Evangelical Discursive Place, the Evangelical Leader Discursive Place and the Political-Conserved Discursive Place. Enrolled in these places, the FPE subject assumes different positions, although not antagonistic: 1. Position-Subject of spokesperson, 2. Position-Subject Conservative and, 3. Position-Subject Christian-Reformed. Viewed from the discursive process, the FPE subject produces a discourse of authority that allows him to transpose the knowledge of the Christian-Evangelical Discursive Formation - FDCE to the parliamentary discourse. In view of this, it is understood that the Social Place of the congressman authorizes the transposition of the Christian-evangelical ethos into the political discourse, which implies an overlap between the Christian Social Place and the Social Place of Congressman, inscribing the subject in the discursive and -subject positions it occupies within the FD. In the FPE discourse, an ideological functioning is highlighted, through the crossing of an ethic of religious convictions markedly, from the textual-discursive point of view, by the permission to the civil rights of the LGBTQI + population. The results point to a PoliticalConservative Ideological Formation, in turn, also linked to Christian-sexual morality. In this context, the discourse produced by FPE effects produces meaning that oppresses and marginalizes the LGBTQI + person, (re)producing LGBTphobia, the pathologization of homosexualities and their demonization, reflecting the historical conflict between the Brazilian State and the interference of religious women in the legislative process and public and social policies. In view of this, it is understood that the “crossing” from the Christian-evangelical discourse to the political discourse produced by FPE and its ideological functioning is not combined with the laicism of the state, opposing, albeit with a democratic guise, the foundations of the Democratic Rule of Law.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFrente Parlamentar Evangélica – FPEDiscurso religiosoPessoa LGBTQI+Lugar SocialLugar DiscursivoDo lugar social ao lugar discursivo: os direitos civis da pessoa LGBTQI+, a ética e o atravessamento do discurso cristão no discurso político produzido pela Frente Parlamentar Evangélica – FPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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