Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS NETO, Diocleciano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36039
Resumo: Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores dos grandes centros urbanos é a mobilidade. Em 2012, foi publicada a Política Nacional de Mobilidade Urbana pelo Ministério das Cidades, que estabeleceu a obrigatoriedade de um Plano de Mobilidade Urbana para municípios com mais de 20 mil habitantes. Com base nessa política, foi realizada a complementação do referido plano pela Prefeitura do Recife, que entre os seus aspectos pode-se citar: “desenvolvimento do ferramental necessário para análise do sistema de transporte atual e prognóstico dos deslocamentos e projetos futuros”. Tendo em vista tais fatos, esta dissertação propõe a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS – Intelligent Transportation System) na principal via pertencente ao corredor norte- sul da capital pernambucana. Tal sistema é composto por uma aplicação híbrida com funções para monitoramento de tráfego e segurança (safety) utilizando-se tecnologia de comunicação inter-veicular (IVC – Inter-Vehicular Comunication) híbrida composta pelo padrão IEEE 802.11p e redes de celular LTE. O cenário para simulação foi modelado a partir de dados de tráfego reais disponibilizados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife. É analisado o tempo médio de trajeto dos veículos e a distância média percorrida, na ótica da mobilidade, e os parâmetros de redes latência (delay) e taxa de entrega de pacotes (PDR – packet delivery rate). O ITS proposto foi capaz de reduzir em até 48,7% o tempo médio de trajeto desperdiçado nos congestionamentos ocasionados por acidentes, enquanto a distância média percorrida sofreu um acréscimo de no máximo 8,8%.
id UFPE_60b682da9bb8319c868148a0fc8b9ac2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/36039
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling DANTAS NETO, Dioclecianohttp://lattes.cnpq.br/5021063332240818http://lattes.cnpq.br/8971986984647323CUNHA, Daniel Carvalho da2020-01-17T11:57:25Z2020-01-17T11:57:25Z2017-09-15DANTAS NETO, Diocleciano. Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36039Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores dos grandes centros urbanos é a mobilidade. Em 2012, foi publicada a Política Nacional de Mobilidade Urbana pelo Ministério das Cidades, que estabeleceu a obrigatoriedade de um Plano de Mobilidade Urbana para municípios com mais de 20 mil habitantes. Com base nessa política, foi realizada a complementação do referido plano pela Prefeitura do Recife, que entre os seus aspectos pode-se citar: “desenvolvimento do ferramental necessário para análise do sistema de transporte atual e prognóstico dos deslocamentos e projetos futuros”. Tendo em vista tais fatos, esta dissertação propõe a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS – Intelligent Transportation System) na principal via pertencente ao corredor norte- sul da capital pernambucana. Tal sistema é composto por uma aplicação híbrida com funções para monitoramento de tráfego e segurança (safety) utilizando-se tecnologia de comunicação inter-veicular (IVC – Inter-Vehicular Comunication) híbrida composta pelo padrão IEEE 802.11p e redes de celular LTE. O cenário para simulação foi modelado a partir de dados de tráfego reais disponibilizados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife. É analisado o tempo médio de trajeto dos veículos e a distância média percorrida, na ótica da mobilidade, e os parâmetros de redes latência (delay) e taxa de entrega de pacotes (PDR – packet delivery rate). O ITS proposto foi capaz de reduzir em até 48,7% o tempo médio de trajeto desperdiçado nos congestionamentos ocasionados por acidentes, enquanto a distância média percorrida sofreu um acréscimo de no máximo 8,8%.FACEPEOne of the major challenges faced by managers of large urban centers is mobility. In 2012, the National Policy on Urban Mobility was published by the Ministry of Cities, which established an Urban Mobility Plan for municipalities with more than 20 thousand inhabitants. Based on this policy, the Plan was complemented by the Recife City Hall, which among its aspects we can mention: "development of the necessary tool for analysis of the current transportation system and prognosis of displacements and future projects." Considering these facts, this dissertation proposes the implementation of an Intelligent Transportation System (ITS) in the main highway belonging to the north-south corri- dor of the Pernambuco state capital. This system consists of a hybrid application with functions for traffic monitoring and safety using hybrid inter-vehicular communication (IVC) technology composed of the IEEE 802.11p standard and LTE cellular networks. The scenario for simulation was modeled from real traffic data provided by the Transit and Urban Transport Company of Recife. It is analyzed the vehicles average traveling time and average distance traveled from the mobility point of view and the delay and packet delivery rate (PDR) network parameters. The proposed ITS was able to reduce by 48.7% the average journey time wasted in the congestion, while the average distance covered increased by a maximum of 8.8%.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistemas de ComunicaçãoRedes VeicularesComunicação InterveicularSistema Inteligente de TransporteUma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veicularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Diocleciano Dantas Neto.pdfDISSERTAÇÃO Diocleciano Dantas Neto.pdfapplication/pdf12419720https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diocleciano%20Dantas%20Neto.pdfe178fe7740162c9a9e7e95a47c0e3b0fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Diocleciano Dantas Neto.pdf.txtDISSERTAÇÃO Diocleciano Dantas Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain109896https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diocleciano%20Dantas%20Neto.pdf.txt1f3c702a9667eeaffcf4b16b373ba08cMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Diocleciano Dantas Neto.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Diocleciano Dantas Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1303https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diocleciano%20Dantas%20Neto.pdf.jpgf37dd43520f196e783d14ff4ac36406eMD55123456789/360392020-01-18 02:15:28.739oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-01-18T05:15:28Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares
title Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares
spellingShingle Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares
DANTAS NETO, Diocleciano
Sistemas de Comunicação
Redes Veiculares
Comunicação Interveicular
Sistema Inteligente de Transporte
title_short Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares
title_full Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares
title_fullStr Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares
title_full_unstemmed Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares
title_sort Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares
author DANTAS NETO, Diocleciano
author_facet DANTAS NETO, Diocleciano
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5021063332240818
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8971986984647323
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS NETO, Diocleciano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CUNHA, Daniel Carvalho da
contributor_str_mv CUNHA, Daniel Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de Comunicação
Redes Veiculares
Comunicação Interveicular
Sistema Inteligente de Transporte
topic Sistemas de Comunicação
Redes Veiculares
Comunicação Interveicular
Sistema Inteligente de Transporte
description Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores dos grandes centros urbanos é a mobilidade. Em 2012, foi publicada a Política Nacional de Mobilidade Urbana pelo Ministério das Cidades, que estabeleceu a obrigatoriedade de um Plano de Mobilidade Urbana para municípios com mais de 20 mil habitantes. Com base nessa política, foi realizada a complementação do referido plano pela Prefeitura do Recife, que entre os seus aspectos pode-se citar: “desenvolvimento do ferramental necessário para análise do sistema de transporte atual e prognóstico dos deslocamentos e projetos futuros”. Tendo em vista tais fatos, esta dissertação propõe a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS – Intelligent Transportation System) na principal via pertencente ao corredor norte- sul da capital pernambucana. Tal sistema é composto por uma aplicação híbrida com funções para monitoramento de tráfego e segurança (safety) utilizando-se tecnologia de comunicação inter-veicular (IVC – Inter-Vehicular Comunication) híbrida composta pelo padrão IEEE 802.11p e redes de celular LTE. O cenário para simulação foi modelado a partir de dados de tráfego reais disponibilizados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife. É analisado o tempo médio de trajeto dos veículos e a distância média percorrida, na ótica da mobilidade, e os parâmetros de redes latência (delay) e taxa de entrega de pacotes (PDR – packet delivery rate). O ITS proposto foi capaz de reduzir em até 48,7% o tempo médio de trajeto desperdiçado nos congestionamentos ocasionados por acidentes, enquanto a distância média percorrida sofreu um acréscimo de no máximo 8,8%.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-17T11:57:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-17T11:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS NETO, Diocleciano. Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36039
identifier_str_mv DANTAS NETO, Diocleciano. Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diocleciano%20Dantas%20Neto.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diocleciano%20Dantas%20Neto.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36039/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diocleciano%20Dantas%20Neto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd573a5ca8288eb7272482765f819534
e178fe7740162c9a9e7e95a47c0e3b0f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1f3c702a9667eeaffcf4b16b373ba08c
f37dd43520f196e783d14ff4ac36406e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310683701805056