Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, Augusto César Gomes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22220
Resumo: No ano de 1957, foi instituída no Brasil uma sucursal latino-americana da Associação Mundial de Luta Contra a Fome (ASCOFAM), entidade de caráter internacional com sede legal e estatutos depositados em Genebra – Suíça. A Associação tinha como objetivo capitalizar recursos para o desenvolvimento econômico de áreas consideradas de extrema pobreza. No Brasil, ela situara suas ações na região Nordeste, declarada na época, um caso exemplo de área subdesenvolvida, de onde também se observava um quadro dramático de fome endêmica com maior incidência em sua população rural. Um programa de abastecimento alimentar foi elaborado pela Associação para a região, e como parte promocional de sua campanha, busca fazer uso do cinema como instrumento de difusão ideológica e propaganda institucional. Contribuem para estabelecer as bases deste empreendimento: os italianos Cesare Zavattini e Roberto Rossellini, conhecidos realizadores do chamado “cinema neorrealista” italiano, tendência estética que ajudou a fixar as linhas de percepção da cinematografia moderna, tendo durante a década de 1950 servido de modelo para a produção independente nacional, hoje identificada como Proto-Cinema Novo. O projeto fílmico da ASCOFAM, que tinha o Nordeste como um de seus roteiros, ganha amplo debate na imprensa nacional. Sua emergência se dá nos anos áureos do “Programa de Integração Nacional” impulsionado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek. A definição de um “Plano de Metas” sob o slogan “cinquenta anos em cinco”, com o qual Kubitscheck buscou legitimar a construção da nova capital – Brasília – e o seu programa de industrialização voltado para o centro-sul do país, contribuiu para que o Nordeste fosse identificado como um fato antagônico, símbolo do atraso, em contraste com outras regiões do país. Uma luta por classificações eclode no âmbito político e o lugar que a região deveria ocupar dentro da nova dinâmica de modernização do país ganha fórum privilegiado, sobretudo, após o longo período de estiagem que acometeu o Nordeste no ano de 1958, produzindo êxodos, mendicância e mortes por inanição. No mesmo ano, a ASCOFAM lança um filme intitulado “O Drama das Secas”. A película denunciava todo este desajuste social fixado na região, dando pulso a uma campanha nacional de resgate de sua economia sob o argumento das aptidões institucionais da associação. Esta dissertação busca analisar como este “microclima” de opinião promovido pela ASCOFAM, através de seu projeto cinematográfico, transforma-se numa zona cultural de maior dimensão social e acaba por influir nos acontecimentos da vida nacional como um importante dado político.
id UFPE_6110bf0934c9ba5a67e2de78d8d194c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/22220
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LIRA, Augusto César Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/4793891945187366http://lattes.cnpq.br/9299027485408607TEIXEIRA, Flávio Weinstein2017-10-31T14:32:08Z2017-10-31T14:32:08Z2016-08-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22220No ano de 1957, foi instituída no Brasil uma sucursal latino-americana da Associação Mundial de Luta Contra a Fome (ASCOFAM), entidade de caráter internacional com sede legal e estatutos depositados em Genebra – Suíça. A Associação tinha como objetivo capitalizar recursos para o desenvolvimento econômico de áreas consideradas de extrema pobreza. No Brasil, ela situara suas ações na região Nordeste, declarada na época, um caso exemplo de área subdesenvolvida, de onde também se observava um quadro dramático de fome endêmica com maior incidência em sua população rural. Um programa de abastecimento alimentar foi elaborado pela Associação para a região, e como parte promocional de sua campanha, busca fazer uso do cinema como instrumento de difusão ideológica e propaganda institucional. Contribuem para estabelecer as bases deste empreendimento: os italianos Cesare Zavattini e Roberto Rossellini, conhecidos realizadores do chamado “cinema neorrealista” italiano, tendência estética que ajudou a fixar as linhas de percepção da cinematografia moderna, tendo durante a década de 1950 servido de modelo para a produção independente nacional, hoje identificada como Proto-Cinema Novo. O projeto fílmico da ASCOFAM, que tinha o Nordeste como um de seus roteiros, ganha amplo debate na imprensa nacional. Sua emergência se dá nos anos áureos do “Programa de Integração Nacional” impulsionado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek. A definição de um “Plano de Metas” sob o slogan “cinquenta anos em cinco”, com o qual Kubitscheck buscou legitimar a construção da nova capital – Brasília – e o seu programa de industrialização voltado para o centro-sul do país, contribuiu para que o Nordeste fosse identificado como um fato antagônico, símbolo do atraso, em contraste com outras regiões do país. Uma luta por classificações eclode no âmbito político e o lugar que a região deveria ocupar dentro da nova dinâmica de modernização do país ganha fórum privilegiado, sobretudo, após o longo período de estiagem que acometeu o Nordeste no ano de 1958, produzindo êxodos, mendicância e mortes por inanição. No mesmo ano, a ASCOFAM lança um filme intitulado “O Drama das Secas”. A película denunciava todo este desajuste social fixado na região, dando pulso a uma campanha nacional de resgate de sua economia sob o argumento das aptidões institucionais da associação. Esta dissertação busca analisar como este “microclima” de opinião promovido pela ASCOFAM, através de seu projeto cinematográfico, transforma-se numa zona cultural de maior dimensão social e acaba por influir nos acontecimentos da vida nacional como um importante dado político.CAPESIn 1957, it was established in Brazil a branch Latin American of the World Association for the Fight Against Hunger (ASCOFAM), entity international nature with legal seat and statutes deposited at Geneva - Switzerland. The Association had as aim to capitalize resources for economic development areas that are considered extreme poverty. In Brazil, it will situated its actions at the Northeast, declared in the time, a case example of underdeveloped area, where also observed a picture dramatic from hungry endemic with higher incidence in its rural population. A food supply program was prepared by the Association for the region, and as a promotional part of your campaign, seeks to make use of cinema as ideological diffusion instrument and institutional propaganda. Contribute to establish the basis of this project: the Italian Cesare Zavattini and Roberto Rossellini, known filmmakers of the "neorealist cinema" Italian, trend aesthetic that helped to establish the lines of perception of modern cinematography, and during the 1950s served as a model for the independent national production, now identified as New Proto-Cinema.The filmic project ASCOFAM, that had the Northeast as one of his scripts, wins broad debate in the national press. His emergency occurs in the golden years of the "National Integration Program" driven by the then president, Juscelino Kubitschek. The definition of a "Target Plan" under the slogan "fifty years in five", with which Kubitschek sought to legitimize the construction of the new capital - Brasilia - and its industrialization program focused on the center-south of the country, contributed to the Northeast was identified as an antagonistic fact, delay symbol, in contrast to other regions of the country. A fight for classifications breaks out in the political sphere and the place that the region should occupy within the new dynamics of the country's modernization wins privileged forum, especially after the long period of drought which affected the Northeast in 1958, producing exoduses, panhandling and starvation deaths. In the same year, the ASCOFAM launches a film entitled "The Drama of Drought". The film denounced all this social maladjustment fixed in the region, giving pulse to a national campaign to rescue of economy of this region, on the argument of the institutional aptitudes of the association. This work seeks to analyze how this "microclimate" of opinion promoted by ASCOFAM, through its film project, turns into a cultural area of greater social dimension and ultimately influence the events of national life as an important political given.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessASCOFAMCinemaNordesteFomeNeo-RealismoDa fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Augusto César Gomes de Lira.pdf.jpgDissertação Augusto César Gomes de Lira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Augusto%20C%c3%a9sar%20Gomes%20de%20Lira.pdf.jpg917c74e3e030a5052e97302ea6c224b6MD55ORIGINALDissertação Augusto César Gomes de Lira.pdfDissertação Augusto César Gomes de Lira.pdfapplication/pdf7322800https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Augusto%20C%c3%a9sar%20Gomes%20de%20Lira.pdf83abe5cb3fd141649fcf530f81e8d94dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertação Augusto César Gomes de Lira.pdf.txtDissertação Augusto César Gomes de Lira.pdf.txtExtracted texttext/plain372894https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Augusto%20C%c3%a9sar%20Gomes%20de%20Lira.pdf.txtf73ac727b3e0303065129fb516df1e91MD54123456789/222202019-10-25 08:03:34.993oai:repositorio.ufpe.br:123456789/22220TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:03:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil
title Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil
spellingShingle Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil
LIRA, Augusto César Gomes de
ASCOFAM
Cinema
Nordeste
Fome
Neo-Realismo
title_short Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil
title_full Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil
title_fullStr Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil
title_full_unstemmed Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil
title_sort Da fome à estética: itinerário cinematográfico da ASCOFAM e o nordeste do Brasil
author LIRA, Augusto César Gomes de
author_facet LIRA, Augusto César Gomes de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4793891945187366
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9299027485408607
dc.contributor.author.fl_str_mv LIRA, Augusto César Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TEIXEIRA, Flávio Weinstein
contributor_str_mv TEIXEIRA, Flávio Weinstein
dc.subject.por.fl_str_mv ASCOFAM
Cinema
Nordeste
Fome
Neo-Realismo
topic ASCOFAM
Cinema
Nordeste
Fome
Neo-Realismo
description No ano de 1957, foi instituída no Brasil uma sucursal latino-americana da Associação Mundial de Luta Contra a Fome (ASCOFAM), entidade de caráter internacional com sede legal e estatutos depositados em Genebra – Suíça. A Associação tinha como objetivo capitalizar recursos para o desenvolvimento econômico de áreas consideradas de extrema pobreza. No Brasil, ela situara suas ações na região Nordeste, declarada na época, um caso exemplo de área subdesenvolvida, de onde também se observava um quadro dramático de fome endêmica com maior incidência em sua população rural. Um programa de abastecimento alimentar foi elaborado pela Associação para a região, e como parte promocional de sua campanha, busca fazer uso do cinema como instrumento de difusão ideológica e propaganda institucional. Contribuem para estabelecer as bases deste empreendimento: os italianos Cesare Zavattini e Roberto Rossellini, conhecidos realizadores do chamado “cinema neorrealista” italiano, tendência estética que ajudou a fixar as linhas de percepção da cinematografia moderna, tendo durante a década de 1950 servido de modelo para a produção independente nacional, hoje identificada como Proto-Cinema Novo. O projeto fílmico da ASCOFAM, que tinha o Nordeste como um de seus roteiros, ganha amplo debate na imprensa nacional. Sua emergência se dá nos anos áureos do “Programa de Integração Nacional” impulsionado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek. A definição de um “Plano de Metas” sob o slogan “cinquenta anos em cinco”, com o qual Kubitscheck buscou legitimar a construção da nova capital – Brasília – e o seu programa de industrialização voltado para o centro-sul do país, contribuiu para que o Nordeste fosse identificado como um fato antagônico, símbolo do atraso, em contraste com outras regiões do país. Uma luta por classificações eclode no âmbito político e o lugar que a região deveria ocupar dentro da nova dinâmica de modernização do país ganha fórum privilegiado, sobretudo, após o longo período de estiagem que acometeu o Nordeste no ano de 1958, produzindo êxodos, mendicância e mortes por inanição. No mesmo ano, a ASCOFAM lança um filme intitulado “O Drama das Secas”. A película denunciava todo este desajuste social fixado na região, dando pulso a uma campanha nacional de resgate de sua economia sob o argumento das aptidões institucionais da associação. Esta dissertação busca analisar como este “microclima” de opinião promovido pela ASCOFAM, através de seu projeto cinematográfico, transforma-se numa zona cultural de maior dimensão social e acaba por influir nos acontecimentos da vida nacional como um importante dado político.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T14:32:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-31T14:32:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22220
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Augusto%20C%c3%a9sar%20Gomes%20de%20Lira.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Augusto%20C%c3%a9sar%20Gomes%20de%20Lira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22220/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Augusto%20C%c3%a9sar%20Gomes%20de%20Lira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 917c74e3e030a5052e97302ea6c224b6
83abe5cb3fd141649fcf530f81e8d94d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
f73ac727b3e0303065129fb516df1e91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310596212817920