Marguerite Duras : potências da intertextualidade e a escritura da imagem
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40309 |
Resumo: | Este trabalho investiga a obra literária e a obra cinematográfica da autora francesa Marguerite Duras, especialmente no que diz respeito às interpolações entre essas duas linguagens distintas. A partir da questão "onde estão as marcas de intertextualidade no trabalho de Marguerite Duras?", diversos campos do saber contribuem e constituem as análises e os comentários apresentados sobre os filmes Le camion (1977), Aurelia Steiner (Melbourne) (1979), Aurelia Steiner (Vancouver) (1979), Jaune le soleil (1971), e La femme du Gange (1974) , além dos livros La douleur (1985) e Le ravissement de Lol V. Stein (1964). Essa dissertação é estruturada a partir de textos ou capítulos independentes que, em turnos, analisam as obras do corpus proposto a partir de uma gama de autores: Giorgio Agamben e um preâmbulo à discussão estética; Henri Bergson e a duração, Julia Kristeva com o conceito de intertextualidade; Linda Hutcheon com o conceito de adaptação. Todos os textos estão apoiados nos conceitos e no vocabulário encontrados na obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, especialmente no que diz respeito ao conceito de rizoma – pode-se dizer que a organização proposta neste trabalho é rizomática: desmontável e re-articulável. |
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A partir da questão "onde estão as marcas de intertextualidade no trabalho de Marguerite Duras?", diversos campos do saber contribuem e constituem as análises e os comentários apresentados sobre os filmes Le camion (1977), Aurelia Steiner (Melbourne) (1979), Aurelia Steiner (Vancouver) (1979), Jaune le soleil (1971), e La femme du Gange (1974) , além dos livros La douleur (1985) e Le ravissement de Lol V. Stein (1964). Essa dissertação é estruturada a partir de textos ou capítulos independentes que, em turnos, analisam as obras do corpus proposto a partir de uma gama de autores: Giorgio Agamben e um preâmbulo à discussão estética; Henri Bergson e a duração, Julia Kristeva com o conceito de intertextualidade; Linda Hutcheon com o conceito de adaptação. Todos os textos estão apoiados nos conceitos e no vocabulário encontrados na obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, especialmente no que diz respeito ao conceito de rizoma – pode-se dizer que a organização proposta neste trabalho é rizomática: desmontável e re-articulável.FACEPECet ouvrage explore l'œuvre littéraire et cinématographique de l'auteur française Marguerite Duras, notamment en ce qui concerne les interpolations entre ces deux langues différentes. A partir de la question «où sont les marques de l'intertextualité dans l'œuvre de Marguerite Duras?», Plusieurs champs de connaissances contribuent et constituent les analyses et commentaires présentés sur les films Le camion (1977), Aurelia Steiner (Melbourne) (1979), Aurelia Steiner (Vancouver) (1979), Jaune le soleil (1971) et La femme du Gange (1974), en plus des livres La douleur (1985) et Le ravissement de Lol V. Stein (1964). Cette thèse est structurée à partir de textes ou de chapitres indépendants qui, à leur tour, analysent les travaux du corpus proposé de plusieurs auteurs: Giorgio Agamben et un préambule à la discussion esthétique; Henri Bergson et la durée, Julia Kristeva avec le concept d'intertextualité; Linda Hutcheon avec le concept d'adaptation. Tous les textes sont soutenus par les concepts et le vocabulaire que l'on retrouve dans l'œuvre de Gilles Deleuze et Félix Guattari, notamment en ce qui concerne le concept de rhizome – on peut dire que l'organisation proposée dans cetouvrage est rhizomatique: démontable et réarticulable.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarguerite DurasCinemaLiteraturaIntertextualidadeRizomaMarguerite Duras : potências da intertextualidade e a escritura da imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Jyan Carlos Sales de França.pdf.txtDISSERTAÇÃO Jyan Carlos Sales de França.pdf.txtExtracted texttext/plain247070https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40309/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jyan%20Carlos%20Sales%20de%20Fran%c3%a7a.pdf.txtb9972c39da537158b14c5ab0ec6f3e51MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Jyan Carlos Sales de França.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jyan Carlos Sales de França.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40309/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jyan%20Carlos%20Sales%20de%20Fran%c3%a7a.pdf.jpge73686eda95a4f81b7dffb8f5a45c84aMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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