Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000012vf7 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2900 |
Resumo: | Esta tese de doutorado pretende apontar a emergência de um novo paradigma de legitimação da música popular brasileira, baseado no aumento da circulação do acervo musical produzido globalmente e na acessibilidade às ferramentas tecnológicas que possibilitam autonomia de criação e de distribuição. Essa hipótese é defendida com base na análise do circuito paraense do tecnobrega, estilo musical que atualiza com recursos da música eletrônica uma tradição musical desprezada pelas elites a música brega romântica do Pará, produzida entre as décadas de 1980 e 1990 , que introduziu a informalidade no negócio da música no país, puxando os números de uma indústria paralela milionária. Entende-se que essa nova esfera pública musical , apesar de mais inclusiva, não desfaz inteiramente as distinções sociais na construção de valor das mercadorias musicais. Defende-se, por outro lado, que a partilha de um conhecimento tecnológico mediado pela música constitui-se em capital para sujeitos socialmente excluídos, impactando positivamente nas construções discursivas em torno dessa música e abrindo margem a intervenções democráticas nas esferas da cultura e da vida social |
id |
UFPE_61a2dd5f6fc0c3f95769abc11900b8ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2900 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
BARROS, Lydia Gomes deCUNHA FILHO, Paulo Carneiro da2014-06-12T16:24:42Z2014-06-12T16:24:42Z2011-01-31Gomes de Barros, Lydia; Carneiro da Cunha Filho, Paulo. Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2900ark:/64986/0013000012vf7Esta tese de doutorado pretende apontar a emergência de um novo paradigma de legitimação da música popular brasileira, baseado no aumento da circulação do acervo musical produzido globalmente e na acessibilidade às ferramentas tecnológicas que possibilitam autonomia de criação e de distribuição. Essa hipótese é defendida com base na análise do circuito paraense do tecnobrega, estilo musical que atualiza com recursos da música eletrônica uma tradição musical desprezada pelas elites a música brega romântica do Pará, produzida entre as décadas de 1980 e 1990 , que introduziu a informalidade no negócio da música no país, puxando os números de uma indústria paralela milionária. Entende-se que essa nova esfera pública musical , apesar de mais inclusiva, não desfaz inteiramente as distinções sociais na construção de valor das mercadorias musicais. Defende-se, por outro lado, que a partilha de um conhecimento tecnológico mediado pela música constitui-se em capital para sujeitos socialmente excluídos, impactando positivamente nas construções discursivas em torno dessa música e abrindo margem a intervenções democráticas nas esferas da cultura e da vida socialporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnobregaEsfera pública musicalLegitimação musicalCirculaçãoTecnologia.Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo6540_1.pdf.jpgarquivo6540_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2900/4/arquivo6540_1.pdf.jpge9e46a713373c20e955aaf5f298be37aMD54ORIGINALarquivo6540_1.pdfapplication/pdf2650172https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2900/1/arquivo6540_1.pdfdb25360aadffbbba733cc6fd3b8d5908MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2900/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo6540_1.pdf.txtarquivo6540_1.pdf.txtExtracted texttext/plain657455https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2900/3/arquivo6540_1.pdf.txt846d7ca3062c3f051b60a09b14ef8ff9MD53123456789/29002019-10-25 20:51:46.357oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T23:51:46Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical |
title |
Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical |
spellingShingle |
Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical BARROS, Lydia Gomes de Tecnobrega Esfera pública musical Legitimação musical Circulação Tecnologia. |
title_short |
Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical |
title_full |
Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical |
title_fullStr |
Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical |
title_full_unstemmed |
Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical |
title_sort |
Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical |
author |
BARROS, Lydia Gomes de |
author_facet |
BARROS, Lydia Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Lydia Gomes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da |
contributor_str_mv |
CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnobrega Esfera pública musical Legitimação musical Circulação Tecnologia. |
topic |
Tecnobrega Esfera pública musical Legitimação musical Circulação Tecnologia. |
description |
Esta tese de doutorado pretende apontar a emergência de um novo paradigma de legitimação da música popular brasileira, baseado no aumento da circulação do acervo musical produzido globalmente e na acessibilidade às ferramentas tecnológicas que possibilitam autonomia de criação e de distribuição. Essa hipótese é defendida com base na análise do circuito paraense do tecnobrega, estilo musical que atualiza com recursos da música eletrônica uma tradição musical desprezada pelas elites a música brega romântica do Pará, produzida entre as décadas de 1980 e 1990 , que introduziu a informalidade no negócio da música no país, puxando os números de uma indústria paralela milionária. Entende-se que essa nova esfera pública musical , apesar de mais inclusiva, não desfaz inteiramente as distinções sociais na construção de valor das mercadorias musicais. Defende-se, por outro lado, que a partilha de um conhecimento tecnológico mediado pela música constitui-se em capital para sujeitos socialmente excluídos, impactando positivamente nas construções discursivas em torno dessa música e abrindo margem a intervenções democráticas nas esferas da cultura e da vida social |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T16:24:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T16:24:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gomes de Barros, Lydia; Carneiro da Cunha Filho, Paulo. Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2900 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000012vf7 |
identifier_str_mv |
Gomes de Barros, Lydia; Carneiro da Cunha Filho, Paulo. Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. ark:/64986/0013000012vf7 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2900/4/arquivo6540_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2900/1/arquivo6540_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2900/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2900/3/arquivo6540_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9e46a713373c20e955aaf5f298be37a db25360aadffbbba733cc6fd3b8d5908 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 846d7ca3062c3f051b60a09b14ef8ff9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172985349210112 |