A estação ecológica do Tapacurá como espaço de aprendizagem sobre o olhar de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA FILHO, Teone Pereira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56498
Resumo: As unidades de conservação são consideradas como importantes espaços não formais de aprendizagem, de caráter institucionalizado, em que ocorre a promoção da educação ambiental e científica através de práticas educativas com o uso de uma linguagem de fácil entendimento. Nos dias atuais é recorrente a busca de estratégias e materiais paradidáticos para auxiliar o trabalho pedagógico na promoção de uma educação socioambiental, tais como, o uso de guias informativos. Essa estratégia visa considerar o contexto no qual os estudantes estão inseridos e contribuir com a formação de cidadãos críticos capazes de identificar os problemas socioambientais e propor soluções. A Estação Ecológica do Tapacurá (EET), localizada no município de São Lourenço da Mata é considerada um importante espaço não formal de aprendizagem que pode proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento científico de forma prazerosa e significativa através de sua própria experiência. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa foi promover um olhar sobre a EET como um espaço de aprendizagem através da percepção de estudantes do EM mediante atividades realizadas no local, culminando na elaboração de um guia educativo sobre a Estação do Tapacurá. A pesquisa foi realizada com estudantes do 3o ano do Ensino Médio da Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Enquanto as ações de educação ambiental, trilhas ecológicas e registros fotográficos foram desenvolvidas na EET. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, descritiva, observacional de campo, mediante a aplicação de uma sequência didática emergindo o subproduto – o guia da EET. A análise dos dados seguiu as perspectivas de Bardin (2016) a partir do questionário prévio aplicado com 36 alunos. O guia confeccionado totalizou 32 páginas que abarcam aspectos históricos e biológicos, como também apresenta alguns espaços da Estação com propostas de conteúdo das Ciências da Natureza que podem ser discutidos em visitações e excursões didáticas. Entendemos que a realização de pesquisas científicas e a condução de atividades de educação ambiental pode estimular e desenvolver uma consciência ambiental dos estudantes, sendo essencial para a sua formação educacional e científica.
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Nos dias atuais é recorrente a busca de estratégias e materiais paradidáticos para auxiliar o trabalho pedagógico na promoção de uma educação socioambiental, tais como, o uso de guias informativos. Essa estratégia visa considerar o contexto no qual os estudantes estão inseridos e contribuir com a formação de cidadãos críticos capazes de identificar os problemas socioambientais e propor soluções. A Estação Ecológica do Tapacurá (EET), localizada no município de São Lourenço da Mata é considerada um importante espaço não formal de aprendizagem que pode proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento científico de forma prazerosa e significativa através de sua própria experiência. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa foi promover um olhar sobre a EET como um espaço de aprendizagem através da percepção de estudantes do EM mediante atividades realizadas no local, culminando na elaboração de um guia educativo sobre a Estação do Tapacurá. A pesquisa foi realizada com estudantes do 3o ano do Ensino Médio da Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Enquanto as ações de educação ambiental, trilhas ecológicas e registros fotográficos foram desenvolvidas na EET. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, descritiva, observacional de campo, mediante a aplicação de uma sequência didática emergindo o subproduto – o guia da EET. A análise dos dados seguiu as perspectivas de Bardin (2016) a partir do questionário prévio aplicado com 36 alunos. O guia confeccionado totalizou 32 páginas que abarcam aspectos históricos e biológicos, como também apresenta alguns espaços da Estação com propostas de conteúdo das Ciências da Natureza que podem ser discutidos em visitações e excursões didáticas. Entendemos que a realização de pesquisas científicas e a condução de atividades de educação ambiental pode estimular e desenvolver uma consciência ambiental dos estudantes, sendo essencial para a sua formação educacional e científica.CAPESConservation Units are considered important non-formal learning spaces, of an institutionalized nature, where environmental and scientific education is promoted through educational practices using easy-to-understand language. Nowadays, there is a recurrent search for strategies and teaching materials to assist the pedagogical work of teachers in promoting a more conscious socio-environmental education, such as the use of informative guides. This strategy aims to consider the context in which students are inserted and contribute to the formation of critical citizens capable of identifying problems and proposing solutions. The Tapacurá Ecological Station (EET), located in the municipality of São Lourenço da Mata, is considered an important non-formal learning space, which can provide students with the construction of scientific knowledge in a pleasurable and meaningful way through their own experience. Given this context, the objective of the research to promote a look at the EET as a learning space through the perception of high school students through activities carried out on site., culminating in the creation of an educational guide on the Tapacurá Ecological Station. The research was carried out with 3rd year high school students at Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. While environmental education actions, ecological trails and photographic records were developed at EET. The methodology involved a qualitative, descriptive, observational and field approach, through the application of a didactic sequence, resulting in the by-product – the EET guide. Data analysis followed the perspectives of Bardin (2016) based on the previous questionnaire applied to 36 students. The guide made totaled 32 pages that cover historical and biological aspects, as well as presenting some spaces of the Station with proposals for content of the Natural Sciences that can be discussed in visitations and didactic excursions. We understand that carrying out scientific research and conducting environmental education activities provided stimuli in developing students' environmental awareness, which is essential for their educational and scientific training.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEcologiaEducação em Saúde AmbientalProdução de Material DidáticoBiologia - estudo e ensinoA estação ecológica do Tapacurá como espaço de aprendizagem sobre o olhar de estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Teone Pereira da Silva Filho.pdfDISSERTAÇÃO Teone Pereira da Silva Filho.pdfapplication/pdf1407482https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56498/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Teone%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdfc21aa9aabf8129e48ecf9fe5947cb99aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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