Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vito Rodrigues Falbo, Conrado
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7477
Resumo: O compositor Itamar Assumpção (1949-2003) iniciou sua carreira artística no início dos anos 1980, ao lado do grupo de músicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar é pautado por uma atitude de renovação e ruptura com as formas de compor e interpretar canções praticadas tradicionalmente no Brasil, o que não impediu o artista de travar diálogos criativos com a música popular urbana produzida no Brasil durante o início do século XX, sobretudo o samba. As canções de Itamar operam em múltiplos níveis de significação, utilizando sobreposições rítmicas, melódicas e discursivas, além da linguagem cênica presente nas suas elaboradas performances em apresentações ao vivo. No presente estudo procuramos analisar as canções sob uma tripla perspectiva, baseada no exame do seus aspectos textual (as letras), musical (melodia, ritmo, acompanhamento instrumental e vocal) e, especialmente, na interação destes elementos durante a performance. As idéias de Paul Zumthor sobre a performance de textos poéticos funcionaram como eixo a partir do qual foi construído o marco teórico, procurando sempre adaptar os instrumentos analíticos às especificidades da canção enquanto objeto de estudo. Temos como focos analíticos o primeiro disco lançado por Itamar (Beleléu leléu eu, de 1981) e o último disco lançado pelo artista em vida (Pretobrás, de 1998): os discos representam momentos distintos da produção artística de Itamar, oferecendo uma visão de como seu estilo criativo se modificou ao longo de quase vinte anos de carreira musical
id UFPE_629db488fc5e551820da9e9be1de0930
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7477
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Vito Rodrigues Falbo, ConradoMaria Araújo Ferreira, Ermelinda 2014-06-12T18:32:31Z2014-06-12T18:32:31Z2009-01-31Vito Rodrigues Falbo, Conrado; Maria Araújo Ferreira, Ermelinda. Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7477O compositor Itamar Assumpção (1949-2003) iniciou sua carreira artística no início dos anos 1980, ao lado do grupo de músicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar é pautado por uma atitude de renovação e ruptura com as formas de compor e interpretar canções praticadas tradicionalmente no Brasil, o que não impediu o artista de travar diálogos criativos com a música popular urbana produzida no Brasil durante o início do século XX, sobretudo o samba. As canções de Itamar operam em múltiplos níveis de significação, utilizando sobreposições rítmicas, melódicas e discursivas, além da linguagem cênica presente nas suas elaboradas performances em apresentações ao vivo. No presente estudo procuramos analisar as canções sob uma tripla perspectiva, baseada no exame do seus aspectos textual (as letras), musical (melodia, ritmo, acompanhamento instrumental e vocal) e, especialmente, na interação destes elementos durante a performance. As idéias de Paul Zumthor sobre a performance de textos poéticos funcionaram como eixo a partir do qual foi construído o marco teórico, procurando sempre adaptar os instrumentos analíticos às especificidades da canção enquanto objeto de estudo. Temos como focos analíticos o primeiro disco lançado por Itamar (Beleléu leléu eu, de 1981) e o último disco lançado pelo artista em vida (Pretobrás, de 1998): os discos representam momentos distintos da produção artística de Itamar, oferecendo uma visão de como seu estilo criativo se modificou ao longo de quase vinte anos de carreira musicalConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica popularCançãoPerformanceVanguarda PaulistaItamar AssumpçãoBeleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3873_1.pdf.jpgarquivo3873_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7477/4/arquivo3873_1.pdf.jpgf41bc3b537680ee93827dd0ca6a0556aMD54ORIGINALarquivo3873_1.pdfapplication/pdf7224084https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7477/1/arquivo3873_1.pdf53153d2c544cedb963087b8b02ef1048MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7477/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3873_1.pdf.txtarquivo3873_1.pdf.txtExtracted texttext/plain274722https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7477/3/arquivo3873_1.pdf.txt8dd4d5117e5f8c87cdec3b5ff2526ecaMD53123456789/74772019-10-25 14:29:22.175oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:29:22Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção
title Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção
spellingShingle Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção
Vito Rodrigues Falbo, Conrado
Música popular
Canção
Performance
Vanguarda Paulista
Itamar Assumpção
title_short Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção
title_full Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção
title_fullStr Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção
title_full_unstemmed Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção
title_sort Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção
author Vito Rodrigues Falbo, Conrado
author_facet Vito Rodrigues Falbo, Conrado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vito Rodrigues Falbo, Conrado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Araújo Ferreira, Ermelinda
contributor_str_mv Maria Araújo Ferreira, Ermelinda
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Canção
Performance
Vanguarda Paulista
Itamar Assumpção
topic Música popular
Canção
Performance
Vanguarda Paulista
Itamar Assumpção
description O compositor Itamar Assumpção (1949-2003) iniciou sua carreira artística no início dos anos 1980, ao lado do grupo de músicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar é pautado por uma atitude de renovação e ruptura com as formas de compor e interpretar canções praticadas tradicionalmente no Brasil, o que não impediu o artista de travar diálogos criativos com a música popular urbana produzida no Brasil durante o início do século XX, sobretudo o samba. As canções de Itamar operam em múltiplos níveis de significação, utilizando sobreposições rítmicas, melódicas e discursivas, além da linguagem cênica presente nas suas elaboradas performances em apresentações ao vivo. No presente estudo procuramos analisar as canções sob uma tripla perspectiva, baseada no exame do seus aspectos textual (as letras), musical (melodia, ritmo, acompanhamento instrumental e vocal) e, especialmente, na interação destes elementos durante a performance. As idéias de Paul Zumthor sobre a performance de textos poéticos funcionaram como eixo a partir do qual foi construído o marco teórico, procurando sempre adaptar os instrumentos analíticos às especificidades da canção enquanto objeto de estudo. Temos como focos analíticos o primeiro disco lançado por Itamar (Beleléu leléu eu, de 1981) e o último disco lançado pelo artista em vida (Pretobrás, de 1998): os discos representam momentos distintos da produção artística de Itamar, oferecendo uma visão de como seu estilo criativo se modificou ao longo de quase vinte anos de carreira musical
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T18:32:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T18:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vito Rodrigues Falbo, Conrado; Maria Araújo Ferreira, Ermelinda. Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7477
identifier_str_mv Vito Rodrigues Falbo, Conrado; Maria Araújo Ferreira, Ermelinda. Beleléu e Pretobrás: palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7477/4/arquivo3873_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7477/1/arquivo3873_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7477/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7477/3/arquivo3873_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f41bc3b537680ee93827dd0ca6a0556a
53153d2c544cedb963087b8b02ef1048
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8dd4d5117e5f8c87cdec3b5ff2526eca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1823423214537146368