Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo moura Filho, Eduardo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5668
Resumo: Trata-se da obtenção de informações, a respeito do mercado consumidor de automóveis e da rede de distribuição de carros novos do Grande Recife, que possam melhorar significativamente o desempenho das concessionárias. Para tal, foram utilizadas as ferramentas pesquisa de mercado e pesquisa cliente oculto. Inicia-se traçando a evolução e o desenvolvimento do setor automotivo, o que permite uma melhor compreensão do status quo do setor, especialmente da rede de distribuição de veículos novos. Continua-se tratando especificamente da rede de distribuição de carros novos, destacando-se a crise que atingiu o setor. Em seguida, a pesquisa de mercado realizada no Grande Recife apresenta o perfil e o comportamento dos consumidores de automóveis, fidelidade às marcas, estimativa do mercado futuro e a evolução do comportamento do consumidor entre 2003 e 2005. Já a pesquisa cliente oculto avalia o desempenho do serviço de vendas de carros novos das concessionárias do Recife, apontando seus pontos fortes e fracos, comparando-se o desempenho entre as marcas e entre os grupos de que fazem parte. Os resultados mostram que várias informações estratégicas foram obtidas: fontes de informações mais utilizadas pelos consumidores e características da sua tomada de decisão, perfil dos consumidores das principais marcas, sofisticação dos consumidores, pontos fortes e fracos do serviço de vendas das concessionárias de cada marca e grupo, dentre outras. Essas informações devem servir para definir ações que melhorem as atividades das concessionárias recifenses
id UFPE_639956275a92d1846beebb52017cb4e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5668
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Melo moura Filho, EduardoMenezes Campello de Souza, Fernando 2014-06-12T17:41:04Z2014-06-12T17:41:04Z2007Melo moura Filho, Eduardo; Menezes Campello de Souza, Fernando. Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5668Trata-se da obtenção de informações, a respeito do mercado consumidor de automóveis e da rede de distribuição de carros novos do Grande Recife, que possam melhorar significativamente o desempenho das concessionárias. Para tal, foram utilizadas as ferramentas pesquisa de mercado e pesquisa cliente oculto. Inicia-se traçando a evolução e o desenvolvimento do setor automotivo, o que permite uma melhor compreensão do status quo do setor, especialmente da rede de distribuição de veículos novos. Continua-se tratando especificamente da rede de distribuição de carros novos, destacando-se a crise que atingiu o setor. Em seguida, a pesquisa de mercado realizada no Grande Recife apresenta o perfil e o comportamento dos consumidores de automóveis, fidelidade às marcas, estimativa do mercado futuro e a evolução do comportamento do consumidor entre 2003 e 2005. Já a pesquisa cliente oculto avalia o desempenho do serviço de vendas de carros novos das concessionárias do Recife, apontando seus pontos fortes e fracos, comparando-se o desempenho entre as marcas e entre os grupos de que fazem parte. Os resultados mostram que várias informações estratégicas foram obtidas: fontes de informações mais utilizadas pelos consumidores e características da sua tomada de decisão, perfil dos consumidores das principais marcas, sofisticação dos consumidores, pontos fortes e fracos do serviço de vendas das concessionárias de cada marca e grupo, dentre outras. Essas informações devem servir para definir ações que melhorem as atividades das concessionárias recifensesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMercado automotivoDistribuição de automóveisCliente ocultoPesquisa de mercado.Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grandeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo7290_1.pdfapplication/pdf5250120https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5668/1/arquivo7290_1.pdfc5fb9b37837b9db8e2a26ed7fba47f6dMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5668/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo7290_1.pdf.txtarquivo7290_1.pdf.txtExtracted texttext/plain450702https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5668/3/arquivo7290_1.pdf.txt7bde2d7739d7682390b15ba80b409baeMD53THUMBNAILarquivo7290_1.pdf.jpgarquivo7290_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1436https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5668/4/arquivo7290_1.pdf.jpg406b6723f24d48b6847283e91d7327f1MD54123456789/56682019-10-25 02:22:11.802oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:22:11Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande
title Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande
spellingShingle Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande
Melo moura Filho, Eduardo
Mercado automotivo
Distribuição de automóveis
Cliente oculto
Pesquisa de mercado.
title_short Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande
title_full Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande
title_fullStr Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande
title_full_unstemmed Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande
title_sort Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande
author Melo moura Filho, Eduardo
author_facet Melo moura Filho, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo moura Filho, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes Campello de Souza, Fernando
contributor_str_mv Menezes Campello de Souza, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado automotivo
Distribuição de automóveis
Cliente oculto
Pesquisa de mercado.
topic Mercado automotivo
Distribuição de automóveis
Cliente oculto
Pesquisa de mercado.
description Trata-se da obtenção de informações, a respeito do mercado consumidor de automóveis e da rede de distribuição de carros novos do Grande Recife, que possam melhorar significativamente o desempenho das concessionárias. Para tal, foram utilizadas as ferramentas pesquisa de mercado e pesquisa cliente oculto. Inicia-se traçando a evolução e o desenvolvimento do setor automotivo, o que permite uma melhor compreensão do status quo do setor, especialmente da rede de distribuição de veículos novos. Continua-se tratando especificamente da rede de distribuição de carros novos, destacando-se a crise que atingiu o setor. Em seguida, a pesquisa de mercado realizada no Grande Recife apresenta o perfil e o comportamento dos consumidores de automóveis, fidelidade às marcas, estimativa do mercado futuro e a evolução do comportamento do consumidor entre 2003 e 2005. Já a pesquisa cliente oculto avalia o desempenho do serviço de vendas de carros novos das concessionárias do Recife, apontando seus pontos fortes e fracos, comparando-se o desempenho entre as marcas e entre os grupos de que fazem parte. Os resultados mostram que várias informações estratégicas foram obtidas: fontes de informações mais utilizadas pelos consumidores e características da sua tomada de decisão, perfil dos consumidores das principais marcas, sofisticação dos consumidores, pontos fortes e fracos do serviço de vendas das concessionárias de cada marca e grupo, dentre outras. Essas informações devem servir para definir ações que melhorem as atividades das concessionárias recifenses
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T17:41:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T17:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Melo moura Filho, Eduardo; Menezes Campello de Souza, Fernando. Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5668
identifier_str_mv Melo moura Filho, Eduardo; Menezes Campello de Souza, Fernando. Mercado automotivo: gerando informações para a rede de distribuição de carros novos do grande. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5668/1/arquivo7290_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5668/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5668/3/arquivo7290_1.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5668/4/arquivo7290_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5fb9b37837b9db8e2a26ed7fba47f6d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
7bde2d7739d7682390b15ba80b409bae
406b6723f24d48b6847283e91d7327f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310797864468480