Processo de Inovação de Empresas Fornecedoras Associadas à Rede Petrogas/SE: Um Estudo Multicasos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS CENTURIÓN, Wanusa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1263
Resumo: A inovação é um tema que desperta o interesse de muitos dirigentes seja de micro ou de grandes empresas, sendo vista por governo, empresários, universidades e centros de pesquisa como necessária e diferencial na economia contemporânea. Por outro lado, ainda é uma minoria de organizações que possui sistemas e processos estruturados de inovação, tendo em vista muitas das intenções não saírem da teoria, ações serem isoladas e pouco efetivas sem vínculo com os objetivos estratégicos. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é descrever como ocorre o processo de inovação de empresas fornecedoras associadas à rede PETROGAS/SE, sob a ótica dos seus dirigentes. Para tal, foram investigadas seis empresas consideradas inovadoras da área de petróleo e gás. Este estudo está fundamentado nas pesquisas de Tidd, Bessant e Pavitt (2005) e Desouza et al. (2009) sobre modelos de processos de inovação, cuja hibridação resultou numa proposta de estudo que se pauta em um modelo com sete etapas interagentes entre si e com os stakeholders envolvidos no processo. O método utilizado constitui-se de técnica qualitativa tanto para a coleta como para a análise de dados, cuja estratégia de pesquisa refere-se ao método de múltiplos casos. Foram utilizados como técnica de coleta, o levantamento documental e entrevistas que por meio da análise foram evidenciados a caracterização, os fatores determinantes, a identificação e descrição das etapas do processo de inovação. Quanto à caracterização do processo de inovação, os resultados encontrados apontaram que existe uma multifuncionalidade de tipos de inovação (produto, serviço ou processo); que as inovações são mais incrementais do que radicais; que todas as empresas se consideram inovadoras principalmente pela expertise dos dirigentes na área de P&G; e que a gestão do processo de inovação é geralmente baseada no conhecimento tácito, em intuições dos dirigentes e necessidades momentâneas; além disso, as empresas que possuem um sistema de gestão integrada (SGI) têm maior facilidade de gerir o processo de forma mais estruturada. No tocante aos fatores determinantes para o processo de inovação, os resultados indicaram como facilitadores, a utilização da rede como fonte de informação e a experiência dos sócios, e como fatores limitadores, a carência de mão-de-obra, falta de recursos e pouco incentivo do governo. Sobre a identificação e descrição das etapas do processo de inovação, foi observado que todas são realizadas pelas as empresas, sendo destacadas como as mais importantes, a implementação, geração de ideias e sustentação. Em três empresas o processo demonstrou ser mais estruturado, principalmente pela ajuda do SGI, porém com a existência de limitações gerenciais e estruturais. Dessa forma, sugere-se revisão de cada etapa, visando corrigir os aspectos apontados como melhoria e fortalecer os demais. Recomenda-se a integração do processo com uma cultura e liderança que favoreçam a inovação e que sejam direcionadas a estratégia da empresa, bem como maior interação entre os stakeholders e aprimoramento de algumas competências gerenciais, estratégicas, administrativas, humanas e relacionadas à gestão do conhecimento
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Diante disso, o objetivo geral deste estudo é descrever como ocorre o processo de inovação de empresas fornecedoras associadas à rede PETROGAS/SE, sob a ótica dos seus dirigentes. Para tal, foram investigadas seis empresas consideradas inovadoras da área de petróleo e gás. Este estudo está fundamentado nas pesquisas de Tidd, Bessant e Pavitt (2005) e Desouza et al. (2009) sobre modelos de processos de inovação, cuja hibridação resultou numa proposta de estudo que se pauta em um modelo com sete etapas interagentes entre si e com os stakeholders envolvidos no processo. O método utilizado constitui-se de técnica qualitativa tanto para a coleta como para a análise de dados, cuja estratégia de pesquisa refere-se ao método de múltiplos casos. Foram utilizados como técnica de coleta, o levantamento documental e entrevistas que por meio da análise foram evidenciados a caracterização, os fatores determinantes, a identificação e descrição das etapas do processo de inovação. Quanto à caracterização do processo de inovação, os resultados encontrados apontaram que existe uma multifuncionalidade de tipos de inovação (produto, serviço ou processo); que as inovações são mais incrementais do que radicais; que todas as empresas se consideram inovadoras principalmente pela expertise dos dirigentes na área de P&G; e que a gestão do processo de inovação é geralmente baseada no conhecimento tácito, em intuições dos dirigentes e necessidades momentâneas; além disso, as empresas que possuem um sistema de gestão integrada (SGI) têm maior facilidade de gerir o processo de forma mais estruturada. No tocante aos fatores determinantes para o processo de inovação, os resultados indicaram como facilitadores, a utilização da rede como fonte de informação e a experiência dos sócios, e como fatores limitadores, a carência de mão-de-obra, falta de recursos e pouco incentivo do governo. Sobre a identificação e descrição das etapas do processo de inovação, foi observado que todas são realizadas pelas as empresas, sendo destacadas como as mais importantes, a implementação, geração de ideias e sustentação. Em três empresas o processo demonstrou ser mais estruturado, principalmente pela ajuda do SGI, porém com a existência de limitações gerenciais e estruturais. Dessa forma, sugere-se revisão de cada etapa, visando corrigir os aspectos apontados como melhoria e fortalecer os demais. Recomenda-se a integração do processo com uma cultura e liderança que favoreçam a inovação e que sejam direcionadas a estratégia da empresa, bem como maior interação entre os stakeholders e aprimoramento de algumas competências gerenciais, estratégicas, administrativas, humanas e relacionadas à gestão do conhecimentoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProcesso de InovaçãoParceiros EstratégicosPetróleo e GásProcesso de Inovação de Empresas Fornecedoras Associadas à Rede Petrogas/SE: Um Estudo Multicasosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo9453_1.pdf.jpgarquivo9453_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1263/4/arquivo9453_1.pdf.jpg7cec68f8df4c0334b9147010dffbc2f6MD54ORIGINALarquivo9453_1.pdfapplication/pdf1861050https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1263/1/arquivo9453_1.pdfed0e68217246909d47fa5117ebe8002cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1263/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo9453_1.pdf.txtarquivo9453_1.pdf.txtExtracted texttext/plain405950https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1263/3/arquivo9453_1.pdf.txtf55e2b626967109591bedc7f24bc4cceMD53123456789/12632019-10-25 05:35:49.197oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T08:35:49Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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