Avaliação da confiabilidade de vigas otimizadas de concreto armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORREIA, Rubens Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39598
Resumo: No projeto de vigas de concreto armado, o procedimento padrão constitui em estimar as dimensões da seção transversal, determinar as armaduras através das equações de equilíbrio estático e realizar as verificações de segurança e utilização. Caso os critérios sejam atendidos, o dimensionamento é adotado no projeto. Porém, podem existir diversas configurações para a seção que também atendam os critérios de projeto. Para encontrar a solução mais econômica, o projeto da viga pode ser transformado em um problema de otimização que objetiva encontrar as dimensões e armaduras da seção que minimizem os custos, atendendo aos critérios das normas técnicas. Para resolver o problema de otimização, métodos numéricos podem ser utilizados, tais como os Algoritmos Genéticos (AG). Existem também procedimentos numéricos que permitem avaliar a confiabilidade estrutural da viga projetada, por meio de uma medida chamada de índice de confiabilidade. Como existem incertezas na resistência e na solicitação da viga, existe então uma probabilidade de falha associada. Assim, o objetivo desse estudo foi otimizar vigas de concreto armado em diferentes situações de projeto, variando o vão, o carregamento, a relação entre as cargas e a resistência do concreto, e determinar os seus respectivos índices de confiabilidade. Foram encontradas as dimensões e armaduras da seção transversal das vigas que minimizam os custos, atendendo aos critérios da ABNT NBR 6118:2014, utilizando os AG. Em seguida, foram determinados os índices de confiabilidade das vigas, em relação ao estado-limite último de flexão, utilizando o algoritmo iHLRF. Através do estudo paramétrico corroborado por meio de uma análise de variância (ANOVA) dos resultados, foi possível identificar diversas tendências das vigas otimizadas. Foi observado que existe uma relação bem definida entre a altura ótima, o vão, o carregamento e a relação entre as cargas, e que a relação altura ótima por vão apresenta valores próximos de 10%. Os índices de confiabilidade das vigas otimizadas, de modo geral, foram maiores que o valor mínimo de 3,8, recomendado por códigos normativos, nas situações de projeto com pouca carga variável.
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Para encontrar a solução mais econômica, o projeto da viga pode ser transformado em um problema de otimização que objetiva encontrar as dimensões e armaduras da seção que minimizem os custos, atendendo aos critérios das normas técnicas. Para resolver o problema de otimização, métodos numéricos podem ser utilizados, tais como os Algoritmos Genéticos (AG). Existem também procedimentos numéricos que permitem avaliar a confiabilidade estrutural da viga projetada, por meio de uma medida chamada de índice de confiabilidade. Como existem incertezas na resistência e na solicitação da viga, existe então uma probabilidade de falha associada. Assim, o objetivo desse estudo foi otimizar vigas de concreto armado em diferentes situações de projeto, variando o vão, o carregamento, a relação entre as cargas e a resistência do concreto, e determinar os seus respectivos índices de confiabilidade. Foram encontradas as dimensões e armaduras da seção transversal das vigas que minimizam os custos, atendendo aos critérios da ABNT NBR 6118:2014, utilizando os AG. Em seguida, foram determinados os índices de confiabilidade das vigas, em relação ao estado-limite último de flexão, utilizando o algoritmo iHLRF. Através do estudo paramétrico corroborado por meio de uma análise de variância (ANOVA) dos resultados, foi possível identificar diversas tendências das vigas otimizadas. Foi observado que existe uma relação bem definida entre a altura ótima, o vão, o carregamento e a relação entre as cargas, e que a relação altura ótima por vão apresenta valores próximos de 10%. Os índices de confiabilidade das vigas otimizadas, de modo geral, foram maiores que o valor mínimo de 3,8, recomendado por códigos normativos, nas situações de projeto com pouca carga variável.CAPESWhen designing reinforced concrete beams, the standard procedure is to estimate the dimensions of the cross-section, determine the reinforcement using static equilibrium equations and perform verifications on safety and utilization. If the criteria are met, the design is included in the project. However, there are several different section configurations that also meet the design criteria. To find the most economical solution, the beam design can be transformed into an optimization problem that aims to find the dimensions and reinforcement of the section that minimizes costs, and still meet the criteria of technical standards. To solve the optimization problem, numerical methods can be used, such as Genetic Algorithms (GA). There are also numerical procedures that allow analyzing the structural reliability of the designed beam through a measure called the reliability index. As there is uncertainty about the strength and loading supported by the beam, there is, therefore, an associated probability of failure. Thus, the objective of this study was to optimize reinforced concrete beams in different design situations, varying the span, the loading, the relationship between loads and the concrete strength, and to determine their respective reliability indexes. The dimensions and reinforcement of the beam cross-sections that minimize costs and still meet the criteria of ABNT NBR 6118: 2014 were found through the application of GA. Following, the iHLRF algorithm was applied to determine the beam reliability indexes with regard to the ultimate limit state of bending. Then, through a parametric study corroborated by an analysis of variance (ANOVA) on the results, it was possible to identify several trends on the optimized beams. It was observed that there is a well-defined relationship among the optimal height, span, loading, and the relationship between loads, and that the optimal span-to-depth ratio values are close to 10%. In general, the reliability indexes of the optimized beams were higher than the minimum value of 3.8 recommended by normative codes, in design situations with little variable load.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civil e AmbientalUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVigasConcreto armadoOtimização estruturalConfiabilidade (Engenharia)Projeto estruturalAvaliaçãoAvaliação da confiabilidade de vigas otimizadas de concreto armadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Rubens Silva Correia.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rubens Silva Correia.pdf.txtExtracted texttext/plain240841https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39598/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rubens%20Silva%20Correia.pdf.txtf7475a0ef00fc1f8aa1d74b4d9680d57MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Rubens Silva Correia.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rubens Silva Correia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39598/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rubens%20Silva%20Correia.pdf.jpgd62787cd1d26325ddb79ba9c8ee1c63bMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rubens Silva Correia.pdfDISSERTAÇÃO Rubens Silva Correia.pdfapplication/pdf7299847https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39598/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rubens%20Silva%20Correia.pdfe8962a3604bc10f3d82b1490165408b1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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